Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O futuro do e-commerce está nas experiências imersivas

O futuro do e-commerce está nas experiências imersivas

19/10/2022 Camilo Barros

O Fórum E-Commerce Brasil foi um evento grandioso no qual tivemos a possibilidade de trocar com profissionais incríveis das mais diversas áreas.

O futuro do e-commerce está nas experiências imersivas

Uma conversa que me marcou foi durante a minha participação no podcast da ClearSale, onde discutimos qual o futuro do e-commerce. De todo o papo, a questão que ficou mais latente e martelando por aqui foi: vai ter espaço para as empresas que não oferecerem experiências encantadoras aos clientes?

O mundo segue em constante transformação e com o e-commerce não seria diferente. Se antes ele se tratava apenas de “um serviço de compras pela internet", hoje por outro lado, vai muito além disso. Para que a estratégia seja de fato eficiente é fundamental que a experiência seja incrível desde o primeiro contato até o pós-vendas. 

Assim, surgiram diversas possibilidades para que as marcas impactem os consumidores onde quer que eles estejam, como é o caso do social commerce - modelo que usa as redes sociais para vender - que possibilita esse impacto direto no varejo e é mais um ponto de contato entre marca e cliente. Para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento da Accenture, o setor de comércio global via redes sociais, que hoje está avaliado em US$ 492 bilhões, deve triplicar e chegar a US$ 1,2 trilhão em 2025. 

Agora estamos diante de uma nova oportunidade: o metaverso. Esse novo universo, que já está proporcionando experiências que vão se tornar ainda mais incríveis e imersivas, tem sido a aposta de marcas dos mais variados setores. A Ralph Lauren, por exemplo, criou dentro do jogo Roblox, uma área de experiências que tem patinação no gelo e compras de roupas da coleção de 1990 da marca.

Além disso, segundo uma pesquisa publicada pela McKinsey, só nos cinco primeiros meses de 2022, grandes empresas, fundos de venture capital e private equity já investiram mais de US$ 120 bilhões em negócios ou ativos no metaverso. Entretanto, antes de entrarmos de cabeça nesse novo mundo é preciso ter algumas coisas em mente. A principal delas é colocar o seu cliente no centro do negócio e entender o que de fato faz sentido para aquele público que deseja impactar. A verdade é que isso é um ponto fundamental para qualquer empresa, já que quando você coloca o consumidor como ponto focal da estratégia é mais difícil errar na tentativa de impacta-lo.

Outro ponto muito importante é entender que estamos falando de um ambiente colaborativo, então não basta que as marcas simplesmente coloquem uma ação no ar e esperem que o consumidor reaja diante dela. É fundamental chamar o cliente para a conversa para que ele se sinta reconhecido e entenda a importância do seu papel. Depois é preciso ter muito claro qual seu propósito como empresa e onde quer chegar. Afinal, de nada adianta criar uma ação no metaverso somente para estar lá.

E, por fim, mas com certeza não menos importante, é preciso entender que o mercado ainda está presenciando uma fase de experimentação, mas essa tendência veio para ficar e esses números só comprovam a força dessas inovações. 

O fato é que o futuro do e-commerce está nas experiências imersivas e, nesse sentido, o metaverso pode ser uma peça chave para criar vivências cada vez mais interessantes para os consumidores. Porém, o metaverso é um ambiente colaborativo, que não está restrito a um único espaço, e ainda é preciso fazer muita coisa para que esse novo universo seja da forma como todos idealizam. Vai ser preciso construir junto, tijolo por tijolo, ou melhor, ativo por ativo.

* Camilo Barros - Head of Sales and Partnerships Latam da VidMob, plataforma líder mundial em Inteligência Criativa que fornece uma solução tecnológica de ponta a ponta para ajudar as marcas a melhorar seus resultados de marketing.

Para mais informações sobre e-commerce clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Nova PR



Insegurança jurídica e os impactos no setor industrial

Vivemos um momento de grande apreensão no cenário econômico e jurídico brasileiro.

Autor: Gino Paulucci Jr.

Insegurança jurídica e os impactos no setor industrial

Oportunidade única

Imóveis em áreas nobres da capital de Minas com instalações voltadas para a área médica.

Autor: Divulgação

Oportunidade única

Gerenciamento de prazos

Para que uma empresa tenha sucesso e consiga assumir seus compromissos, é fundamental dar importância ao gerenciamento de prazos.

Autor: Leonardo Chucrute

Gerenciamento de prazos

IA para empreendedores: impulsione negócios com ChatGPT e Gemini

Lançamento da DVS Editora oferece guia prático para empresários que desejam aprimorar suas potencialidades a partir dos benefícios da Inteligência Artificial.

Autor: Divulgação

IA para empreendedores: impulsione negócios com ChatGPT e Gemini

Minas Gerais já abriu quase 40 mil novas empresas este ano

Relatório da Jucemg aponta alta de 12,51% em relação aos cinco primeiros meses do ano anterior.

Autor: Divulgação


Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Como evitá-las adequando-se à LGPD?

Autor: Ricardo Maravalhas

Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Minas atrai investimento que vai gerar 300 vagas para engenheiros na Grande BH

Empresa Wabtec anuncia construção de novo centro de engenharia em Contagem após Minas vencer concorrência com estados de dez países.

Autor: Divulgação


Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Intempérie. No dicionário, a definição para esse substantivo feminino traz como significado: mau tempo ou tempestade.

Autor: Haroldo Matsumoto

Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Desafios empresariais

Empreender envolve correr riscos e encontrar soluções para os problemas das pessoas.

Autor: Leonardo Chucrute

Desafios empresariais

Um líder de verdade ensina o que sabe

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Um líder de verdade ensina o que sabe

Luciano Hang apoia manifesto isenção de impostos nas compras até US$50

Na noite de sexta-feira, 17, o dono da Havan, Luciano Hang, participou do jantar de encerramento do 39º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), em Balneário Camboriú (SC).

Autor: Divulgação


Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Ser um empreendedor em um negócio altamente estressante é como estar em uma montanha-russa emocional.

Autor: João Roncati

Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?