Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Liderança nos tempos do COVID -19

Liderança nos tempos do COVID -19

18/04/2020 João Comério

Nos últimos dias o escritório da Innovatech, e tantos outros espalhados pelo nosso país, tem estado bem diferente do que estamos acostumados.

Em vez de técnicos, executivos e clientes em postos de trabalho, a grande maioria está tralhando a partir de casa. A situação se repete na maioria do mundo, desde que a disseminação do Coronavírus foi declarada uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde

Além da tragédia humana que vem fazendo vítimas em todos os continentes, é provável que tenhamos que enfrentar um cenário econômico bastante adverso pelos próximos meses.

Nas últimas semanas, conversei com especialistas e líderes empresariais e fizemos benchmarking em diversas organizações para identificar e preparar medidas eficazes para proteger o pessoal, a estabilidade das operações e a qualidade dos serviços aos nossos clientes.

Nessas conversas, tive a chance de discutir sobre a evolução do papel da liderança e gostaria de compartilhar esse aprendizado.

Prepare-se. Há um mês atrás, poucas empresas planejavam sobre como lidar com a Covid-19. Mesmo hoje, a maioria tem apenas ações pontuais sobre a situação imediata. Não é tarde para falar em planejamento.

Os desdobramentos são imprevisíveis, mas, com certeza, exigirão respostas rápidas e acertadas. Trace cenários. Tenha um plano. Execute o plano. Monitore o plano, revise o plano. Repita.

Teste o plano. Uma empresa com quem falei havia planejado home office, mas quando foram implementar descobriram que apenas alguns colaboradores tinham equipamento.

Em outra empresa, o problema eram as restrições na comunicação com terceiros e, numa terceira, não havia licenças de softwares para todos.

Outra coisa: processo não é burocracia. Da mesma forma, comitê de contingências não é fórum de debate: é um processo para reunir as pessoas que têm autoridade para tomar decisões e os especialistas que podem suportá-las.

Comunique-se. A coordenação do trabalho à distância tem se tornado mais comum em empresas de todos os setores, mas poucas estavam preparadas para a súbita necessidade de que essa se tornasse a principal forma de trabalho das equipes. Diversos gestores mostraram preocupação sobre a perda de coesão e efetividade dos times.

Com tanto aparato tecnológico é fácil subestimar quantas informações e direcionamentos críticos são transmitidos espontaneamente em encontros presenciais, não só em reuniões, mas também na cafeteria.

Temos que aprender a emular, à distância, os efeitos desses contatos. Isso vale não só para o time de operações.

É importante, também investir mais tempo no contato com as áreas de suporte: o pessoal de RH, de TI e do Jurídico tem, provavelmente, uma perspectiva inestimável sobre o que é necessário para manter as operações funcionando.

Coordene-se. Esteja em sintonia com os outros elos da cadeia em que está inserido. Entenda o que está acontecendo nas operações dos seus fornecedores e clientes e trabalhe junto com eles para construir soluções.

Ao estabelecer prioridades de maneira conjunta e de maneira transparente aumentamos a resiliência de toda a cadeia.

Mantenha-se informado. Não existe liderança eficaz sem informação de qualidade. Partir de uma premissa equivocada gera, consequentemente, uma decisão ruim.

São tantas as informações disponíveis que muitas vezes é difícil saber como escolher entre elas. A decisão e a responsabilidade são sempre da liderança, mas precisamos ouvir os especialistas.

As redes sociais são, potencialmente, um meio maravilhoso de disseminação de informações, mas os experts são o GPS com que as lideranças contam para navegar a complexidade.

Conecte-se com o seu pessoal e com a sua comunidade. Por fim, é certo que as vidas dos seus colaboradores serão impactadas pela pandemia: alguns ficarão doentes ou terão casos na família; as escolas estarão fechadas e as crianças estarão em casa.

Mesmo praticando distanciamento social, conecte-se com essas pessoas, exercite a sua empatia. Envolva-se na solução dos problemas em todos os âmbitos em que puder ajudar.

Algumas empresas do setor de manufatura converteram temporariamente suas linhas para a produção de máscaras, a fim de abastecer comunidades carentes.

Talvez você não consiga fazer algo do tipo, mas é possível que a sua empresa esteja mais bem preparada que o condomínio do prédio onde funcionam os seus escritórios. Apoie.

A segurança é um esforço coletivo e as lideranças são fundamentais nesse momento. Fiquem seguros.

* João Comério é sócio fundador e CEO da Innovatech. 

Fonte: Grupo Innovatech



Minas Gerais já abriu quase 40 mil novas empresas este ano

Relatório da Jucemg aponta alta de 12,51% em relação aos cinco primeiros meses do ano anterior.

Autor: Divulgação


Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Como evitá-las adequando-se à LGPD?

Autor: Ricardo Maravalhas

Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Minas atrai investimento que vai gerar 300 vagas para engenheiros na Grande BH

Empresa Wabtec anuncia construção de novo centro de engenharia em Contagem após Minas vencer concorrência com estados de dez países.

Autor: Divulgação


Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Intempérie. No dicionário, a definição para esse substantivo feminino traz como significado: mau tempo ou tempestade.

Autor: Haroldo Matsumoto

Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Desafios empresariais

Empreender envolve correr riscos e encontrar soluções para os problemas das pessoas.

Autor: Leonardo Chucrute

Desafios empresariais

Um líder de verdade ensina o que sabe

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Um líder de verdade ensina o que sabe

Luciano Hang apoia manifesto isenção de impostos nas compras até US$50

Na noite de sexta-feira, 17, o dono da Havan, Luciano Hang, participou do jantar de encerramento do 39º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), em Balneário Camboriú (SC).

Autor: Divulgação


Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Ser um empreendedor em um negócio altamente estressante é como estar em uma montanha-russa emocional.

Autor: João Roncati

Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Azul cria fundo social para captação de recursos para desastres nacionais

Itaú Unibanco se torna o primeiro apoiador após doação de R$ 5 milhões.

Autor: Divulgação


Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Entenda como funciona a transição para Microempresa.

Autor: Divulgação

Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Por que tantas recuperações judiciais?

Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais produzido e monitorado pela Serasa Experian, a concorrente britânica do histórico SPC, este desenvolvido pela Câmara dos Dirigentes Logistas, que oferece serviços de proteção ao crédito.

Autor: Carlos Gomes


Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreendedorismo com propósito