Grupo WhatsApp

Líderes criam líderes: o medo da substituição e o verdadeiro papel da liderança

Líderes criam líderes: o medo da substituição e o verdadeiro papel da liderança

07/04/2025 João Roncati

Ser um líder é estar em uma posição de destaque, mas também de responsabilidade.

Líderes criam líderes: o medo da substituição e o verdadeiro papel da liderança

Muita gente busca a liderança pelo status e pela autonomia, mas nem todos compreendem o verdadeiro desafio: desenvolver novos líderes e mobilizar pessoas. É aqui que surge um dilema. Como formar sucessores sem sentir que está, aos poucos, abrindo espaço para ser substituído?

A resposta é simples, mas nem sempre fácil de aceitar: formar sucessores é sim viver com o risco de ser superado e substituído, mas também o único caminho para continuar crescendo. Quem teme ser superado não é um líder de verdade. No final das contas, é apenas um gestor preocupado com a própria relevância e que pensa pouco na organização no longo prazo. O líder de verdade sabe que sua importância não está em manter a posição a qualquer custo, mas garantir que o crescimento da empresa e da equipe continue, talvez sem ele, e estar preparado para novos desafios.

Vamos encarar a realidade: todos somos substituíveis. E isso não significa que nosso trabalho seja irrelevante, mas sim que o mundo corporativo necessitar estar em constante evolução. Se um líder teme a própria substituição, ele acaba sabotando o crescimento da equipe e da empresa, mas principalmente o seu próprio.

O verdadeiro líder é aquele que forma pessoas e tem capacidade de construir um legado. Quando ele sai, a empresa não entra em colapso, porque ele preparou outras pessoas para assumir seu lugar. O próprio mercado valoriza muito mais os que têm a capacidade de desenvolver equipes e talentos do que aqueles que tentam a auto preservação pelo caminho da dependência na sua figura.

Na verdade, a insegurança de perder espaço para um sucessor pode ser trabalhada. Ela passa por mudar a mentalidade de "preservação no cargo" para uma visão mais ampla: o desejo de assumir novos desafios e por isto  formar  novos líderes, garantindo a continuidade e o sucesso do trabalho que você construiu. Um legado em realizações, cultura de liderança e desenvolvimento humano.

Um estudo publicado pela Harvard Business Review mostrou que líderes que investem no desenvolvimento de suas equipes aumentam a retenção de talentos em até 50%, reduzindo custos com recrutamento e treinamento de novos funcionários, mas principalmente garantindo a coesão cultural e o alinhamento.  Ou seja, ao criar um ambiente onde os profissionais enxergam possibilidades reais de crescimento gera engajamento, mobilização e estimula a criatividade e inovação.

Isso não apenas fortalece a cultura organizacional, mas também gera melhores resultados econômicos. Uma empresa que não precisa substituir funcionários o tempo todo ganha em eficiência, produtividade e engajamento.

Se ainda restam dúvidas sobre a importância de formar sucessores, basta olhar alguns dos maiores nomes da liderança empresarial. Olhe a sua volta. Facilmente você distinguirá líderes que buscam novos desafios e para isto formam novos líderes continuamente. Ou líderes que personificaram tanto a sua posição, que mesmo com grandes realizações, ao se afastarem, deixaram lacunas as vezes irreparáveis e até grandes danos.

Esses exemplos mostram que o verdadeiro líder não tem medo de formar sucessores. Pelo contrário, ele entende que seu sucesso está diretamente ligado à capacidade de inspirar e preparar outros para continuar seu caminho.

E também mostra que é responsabilidade das empresas montar programas consistentes de sucessão, evitando a personificação de posições críticas e de alto impacto.

No fim das contas, a questão é simples: você quer ser lembrado como alguém que segurou talentos por medo ou como quem criou uma geração de novos líderes?

A escolha é sua.

* João Roncati é diretor da People + Strategy, consultoria de estratégia, planejamento e desenvolvimento humano.

Foto: Divulgação/Freepik

Para mais informações sobre liderança clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Todos os nossos textos são publicados também no X e no  Facebook

Quem somos

Fonte: Conecte Comunicação



Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Apesar de serem usados como sinônimos, empreendedor e empresário não são exatamente a mesma coisa.

Autor: Leonardo Chucrute

Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Vendas da Black Friday aquecem o comércio e impulsionam os resultados em Minas Gerais

67,9% do comércio de MG teve vendas iguais ou maiores na Black Friday 2025 vs. 2024. Estratégias e economia impulsionaram o resultado.

Autor: Divulgação

Vendas da Black Friday aquecem o comércio  e impulsionam os resultados em Minas Gerais

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Cobrança intensa por metas e eventos corporativos elevam risco de assédio moral e sexual. Ações de prevenção são questionadas.

Autor: Divulgação

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Especialistas alertam que confraternizações de fim de ano exigem limites e postura equilibrada para evitar demissões ou prejudicar a imagem na carreira.

Autor: Divulgação

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Protecionismo global ameaça exportação do Brasil

CNC promove fórum para debater o impacto do “tarifaço” dos EUA e das barreiras comerciais no mundo, afetando a competitividade brasileira.

Autor: Divulgação


Tributação: é melhor importar ou fabricar?

A imprensa informa que diariamente entram nos Estados Unidos um bilhão de dólares de mercadorias importadas da China. Em outras nações também há um expressivo volume de importações.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Decisão entre terceirização e empregados diretos vai além da folha de pagamento, envolvendo riscos legais, gestão e treinamento da equipe.

Autor: Divulgação

Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Difundir conhecimento é, acima de tudo, um exercício de cultura organizacional.

Autor: Wanessa Cunha

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

Número de ações na Justiça do Trabalho evidencia urgência; especialistas alertam que nem toda cobrança é assédio, mas o tema exige políticas claras.

Autor: Divulgação

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

RH e TI: a nova parceria estratégica que está moldando o futuro do trabalho

Nos últimos anos, testemunhou-se uma aceleração tecnológica sem precedentes.

Autor: Juliana Maria


Terceirização vira estratégia para reduzir impostos

A terceirização de serviços, como segurança e limpeza, tem se consolidado como uma importante ferramenta de eficiência fiscal e operacional.

Autor: Divulgação


As consequências da falta de líderes

Poucos seres humanos se dedicam a examinar de que forma estão vivendo.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra