Grupo WhatsApp

Gestão empresarial para a área da saúde

Gestão empresarial para a área da saúde

14/10/2019 Daniel Silva

O êxito de um empreendimento voltado ao atendimento médico não depende somente da composição de um bom corpo clínico.

O aumento de receita, maior produtividade, melhoria no alinhamento dos colaboradores com a empresa, crescimento da motivação, redução da rotatividade de pessoal e a diminuição de custos, são alguns dos principais benefícios que podem ser obtidos com a adoção de uma gestão eficaz e assertiva por parte de empresas direcionadas aos negócios da saúde.

Atualmente, o êxito de um empreendimento voltado ao atendimento médico não depende somente da composição de um bom corpo clínico.

Para se diferenciar no mercado, ter ganhos notáveis ou mesmo obter resultados que excedam as expectativas, é indispensável que uma clínica, hospital ou consultório tenha como base um modelo de gestão eficiente.

Esse direcionamento pode assegurar um alto nível de atendimento, a sistematização de uma rotina interna adequada, e a estabilização do âmbito financeiro.

Acredito que a gestão em saúde, ainda que tenha uma comprovada relevância, não é abordada de maneira apropriada durante a formação acadêmica de médicos e de outros profissionais do setor.

Percebo que durante a faculdade, os alunos da área não recebem uma abordagem aprofundada sobre os pilares de uma boa gestão.

Sendo assim, muitas destas pessoas enfrentam uma infinidade de dificuldades ao ter que lidar com os principais departamentos de uma empresa, que são os de recursos humanos, vendas, financeiro, liderança e empreendedorismo.

Vejo que a união da expertise do profissional junto de seu conhecimento quanto as necessidades de seu negócio são fundamentais para que o mesmo se torne capaz de lidar com as adversidades do mercado de atuação.

Não é segredo para ninguém, que independente do segmento, o mundo anda cada vez mais competitivo, dinâmico e em constante mudança.

Partindo desse contexto, a gestão empresarial se apresenta como uma grande aliada do empreendedor, pois possibilita a tomada de decisões mais assertivas e objetivas.

Para que um médico empreendedor alcance o sucesso almejado, é primordial que ele entenda e saiba aplicar os princípios básicos de um modelo de gestão.

Sabemos que planejar, organizar, comandar, coordenar e executar são ações indispensáveis para quem pretende criar e desenvolver um negócio de êxito.

Acredito que se os profissionais da área já entrassem em contato com os preceitos basilares da gestão ainda no ambiente acadêmico, muitos dos erros comuns a prática, poderiam ser evitados ou minimizados.

Para se fazer o gerenciamento adequado de um empreendimento da área da saúde, o especialista recomenda que antes de tudo, seja realizado um diagnóstico empresarial e uma análise 360º da empresa ou serviço.

As estratégias para se fazer uma boa gestão são variadas e vão de acordo com o que cada instituição precisa ou deseja.

Acho que independentemente das táticas escolhidas é fundamental fazer uma análise geral, pois isso evitará mudanças desnecessárias e um consequente aumento de custos.

Com esse estudo em mãos, o gestor poderá identificar todos os fatores internos e externos que poderão afetar o desempenho da sua organização, e assim implementar modelos e práticas que irão aprimorar processos internos e favorecer o desenvolvimento do negócio.

* Daniel Silva é especialista em gestão empresarial e diretor de operações da Inmedic Brasil.

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Planejamento de férias coletivas vai além de funcionários

Com a chegada do fim do ano, empresas se preparam para as férias coletivas, exigindo planejamento que inclui legislação, segurança e limpeza do ambiente.

Autor: Divulgação


A morte súbita das empresas do Simples já começou

Não é exagero dizer que estamos prestes a assistir a uma morte súbita das empresas do Simples Nacional.

Autor: Carlos Alberto Pinto


Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Apesar de serem usados como sinônimos, empreendedor e empresário não são exatamente a mesma coisa.

Autor: Leonardo Chucrute

Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Vendas da Black Friday aquecem o comércio e impulsionam os resultados em Minas Gerais

67,9% do comércio de MG teve vendas iguais ou maiores na Black Friday 2025 vs. 2024. Estratégias e economia impulsionaram o resultado.

Autor: Divulgação

Vendas da Black Friday aquecem o comércio  e impulsionam os resultados em Minas Gerais

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Cobrança intensa por metas e eventos corporativos elevam risco de assédio moral e sexual. Ações de prevenção são questionadas.

Autor: Divulgação

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Especialistas alertam que confraternizações de fim de ano exigem limites e postura equilibrada para evitar demissões ou prejudicar a imagem na carreira.

Autor: Divulgação

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Protecionismo global ameaça exportação do Brasil

CNC promove fórum para debater o impacto do “tarifaço” dos EUA e das barreiras comerciais no mundo, afetando a competitividade brasileira.

Autor: Divulgação


Tributação: é melhor importar ou fabricar?

A imprensa informa que diariamente entram nos Estados Unidos um bilhão de dólares de mercadorias importadas da China. Em outras nações também há um expressivo volume de importações.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Decisão entre terceirização e empregados diretos vai além da folha de pagamento, envolvendo riscos legais, gestão e treinamento da equipe.

Autor: Divulgação

Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Difundir conhecimento é, acima de tudo, um exercício de cultura organizacional.

Autor: Wanessa Cunha

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

Número de ações na Justiça do Trabalho evidencia urgência; especialistas alertam que nem toda cobrança é assédio, mas o tema exige políticas claras.

Autor: Divulgação

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

RH e TI: a nova parceria estratégica que está moldando o futuro do trabalho

Nos últimos anos, testemunhou-se uma aceleração tecnológica sem precedentes.

Autor: Juliana Maria