Grupo WhatsApp

O que a IA Generativa tem a ver com o meu negócio?

O que a IA Generativa tem a ver com o meu negócio?

28/12/2023 Fernando Gomes

Nos últimos meses só ouvimos falar sobre ela: AI Generativa.

O que a IA Generativa tem a ver com o meu negócio?

Esse assunto me fez refletir sobre alguns pontos como, por exemplo, as possibilidades que a inteligência artificial pode trazer para nosso dia a dia corporativo, em como podemos unir forças com a tecnologia de uma maneira equilibrada e pensar na oportunidade de vivenciar mais uma evolução tecnológica, já que, meu caro leitor, sou um profissional das antigas.

Sabemos que a IA (Inteligência Artificial) Generativa é uma tecnologia capaz de aprender padrões complexos de comportamento a partir de uma base de dados. IA Generativa é baseada em redes neurais e certamente você já leu alguma coisa sobre isso, não é mesmo? O ChatGPT, por exemplo, reúne IA e PNL (Processamento de Línguas Naturais), por isso, é tão poderoso e capaz de reproduzir conteúdos pós-treinamento a partir da técnica de “machine learning” em inglês, outro termo que você também deve conhecer já que diversos postais têm falado sobre o assunto. Ferramentas como Dall-E, Midjjourney e o famoso ChatGPT foram os responsáveis pela popularização da IA Generativa, mas o que tudo isso tem a ver com o meu negócio?

Há algum tempo, o Google anunciou a integração da tecnologia de inteligência artificial ao motor de busca, seu principal negócio. E muito antes, Bill Gates inseriu o ChatGPT no navegador EDGE e no motor de buscas Bing, motivos mais do que relevantes para não ignorar a IA Generativa no dia a dia de qualquer negócio.

Em maio deste ano, foi publicado o resultado de uma pesquisa sobre Inteligência Artificial Generativa, 2023 AI Readiness Report da Scale, uma survey com mais de 1.600 executivos e profissionais de aprendizado de máquina (ML) para descobrir o que está funcionando, o que não está, e as melhores práticas para as organizações implantarem IA para um impacto real nos negócios. A pesquisa destaca que as capacidades significativamente aprimoradas dos modelos generativos em 2022 impactaram enormemente as estratégias de IA das empresas, com 65% acelerando suas estratégias existentes ou criando uma estratégia de IA pela primeira vez.

A pesquisa também aponta que, enquanto a maioria dos entrevistados (60%) está experimentando modelos generativos ou planeja trabalhar com eles no próximo ano, apenas 21% têm esses modelos em produção.

Outro item importante da pesquisa revela que 61% das empresas estão buscando a IA para ajudar a melhorar a experiência do cliente, 56% para melhorar a eficiência operacional e 50% para aumentar a lucratividade.

Podemos concluir que, sim, as empresas já entendem o potencial dos modelos generativos para acelerar seus negócios, mas colocá-los em produção ainda é um desafio.

E aí leitor, vem minha reflexão do início, como utilizar esses recursos de uma maneira equilibrada?

A geração e interpretação de dados, criação de conteúdos e aplicativos, otimização de tarefas e economia de tempo são alguns dos benefícios da IA Generativa, e para as empresas, tudo que otimiza tarefas e economiza tempo pode ser igualado à redução de custos e ao aumento de produtividade. Então, sim, é preciso entender, aprender, e se aprofundar no tema, para ampliar a capacidade de entrega e, se possível, adivinhar as necessidades e comportamentos dos clientes, bem como do usuário final. Embora tudo que envolva aprendizado de máquina exija, segundo especialistas, maior controle de qualidade sobre os conteúdos produzidos, tal qual a precisão de dados, muitos desafios técnicos a respeito da tecnologia ainda não estão muito claros, mas certamente devem evoluir com o crescimento e adoção da tecnologia.

Imagine o quanto sua força de vendas cresceria usando IA Generativa. Como? Na produção de conteúdo, por exemplo, para uma campanha de outbound. E o futuro nunca é tão distante quando falamos dessa tecnologia que é capaz de fazer em minutos um trabalho que pode demorar dias, o que certamente reduzirá o tempo de lançamento de produtos ou campanhas, aumentando a eficiência e permitindo que pessoas pensem de forma estratégica, e não apenas por meio do esforço repetitivo; com certeza, tudo isso e muito mais vão impactar o seu negócio de forma significativa.

O que quero dizer com isso é que, eu acredito no potencial da IA Generativa como um facilitador nos processos do dia a dia com moderação e como meio de pesquisa.

E vale a ressalva que estamos na fase inicial e a IA Generativa ainda não é capaz de tomar decisões, mas já favorece o surgimento de novos processos de trabalhos. E, lembre-se: é preciso treinar pessoas! Dessa forma, haverá perfeita evolução e sintonia entre seres humanos e essa tecnologia.

E por aí, você utiliza a AI no seu dia a dia de trabalho?

* Fernando Gomes é Diretor Comercial e Marketing da Office Total.

Para mais informações sobre negócio clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Comunicação Vertical



Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Apesar de serem usados como sinônimos, empreendedor e empresário não são exatamente a mesma coisa.

Autor: Leonardo Chucrute

Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Vendas da Black Friday aquecem o comércio e impulsionam os resultados em Minas Gerais

67,9% do comércio de MG teve vendas iguais ou maiores na Black Friday 2025 vs. 2024. Estratégias e economia impulsionaram o resultado.

Autor: Divulgação

Vendas da Black Friday aquecem o comércio  e impulsionam os resultados em Minas Gerais

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Cobrança intensa por metas e eventos corporativos elevam risco de assédio moral e sexual. Ações de prevenção são questionadas.

Autor: Divulgação

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Especialistas alertam que confraternizações de fim de ano exigem limites e postura equilibrada para evitar demissões ou prejudicar a imagem na carreira.

Autor: Divulgação

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Protecionismo global ameaça exportação do Brasil

CNC promove fórum para debater o impacto do “tarifaço” dos EUA e das barreiras comerciais no mundo, afetando a competitividade brasileira.

Autor: Divulgação


Tributação: é melhor importar ou fabricar?

A imprensa informa que diariamente entram nos Estados Unidos um bilhão de dólares de mercadorias importadas da China. Em outras nações também há um expressivo volume de importações.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Decisão entre terceirização e empregados diretos vai além da folha de pagamento, envolvendo riscos legais, gestão e treinamento da equipe.

Autor: Divulgação

Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Difundir conhecimento é, acima de tudo, um exercício de cultura organizacional.

Autor: Wanessa Cunha

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

Número de ações na Justiça do Trabalho evidencia urgência; especialistas alertam que nem toda cobrança é assédio, mas o tema exige políticas claras.

Autor: Divulgação

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

RH e TI: a nova parceria estratégica que está moldando o futuro do trabalho

Nos últimos anos, testemunhou-se uma aceleração tecnológica sem precedentes.

Autor: Juliana Maria


Terceirização vira estratégia para reduzir impostos

A terceirização de serviços, como segurança e limpeza, tem se consolidado como uma importante ferramenta de eficiência fiscal e operacional.

Autor: Divulgação


As consequências da falta de líderes

Poucos seres humanos se dedicam a examinar de que forma estão vivendo.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra