Grupo WhatsApp

MEIs também estão sujeitos a declarar imposto de renda

MEIs também estão sujeitos a declarar imposto de renda

02/05/2023 Nathaniel Lima

Contribuintes de todo o Brasil já estão respirando aquele período de declaração do imposto de renda, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.

MEIs também estão sujeitos a declarar imposto de renda

O prazo para a emissão é o dia 31 de maio. E uma categoria que também deve exercer o compromisso são os microempreendedores individuais (MEIs). O fato de serem trabalhadores formalizados com um CNPJ, ainda que atuando individualmente, faz com que haja a possibilidade realmente de declarar imposto duas vezes – um para pessoa física e outro para pessoa jurídica.

Mas isso é apenas parte do requisito. Um dos passos iniciais que o MEI deve tomar ao preparar a documentação à Receita Federal é verificar se há necessidade também de fazer a declaração de pessoa física. Essa obrigatoriedade compete apenas aos contribuintes que tiveram renda superior R$ 28.559,70 ao longo de 2022. No caso de quem é MEI e possui outras fontes de renda, esse piso considera todas as receitas. Já a declaração do MEI deve ser feita independentemente do faturamento no ano anterior e dessas outras rendas.

A vantagem é que o microempreendedor individual faz uma declaração de imposto de renda mais rápida e simplificada, por meio do Programa Gerador da Declaração (PGD), disponibilizado no próprio site da Receita. Entretanto, é importante que o contribuinte tenha os mesmos cuidados de uma declaração de pessoa física, apresentando detalhadamente todas as informações solicitadas.

Como essa declaração exige comprovação do faturamento bruto e também apresentação de despesas e pagamentos, a organização do MEI faz toda a diferença na hora de elaborar a declaração. Passa por isso a atenção a todas as notas fiscais emitidas pelo MEI no período anterior, bem como os comprovantes de pagamentos.

Vale lembrar que uma das vantagens do MEI é a possibilidade de obter a dedução de gastos com saúde e com educação, o que exige atenção redobrada. Mas, independentemente disso, é necessário garantir que a declaração seja feita dentro do prazo estipulado, até porque podem ocorrer sanções e até multas à empresa, bem como restrições ao seu funcionamento. Não por acaso, o respeito às obrigações fiscais é uma das prerrogativas necessárias à regularidade da empresa.

Muitos microempreendedores individuais ainda insistem em correr riscos formulando a declaração por conta própria. No entanto, há detalhes que merecem ser mencionados no IRPJ, para os quais nem sempre o MEI se atenta. Na dúvida, não hesite em procurar a ajuda de um bom profissional de contabilidade. Ele é capaz de apontar quais são as exigências da Receita Federal para esse regime tributário, proporcionando uma segurança jurídica e a própria viabilidade da empresa. A saúde fiscal do MEI deve sempre estar acima dos velhos achismos.

* Nathaniel Lima, advogado do escritório BLJ Direito & Negócio.

Para mais informações sobre imposto de renda clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte:



Planejamento de férias coletivas vai além de funcionários

Com a chegada do fim do ano, empresas se preparam para as férias coletivas, exigindo planejamento que inclui legislação, segurança e limpeza do ambiente.

Autor: Divulgação


A morte súbita das empresas do Simples já começou

Não é exagero dizer que estamos prestes a assistir a uma morte súbita das empresas do Simples Nacional.

Autor: Carlos Alberto Pinto


Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Apesar de serem usados como sinônimos, empreendedor e empresário não são exatamente a mesma coisa.

Autor: Leonardo Chucrute

Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Vendas da Black Friday aquecem o comércio e impulsionam os resultados em Minas Gerais

67,9% do comércio de MG teve vendas iguais ou maiores na Black Friday 2025 vs. 2024. Estratégias e economia impulsionaram o resultado.

Autor: Divulgação

Vendas da Black Friday aquecem o comércio  e impulsionam os resultados em Minas Gerais

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Cobrança intensa por metas e eventos corporativos elevam risco de assédio moral e sexual. Ações de prevenção são questionadas.

Autor: Divulgação

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Especialistas alertam que confraternizações de fim de ano exigem limites e postura equilibrada para evitar demissões ou prejudicar a imagem na carreira.

Autor: Divulgação

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Protecionismo global ameaça exportação do Brasil

CNC promove fórum para debater o impacto do “tarifaço” dos EUA e das barreiras comerciais no mundo, afetando a competitividade brasileira.

Autor: Divulgação


Tributação: é melhor importar ou fabricar?

A imprensa informa que diariamente entram nos Estados Unidos um bilhão de dólares de mercadorias importadas da China. Em outras nações também há um expressivo volume de importações.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Decisão entre terceirização e empregados diretos vai além da folha de pagamento, envolvendo riscos legais, gestão e treinamento da equipe.

Autor: Divulgação

Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Difundir conhecimento é, acima de tudo, um exercício de cultura organizacional.

Autor: Wanessa Cunha

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

Número de ações na Justiça do Trabalho evidencia urgência; especialistas alertam que nem toda cobrança é assédio, mas o tema exige políticas claras.

Autor: Divulgação

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

RH e TI: a nova parceria estratégica que está moldando o futuro do trabalho

Nos últimos anos, testemunhou-se uma aceleração tecnológica sem precedentes.

Autor: Juliana Maria