Grupo WhatsApp

Onde é que a ‘coisa’ tá pegando?

Onde é que a ‘coisa’ tá pegando?

07/08/2025 Carlos Alberto Borgneth

Vendedores não batem metas por atos falhos inconscientes. O segredo é identificar a causa para melhorar o desempenho.

O título deste artigo não é a tal ‘Pergunta de um milhão de dólares’ mas é a que eu mais tenho ouvido nas reciclagens técnico-comportamentais que venho conduzindo desde há tempos para profissionais de vendas - gestores comerciais e vendedores. 

A absoluta maioria dos profissionais de vendas que participam desses nossos inéditos e exclusivos programas de 'refreshing' demonstra que conhece (quase) tudo sobre seus produtos, seus prospects, seus concorrentes, suas empresas. 

Também (re)conhecem, antes de mais nada, suas qualidades e seus defeitos. 

Mas a queixa geral se refere ao fato de que o resultado de todo o esforço que dedicam diariamente para vender seus produtos/serviços sempre fica abaixo daquilo que eles têm certeza de que é possível ser alcançado. 

"Por que isso acontece?" sempre ocupa lugar de merecido destaque nesses encontros. 

Mas, tanto ontem como hoje e certamente amanhã, eu tive, tenho e terei a certeza de que a resposta sempre será uma só: TODOS NÓS SOMOS, DE ALGUM MODO, VÍTIMAS DOS NOSSOS ATOS FALHOS !!! 

Em termos totalmente leigos “Atos falhos são deslizes inconscientes de palavras e/ou atitudes”. 

Para maiores e melhores detalhes sugiro que você consulte a Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ato_falho 

Atos falhos não surgem por si mesmos. Eles sempre ocorrem por um ou mais motivos. 

A solução que nos tem permitido ajudar com total sucesso centenas e centenas de profissionais de vendas a atingir seus objetivos sabendo enfrentar os malévolos 'atos falhos' possui como ‘madrinha’ a máxima latina “Sublata causa, tollitur effectus”. 

Explico: 

Para ajudar nossos assessorados temos adotado os seguintes 4 passos: 

# identificar os atos falhos cometidos pelo profissional durante o seu processo de venda , desde a identificação de 'hot leads' até as ações de pós-venda e fidelização 

# identificar as causas da ocorrência daqueles atos falhos 

# criar uma agenda de ações que anulem aquelas causas e, assim, evitem o cometimento daqueles atos falhos 

# assessorar o profissional a cumprir e, se necessário, ajudá-lo a ajustar sua agenda de melhorias. 

Aqui vão alguns dentre os atos falhos mais votados’: 

# premido pela ansiedade em mencionar sem demora as tais ‘imbatíveis’ qualidades do seu produto/serviço, o vendedor esquece que o que mais interessa ao seu interlocutor é saber como e quanto aquele produto/serviço pode e vai contribuir para aumentar a produtividade (e a sua consequente contribuição à rentabilidade geral da empresa) do processo em que ele será empregado e também ter notícias de outros clientes-referências do vendedor 

# pressionado por cobranças internas, muitas vezes pra lá de indevidas, o vendedor pula várias etapas fundamentais de um bem-sucedido processo de Vendas Consultivas e acelera a solicitação “Posso lhe mandar uma proposta?” 

# no afã de se livrar do incômodo e temido “momento da decisão” ele articula a fatídica frase “O preço que vou colocar é o meu limite. Mas eu posso consultar minha chefia e ver se consigo algo melhor pra você”. Quer apostar? Na maioria das vezes o prospect tenderá a dizer "Como entro em contato com seu chefe?"... 

# elaborar uma proposta sem conhecer profundamente o processo de decisão adotado pelo prospect e o conjunto de critérios de decisão adotado por ele 

# esquecer que aquele encontro só está acontecendo por que ambos – o vendedor e o (sic) provável cliente – concordaram com que ele ocorresse! 

E assim por diante... 

* Carlos Alberto Borgneth é diretor da Prospecta, Expert em Potencialização de Vendas, Mentor de Alta Performance Comercial e Treinamento & Coaching Estratégico.( prospecta@prospectaconsultores.com.br )

Para mais informações sobre empresas clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Todos os nossos textos são publicados também no Facebook e no X (antigo Twitter)

Quem somos



Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Apesar de serem usados como sinônimos, empreendedor e empresário não são exatamente a mesma coisa.

Autor: Leonardo Chucrute

Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Vendas da Black Friday aquecem o comércio e impulsionam os resultados em Minas Gerais

67,9% do comércio de MG teve vendas iguais ou maiores na Black Friday 2025 vs. 2024. Estratégias e economia impulsionaram o resultado.

Autor: Divulgação

Vendas da Black Friday aquecem o comércio  e impulsionam os resultados em Minas Gerais

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Cobrança intensa por metas e eventos corporativos elevam risco de assédio moral e sexual. Ações de prevenção são questionadas.

Autor: Divulgação

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Especialistas alertam que confraternizações de fim de ano exigem limites e postura equilibrada para evitar demissões ou prejudicar a imagem na carreira.

Autor: Divulgação

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Protecionismo global ameaça exportação do Brasil

CNC promove fórum para debater o impacto do “tarifaço” dos EUA e das barreiras comerciais no mundo, afetando a competitividade brasileira.

Autor: Divulgação


Tributação: é melhor importar ou fabricar?

A imprensa informa que diariamente entram nos Estados Unidos um bilhão de dólares de mercadorias importadas da China. Em outras nações também há um expressivo volume de importações.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Decisão entre terceirização e empregados diretos vai além da folha de pagamento, envolvendo riscos legais, gestão e treinamento da equipe.

Autor: Divulgação

Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Difundir conhecimento é, acima de tudo, um exercício de cultura organizacional.

Autor: Wanessa Cunha

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

Número de ações na Justiça do Trabalho evidencia urgência; especialistas alertam que nem toda cobrança é assédio, mas o tema exige políticas claras.

Autor: Divulgação

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

RH e TI: a nova parceria estratégica que está moldando o futuro do trabalho

Nos últimos anos, testemunhou-se uma aceleração tecnológica sem precedentes.

Autor: Juliana Maria


Terceirização vira estratégia para reduzir impostos

A terceirização de serviços, como segurança e limpeza, tem se consolidado como uma importante ferramenta de eficiência fiscal e operacional.

Autor: Divulgação


As consequências da falta de líderes

Poucos seres humanos se dedicam a examinar de que forma estão vivendo.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra