Grupo WhatsApp

Isolamento Social + Economia

Isolamento Social + Economia

07/05/2020 Fabrício S. Caetano

É possível ter isolamento social e manter atividade econômica.

A pandemia do Covid-19 está fragmentando o tecido social do Brasil ao colocar em rota de colisão necessidades impostas para o bom funcionamento do sistema de saúde e da economia.

É possível manter as atividades produtivas de forma plena e simultaneamente adotar regras rígidas para isolamento social.

A base da ideia do isolamento social não é o encarceramento domiciliar da população, mas sim evitar a todo custo aglomerações para que o contágio não sobrecarregue a capacidade de atendimento médico e internações.

Por isto, na semana passada, apresentamos ao governo federal um conjunto de propostas para conciliar ambas demandas.

A melhor forma de harmonizar a necessidade de isolamento social com a manutenção da atividade econômica passa por uma profunda transformação nas dinâmicas do exercício laboral que existiam antes do início da pandemia.

É fundamental que se estabeleça uma nova cultura de trabalho no Brasil que supere os conceitos tradicionais e ultrapassados que fixavam ambiente corporativo como local de trabalho e horário comercial padrão e quase universal para o desempenho das atividades econômicas de todas as empresas.

Deve-se ainda agregar a estas medidas ações de manutenção dos níveis de consumo da população através do apoio e valorização das vendas por meio eletrônico e também de incentivo à adaptação do comércio aos sistemas de delivery e take away.

O objetivo é que se estabeleça formato de isolamento social com a permanência do volume de negócios diários que aconteciam antes.

Estas ações podem gerar uma economia de até 50% para empresas através da eliminação de gastos com vale-transportes, estrutura física, ponto de venda e eletricidade. Ações simples que garantirão mais fôlego e competitividade e ajudarão na manutenção dos empregos.

Estas medidas têm potencial de diminuir drasticamente o número de falências e concordatas previstas para serem apresentadas nos próximos meses.

A instituição das políticas e programas resumidas aqui não apresentam gastos adicionais ao governo federal. Basta apenas ter vontade política para realizá-las, pois é possível aproveitar a estrutura de órgãos de apoio a empresas já existentes e o próprio know-how das universidades para viabilizá-las.

Além de harmonizar atividades econômicas com a manutenção do isolamento social, temos assim a oportunidade de modernização das dinâmicas produtivas e comerciais de micro, pequenas e médias para que obtenham maior competitividade e preservem empregos.

* Fabrício S. Caetano é Diretor da Target Mais Brasil.

Fonte: Fabrício Caetano



Planejamento de férias coletivas vai além de funcionários

Com a chegada do fim do ano, empresas se preparam para as férias coletivas, exigindo planejamento que inclui legislação, segurança e limpeza do ambiente.

Autor: Divulgação


A morte súbita das empresas do Simples já começou

Não é exagero dizer que estamos prestes a assistir a uma morte súbita das empresas do Simples Nacional.

Autor: Carlos Alberto Pinto


Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Apesar de serem usados como sinônimos, empreendedor e empresário não são exatamente a mesma coisa.

Autor: Leonardo Chucrute

Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Vendas da Black Friday aquecem o comércio e impulsionam os resultados em Minas Gerais

67,9% do comércio de MG teve vendas iguais ou maiores na Black Friday 2025 vs. 2024. Estratégias e economia impulsionaram o resultado.

Autor: Divulgação

Vendas da Black Friday aquecem o comércio  e impulsionam os resultados em Minas Gerais

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Cobrança intensa por metas e eventos corporativos elevam risco de assédio moral e sexual. Ações de prevenção são questionadas.

Autor: Divulgação

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Especialistas alertam que confraternizações de fim de ano exigem limites e postura equilibrada para evitar demissões ou prejudicar a imagem na carreira.

Autor: Divulgação

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Protecionismo global ameaça exportação do Brasil

CNC promove fórum para debater o impacto do “tarifaço” dos EUA e das barreiras comerciais no mundo, afetando a competitividade brasileira.

Autor: Divulgação


Tributação: é melhor importar ou fabricar?

A imprensa informa que diariamente entram nos Estados Unidos um bilhão de dólares de mercadorias importadas da China. Em outras nações também há um expressivo volume de importações.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Decisão entre terceirização e empregados diretos vai além da folha de pagamento, envolvendo riscos legais, gestão e treinamento da equipe.

Autor: Divulgação

Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Difundir conhecimento é, acima de tudo, um exercício de cultura organizacional.

Autor: Wanessa Cunha

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

Número de ações na Justiça do Trabalho evidencia urgência; especialistas alertam que nem toda cobrança é assédio, mas o tema exige políticas claras.

Autor: Divulgação

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

RH e TI: a nova parceria estratégica que está moldando o futuro do trabalho

Nos últimos anos, testemunhou-se uma aceleração tecnológica sem precedentes.

Autor: Juliana Maria