Portal O Debate
Grupo WhatsApp

“Last Miles” ou quando a eficiência e a inovação garantem o sucesso da chegada

“Last Miles” ou quando a eficiência e a inovação garantem o sucesso da chegada

31/08/2020 Alessandra de Paula

Por que é tão importante, para a logística e para o e-commerce, discutir o que são "last miles"?

“Last Miles” ou quando a eficiência e a inovação garantem o sucesso da chegada

É extremamente importante que se discuta o que são last miles e os motivos que levam os profissionais de logística a buscarem, não apenas a compreensão do sentido da expressão, como também a agilização dos procedimentos que ocorrem nessa etapa do e-commerce.

A partir dessa afirmação, alguns questionamentos podem surgir: por que é tão importante, para a logística e para o e-commerce, discutir o que são last miles? Qual é o significado de last miles?

Se formos traduzir simplesmente a expressão, em seu sentido lato, vamos encontrar que ela significa “últimas milhas”, ou seja, corresponde à denominação daquela última etapa a ser percorrida em várias situações, seja em uma corrida de Fórmula 1 ou nas 500 milhas de Indianápolis, ou mesmo em uma maratona, ou em qualquer outra situação cotidiana, que se configuram como os momentos decisivos para se conquistar as alegrias da conquista ou, em contrapartida, para amargar o sabor da derrota.

Quando se pensa nesse conceito e sua articulação com a logística, percebemos que também em relação a esse campo, a atenção dada aos momentos finais de um processo de venda, principalmente pelo e-commerce, é fundamental não apenas para o sucesso da negociação, como também pela fidelização do cliente, no caso de vendas D2C (direct to consumer ou direto ao consumidor).

Last miles na logística impactam diretamente sobre os resultados da empresa, uma vez que a inovação (e-commerce) precisa estar atrelada à eficiência e à agilidade na entrega dos produtos. Apoiado nesse tripé, o processo de vendas pode ser finalizado com muita competência, aumentando, como dissemos, a fidelização do cliente e, principalmente, contribuindo para a diminuição das taxas de cancelamento das vendas e consequente evasão dos clientes – numa linguagem mais técnica, contribui para a diminuição do churm (indicador utilizado para medir a evasão de clientes e taxas de cancelamento de pedidos).

A expansão do comércio eletrônico exige que todo o processo logístico de vendas seja bem esquematizado e estruturado, de forma a garantir o melhor desempenho da empresa desde a saída do produto de suas prateleiras até a chegada ao endereço do consumidor.

Para garantir o sucesso da venda, várias ferramentas foram desenvolvidas, visando principalmente uma maior agilização da entrega nas last miles, uma vez que nesse ponto se concentram, de maneira bastante incisiva, as expectativas do cliente em relação ao produto adquirido.

Para as empresas, é fundamental encontrar estratégias e ferramentas que contribuam para a redução de custos, que costumam ser bem elevados, com a manutenção da qualidade dos serviços, uma vez que as last miles na logística, apesar de ser uma das menores etapas do processo é a que exige investimentos maiores, com impactos que chegam até a 50% no custo final do transporte, aspecto que interfere no custo final do produto.

A concorrência nos diferentes setores do mercado é aspecto que não pode ser desconsiderado ou encarado como de menor relevância.

Portanto, só resta ao vendedor fazer com que as last miles, nesse cenário, sejam as mais empolgantes de todo o processo, desde a saída dos depósitos até a chegada às mãos do consumidor.

Pense em um atleta, qualquer que seja sua modalidade: os últimos quilômetros poderão significar a glória, a conquista dos louros da vitória! É com essa visão que se devem planejar as last miles, pois elas podem significar a consolidação da marca ou da empresa no topo da cadeia empresarial e logística.

Para que essa conquista se efetive, o empresário deve manter sob controle o gerenciamento de estoque, a manutenção dos equipamentos e das frotas internas e externas, bem como os diversos processos operacionais. Em resumo, deve garantir a eficiência dos serviços em todos os níveis da operação e isso pode ser possível com serviços automatizados que, além de agilizarem algumas ações da empresa, permitem emissão mais rápida de relatórios mais objetivos e consistentes.

O empresário deve pensar de maneira mais inovadora, flexibilizando algumas ações no processo de venda, como o pagamento à vista, por cartão de débito ou boleto bancário, ou o parcelamento em cartão de crédito, operando com várias bandeiras para abarcar uma parcela maior de eventuais compradores.

Resumindo, para garantir last miles tranquilas e, principalmente, com sucesso e fidelização do cliente, o empresário deve ser organizado, ter um bom planejamento de rotas de entrega, auxiliar na gestão dessas rotas, buscando otimizar os processos, com a utilização de interfaces de programação de aplicação, como as disponibilizadas pelo Google – Google Maps, ou compartilhamento de informações entre diferentes aplicativos.

* Alessandra de Paula é coordenadora dos cursos de Logística e de E-commerce e Sistemas Logísticos do Centro Universitário Internacional Uninter.

Fonte: Página 1 Comunicação



Minas Gerais já abriu quase 40 mil novas empresas este ano

Relatório da Jucemg aponta alta de 12,51% em relação aos cinco primeiros meses do ano anterior.

Autor: Divulgação


Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Como evitá-las adequando-se à LGPD?

Autor: Ricardo Maravalhas

Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Minas atrai investimento que vai gerar 300 vagas para engenheiros na Grande BH

Empresa Wabtec anuncia construção de novo centro de engenharia em Contagem após Minas vencer concorrência com estados de dez países.

Autor: Divulgação


Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Intempérie. No dicionário, a definição para esse substantivo feminino traz como significado: mau tempo ou tempestade.

Autor: Haroldo Matsumoto

Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Desafios empresariais

Empreender envolve correr riscos e encontrar soluções para os problemas das pessoas.

Autor: Leonardo Chucrute

Desafios empresariais

Um líder de verdade ensina o que sabe

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Um líder de verdade ensina o que sabe

Luciano Hang apoia manifesto isenção de impostos nas compras até US$50

Na noite de sexta-feira, 17, o dono da Havan, Luciano Hang, participou do jantar de encerramento do 39º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), em Balneário Camboriú (SC).

Autor: Divulgação


Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Ser um empreendedor em um negócio altamente estressante é como estar em uma montanha-russa emocional.

Autor: João Roncati

Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Azul cria fundo social para captação de recursos para desastres nacionais

Itaú Unibanco se torna o primeiro apoiador após doação de R$ 5 milhões.

Autor: Divulgação


Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Entenda como funciona a transição para Microempresa.

Autor: Divulgação

Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Por que tantas recuperações judiciais?

Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais produzido e monitorado pela Serasa Experian, a concorrente britânica do histórico SPC, este desenvolvido pela Câmara dos Dirigentes Logistas, que oferece serviços de proteção ao crédito.

Autor: Carlos Gomes


Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreendedorismo com propósito