Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O poder da oratória nos negócios

O poder da oratória nos negócios

19/04/2023 Fran Rorato

Saber se comunicar e ter uma boa oratória são fatores predominantes para qualquer pessoa em todos os âmbitos da vida.

O poder da oratória nos negócios

No mundo dos negócios, não é diferente. Eu gosto de comparar ter uma boa oratória a ser um piloto de avião: você tem o poder de levar as pessoas para qualquer lugar que quiser, basta saber pilotar. No entanto, se fizermos um levantamento da quantidade de indivíduos que realmente sabem pilotar com eficiência, chegamos a um número ínfimo.

É por essa razão que comunicação e oratória são tão importantes no mundo dos negócios, principalmente para aqueles que desejam se projetar e fazer acontecer. Não dá para ter sucesso sem boa comunicação, uma coisa não existe sem a outra. No Brasil, gosto de citar o exemplo do rei da excelência e do primor da comunicação: Silvio Santos. Ele foi camelô e construiu uma empresa bilionária com o poder do carisma, da comunicação e da venda. Isso é imprescindível: saber envolver as pessoas e conseguir influenciá-las a seu favor.

Quando falamos sobre o mundo dos negócios, é essencial lembrar que tudo é venda: venda de ideias, de produtos, de serviços, de capacidade pessoal, entre vários outros. E quem não sabe se vender, eventualmente não vai conseguir se criar em um mundo tão competitivo e com pessoas qualificadas, que apresentam uma série de habilidades que você não tem ou ainda não desenvolveu.

O mercado está cada vez mais elaborado e sofisticado, por isso você precisa se destacar. É preciso envolver as pessoas com o que se fala, caso contrário, a probabilidade de não dar certo é grande, tornando inviável um possível plano de negócios, por exemplo. O meio corporativo também está dentro dessa problemática. Se você não souber apresentar suas ideias e criar conexões por meio da fala, é provável que não evolua na sua posição. 

Outro ponto a ser observado é quando alguém não se comunica de forma eficiente e acaba tendo um repertório de vida também ineficiente. Isso resulta em enxergar o mundo de forma muito limitada e essa falta de conhecimento de vida gera perda de oportunidades, seja por não conseguir agarrar o momento ou mesmo por não ser capaz de identificá-lo. Vagarosamente a castração da comunicação - e da coragem de se expor - vai tolhendo grandes chances de ter sucesso e de evoluir. 

Tal comportamento não é visto com bons olhos pelas empresas, que tendem a apreciar mais colaboradores com atitude. Geralmente, quem se desponta e se destaca é comunicativo. Uma promoção à liderança, por exemplo, demanda que você demonstre habilidade em conduzir um time, gerenciando metas e avaliando desempenhos para cumprir o que foi proposto. Nesse caso, é imprescindível que esse líder tenha uma comunicação clara e assertiva para todos da equipe, mesmo em momentos de pressão. 

De maneira geral, para que um empresário ou empreendedor melhore a sua oratória e sua comunicação são necessários três pilares: técnica, treino e autoestima. É preciso gerar conexão de uma forma muito generosa entre esses três pontos, se expondo com constância e gerindo de forma controlada os medos e dificuldades. Feito isso, tenha absoluta certeza que você não vai melhorar apenas a comunicação, mas vai transformar, para melhor, sua vida pessoal e profissional.

Fran Rorato é atriz, jornalista, especialista em comunicação e oratória.

Para mais informações sobre negócios clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Seven PR



Minas Gerais já abriu quase 40 mil novas empresas este ano

Relatório da Jucemg aponta alta de 12,51% em relação aos cinco primeiros meses do ano anterior.

Autor: Divulgação


Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Como evitá-las adequando-se à LGPD?

Autor: Ricardo Maravalhas

Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Minas atrai investimento que vai gerar 300 vagas para engenheiros na Grande BH

Empresa Wabtec anuncia construção de novo centro de engenharia em Contagem após Minas vencer concorrência com estados de dez países.

Autor: Divulgação


Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Intempérie. No dicionário, a definição para esse substantivo feminino traz como significado: mau tempo ou tempestade.

Autor: Haroldo Matsumoto

Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Desafios empresariais

Empreender envolve correr riscos e encontrar soluções para os problemas das pessoas.

Autor: Leonardo Chucrute

Desafios empresariais

Um líder de verdade ensina o que sabe

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Um líder de verdade ensina o que sabe

Luciano Hang apoia manifesto isenção de impostos nas compras até US$50

Na noite de sexta-feira, 17, o dono da Havan, Luciano Hang, participou do jantar de encerramento do 39º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), em Balneário Camboriú (SC).

Autor: Divulgação


Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Ser um empreendedor em um negócio altamente estressante é como estar em uma montanha-russa emocional.

Autor: João Roncati

Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Azul cria fundo social para captação de recursos para desastres nacionais

Itaú Unibanco se torna o primeiro apoiador após doação de R$ 5 milhões.

Autor: Divulgação


Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Entenda como funciona a transição para Microempresa.

Autor: Divulgação

Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Por que tantas recuperações judiciais?

Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais produzido e monitorado pela Serasa Experian, a concorrente britânica do histórico SPC, este desenvolvido pela Câmara dos Dirigentes Logistas, que oferece serviços de proteção ao crédito.

Autor: Carlos Gomes


Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreendedorismo com propósito