Grupo WhatsApp

Grau de maturidade do produto no mercado interfere nas estratégias de crescimento da empresa

Grau de maturidade do produto no mercado interfere nas estratégias de crescimento da empresa

22/08/2020 Anderson Andrade

As fases de qualificação de mercado indicam o gradativo aumento e posterior declínio na demanda por um produto.

Longe de ser algo apenas intuitivo, a empresa precisa de estratégia para ter sucesso na venda de seus produtos e aumentar sua fatia de participação no mercado.  Essa estratégia precisa englobar a definição de seus públicos, gestão da marca, análise de canais de distribuição, serviço e comunicação e mensuração de resultados, mas, antes de tudo, a empresa precisa entender o contexto de competição em que está inserida.

Na análise do contexto de competição existem muitas variáveis e uma delas é a qualificação do mercado. E o que isso significa? O mercado é como se fosse um organismo vivo: ele nasce, cresce, entra na maturidade e, finalmente, declina.  Em poucas palavras, e pecando por excessivo reducionismo, pode-se indicar que as fases de qualificação de mercado indicam o gradativo aumento e posterior declínio na demanda por um produto.

Em cada uma das fases, a precificação, expectativa de lucratividade, custos de produção e aquisição diferem de forma significativa e influenciam nas estratégias e táticas da empresa na participação do mercado. Gosto de dar um exemplo prático sobre essa análise.

Imagine uma empresa prestadora de serviços de estética. A diretora executiva percebe um declínio de vendas na ordem de 7% ao mês em um de seus serviços e resolve tomar providências no sentido de aumentar os investimentos em mídia paga para promover o serviço. A iniciativa não deu os resultados de crescimento esperados e houve apenas uma redução da taxa de declínio para 5% ao mês. Com redução dos lucros devido ao aumento do custo de aquisição por meio do esforço de mídia paga. O que não foi observado é que no mercado de estética, marcado por sucessivas novidades, os produtos (serviços) entram na fase de declínio muito rapidamente. As pessoas simplesmente querem consumir as novidades.

No caso em análise, o mercado como um todo estava com uma taxa de declínio de vendas na ordem de 17,7% para o referido produto e a empresa estava encolhendo a uma taxa menor que o restante do mercado. Isso significa que ela estava, na verdade, aumentando sua fatia de participação nesse mercado.

É muito importante a análise de qual estágio na curva de crescimento encontra-se seu produto. Não espere entrar na curva de declínio para tomar providências, mas se antecipe, por exemplo, ao perceber estar na fase de maturidade modificando seu produto por meio de pesquisa e desenvolvimento.

Por isso, é que ter sucesso nas vendas e aumentar a participação no mercado não é algo intuitivo. É preciso conhecimento de mercado, fazer as perguntas certas e alinhar suas estratégias e táticas ao contexto competitivo no qual está inserido. Análise da qualificação do mercado é uma das variáveis a serem analisadas. Existem muitas outras. É necessário entender todas elas para competir com excelência no mercado.

* Anderson Andrade é formado em Marketing pela Uni-Anhanguera e em Executive & Business Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching.

Fonte: Case Comunicação Integrada



Planejamento de férias coletivas vai além de funcionários

Com a chegada do fim do ano, empresas se preparam para as férias coletivas, exigindo planejamento que inclui legislação, segurança e limpeza do ambiente.

Autor: Divulgação


A morte súbita das empresas do Simples já começou

Não é exagero dizer que estamos prestes a assistir a uma morte súbita das empresas do Simples Nacional.

Autor: Carlos Alberto Pinto


Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Apesar de serem usados como sinônimos, empreendedor e empresário não são exatamente a mesma coisa.

Autor: Leonardo Chucrute

Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Vendas da Black Friday aquecem o comércio e impulsionam os resultados em Minas Gerais

67,9% do comércio de MG teve vendas iguais ou maiores na Black Friday 2025 vs. 2024. Estratégias e economia impulsionaram o resultado.

Autor: Divulgação

Vendas da Black Friday aquecem o comércio  e impulsionam os resultados em Minas Gerais

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Cobrança intensa por metas e eventos corporativos elevam risco de assédio moral e sexual. Ações de prevenção são questionadas.

Autor: Divulgação

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Especialistas alertam que confraternizações de fim de ano exigem limites e postura equilibrada para evitar demissões ou prejudicar a imagem na carreira.

Autor: Divulgação

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Protecionismo global ameaça exportação do Brasil

CNC promove fórum para debater o impacto do “tarifaço” dos EUA e das barreiras comerciais no mundo, afetando a competitividade brasileira.

Autor: Divulgação


Tributação: é melhor importar ou fabricar?

A imprensa informa que diariamente entram nos Estados Unidos um bilhão de dólares de mercadorias importadas da China. Em outras nações também há um expressivo volume de importações.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Decisão entre terceirização e empregados diretos vai além da folha de pagamento, envolvendo riscos legais, gestão e treinamento da equipe.

Autor: Divulgação

Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Difundir conhecimento é, acima de tudo, um exercício de cultura organizacional.

Autor: Wanessa Cunha

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

Número de ações na Justiça do Trabalho evidencia urgência; especialistas alertam que nem toda cobrança é assédio, mas o tema exige políticas claras.

Autor: Divulgação

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

RH e TI: a nova parceria estratégica que está moldando o futuro do trabalho

Nos últimos anos, testemunhou-se uma aceleração tecnológica sem precedentes.

Autor: Juliana Maria