Grupo WhatsApp

Compra híbrida: uma oportunidade promissora para o varejo

Compra híbrida: uma oportunidade promissora para o varejo

15/09/2023 Evandro Maximiano

Entenda como o conceito que une os universos físico e digital pode contribuir para o setor varejista.

Compra híbrida: uma oportunidade promissora para o varejo

As lojas autônomas oferecem um modelo de compra já consolidado. Com o auxílio de celulares e tecnologias como self-checkout, leitura facial e visão computacional para operar com mínima ou nenhuma intervenção humana, os varejistas reduzem custos e proporcionam ao cliente uma experiência rápida, simples e segura. 

Na jornada de compra híbrida, um conceito que combina características autônomas com elementos tradicionais, o cliente pode receber assistência pessoal e lidar, ao mesmo tempo, com recursos alimentados por inteligência artificial. Com o autoatendimento, além de autonomia, o cliente ganha rapidez no pagamento pois não precisa encarar longas filas. 

Além de oferecer maior praticidade na hora da compra, o modelo híbrido, explica Evandro Maximiano, CEO da BuyBye/Zaitt, é uma oportunidade valiosa para os varejistas tradicionais que buscam sucesso em vendas e faturamento, além de uma relação mais próxima com o cliente. “A experiência autônoma dentro da experiência tradicional é uma alternativa interessante para gerar mais receita para os estabelecimentos, pois estes pontos, ao optarem pelo modelo, passam a funcionar sete dias por semana, 24 horas por dia”, afirma. 

Maximiano cita como exemplo as lojas de conveniência. “Estes locais ficam abertos até determinado horário e depois fecham para o cliente, mas os refrigeradores continuam operando normalmente. Ou seja, mesmo fechados e indisponíveis para compra, eles seguem consumindo energia elétrica”, ressalta. 

Em um estudo americano recente, denominado ‘The State of Self-Checkout Experiences’, 85% dos consumidores avaliaram que os selfies-checkouts são mais rápidos do que as filas de caixa tradicionais. Além disso, 60% dos entrevistados afirmaram que escolheriam o self-checkout se o comércio oferecesse as duas opções.

Segundo Maximiano, o investimento no formato híbrido pode acontecer em uma operação 100% nova ou em locais já existentes que possam ser transformados e adaptados, como lojas de conveniência e varejo. “Com este modelo, o atendimento humanizado é fortalecido e o estabelecimento oferece ainda tecnologias de autonomia para o cliente poder escolher como quer comprar e pagar”, acrescenta o CEO da BuyBye - um mercado autônomo presente em condomínios, empresas e espaços inteligentes. Através da sua experiência, a startup passou a fornecer também tecnologia e transferência de Know-How para empresas que desejam criar novos modelos de negócio autônomos. 

A união dos universos digital e físico, conhecido como conceito Phygital, cria uma experiência totalmente integrada para o consumidor ao conciliar o melhor dos dois mundos, enfatiza Maximiano. “Na BuyBye, trabalhamos no modelo Turn Key e participamos de todas as fases do projeto, desde a ideação, arquitetura, método construtivo e tecnologias até a validação do modelo de negócio”, complementa o CEO, ressaltando a oportunidade que o modelo oferece para empresas interessadas em investir no formato.

* Evandro Maximiano, CEO da BuyBye/Zaitt.

Para mais informações sobre compras online clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp



Planejamento de férias coletivas vai além de funcionários

Com a chegada do fim do ano, empresas se preparam para as férias coletivas, exigindo planejamento que inclui legislação, segurança e limpeza do ambiente.

Autor: Divulgação


A morte súbita das empresas do Simples já começou

Não é exagero dizer que estamos prestes a assistir a uma morte súbita das empresas do Simples Nacional.

Autor: Carlos Alberto Pinto


Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Apesar de serem usados como sinônimos, empreendedor e empresário não são exatamente a mesma coisa.

Autor: Leonardo Chucrute

Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Vendas da Black Friday aquecem o comércio e impulsionam os resultados em Minas Gerais

67,9% do comércio de MG teve vendas iguais ou maiores na Black Friday 2025 vs. 2024. Estratégias e economia impulsionaram o resultado.

Autor: Divulgação

Vendas da Black Friday aquecem o comércio  e impulsionam os resultados em Minas Gerais

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Cobrança intensa por metas e eventos corporativos elevam risco de assédio moral e sexual. Ações de prevenção são questionadas.

Autor: Divulgação

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Especialistas alertam que confraternizações de fim de ano exigem limites e postura equilibrada para evitar demissões ou prejudicar a imagem na carreira.

Autor: Divulgação

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Protecionismo global ameaça exportação do Brasil

CNC promove fórum para debater o impacto do “tarifaço” dos EUA e das barreiras comerciais no mundo, afetando a competitividade brasileira.

Autor: Divulgação


Tributação: é melhor importar ou fabricar?

A imprensa informa que diariamente entram nos Estados Unidos um bilhão de dólares de mercadorias importadas da China. Em outras nações também há um expressivo volume de importações.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Decisão entre terceirização e empregados diretos vai além da folha de pagamento, envolvendo riscos legais, gestão e treinamento da equipe.

Autor: Divulgação

Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Difundir conhecimento é, acima de tudo, um exercício de cultura organizacional.

Autor: Wanessa Cunha

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

Número de ações na Justiça do Trabalho evidencia urgência; especialistas alertam que nem toda cobrança é assédio, mas o tema exige políticas claras.

Autor: Divulgação

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

RH e TI: a nova parceria estratégica que está moldando o futuro do trabalho

Nos últimos anos, testemunhou-se uma aceleração tecnológica sem precedentes.

Autor: Juliana Maria