Grupo WhatsApp

Os impactos da pandemia do novo coronavírus na mineração

Os impactos da pandemia do novo coronavírus na mineração

19/05/2020 Jerri Alves

Para continuar operando durante o período de isolamento social – que é uma das medidas restritivas essenciais no combate ao novo coronavírus –, diversas empresas precisam se reinventar.

Ainda sim, o impacto econômico já pode ser sentido em todas as esferas, e o objetivo maior dos empresários se tornou um só: minimizar os danos.

O setor de mineração pode enfrentar dificuldades para retomar o ritmo de produção e realizar eventuais ampliações de sua capacidade produtiva.

Tudo isso pode acontecer devido aos atrasos em etapas essenciais que dependem da aprovação de órgãos públicos – como por exemplo, as fiscalizações in loco e a realização de estudos ambientais e minerários, que exijam a presença física de engenheiros e técnicos para a avaliação.

Apesar dos impactos já sentidos pelos profissionais do ramo, os danos reais ainda não podem ser mensurados. A verdade é que essa pandemia pode ter impacto muito forte no desaquecimento da economia mundial. Não dá para saber se o prejuízo será consistente ou não.

Durante a pandemia, a proposta do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) é manter o acompanhamento da situação por teleconferências, e formatar orientações às empresas responsáveis pela produção mineral brasileira.

As mineradoras também devem se conscientizar e seguir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da legislação brasileira para preservar a saúde e a segurança da população.

É hora de compartilhar experiências e aprender uns com os outros para multiplicar resultados positivos neste momento tão delicado.

As recomendações para o funcionamento de mineradoras incluem a implementação de home office para funcionários não essenciais ou do grupo de risco, a redução do número de trabalhadores nos ônibus que os transportam até os locais de trabalho, bem como a disponibilização de álcool gel nos veículos.

Além disso, caminhoneiros que acessam usinas, devem ter a temperatura aferida, e as cabines de operação destes locais devem ser demarcadas para o distanciamento e higienizadas a cada troca de turno.

Também é importante reforçar medidas de higiene pessoal, escalonar a presença física nos refeitórios, evitar reuniões presenciais e reduzir atividades de expansão.

* Jerri Alves é superintendente do Grupo MBL.

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Planejamento de férias coletivas vai além de funcionários

Com a chegada do fim do ano, empresas se preparam para as férias coletivas, exigindo planejamento que inclui legislação, segurança e limpeza do ambiente.

Autor: Divulgação


A morte súbita das empresas do Simples já começou

Não é exagero dizer que estamos prestes a assistir a uma morte súbita das empresas do Simples Nacional.

Autor: Carlos Alberto Pinto


Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Apesar de serem usados como sinônimos, empreendedor e empresário não são exatamente a mesma coisa.

Autor: Leonardo Chucrute

Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Vendas da Black Friday aquecem o comércio e impulsionam os resultados em Minas Gerais

67,9% do comércio de MG teve vendas iguais ou maiores na Black Friday 2025 vs. 2024. Estratégias e economia impulsionaram o resultado.

Autor: Divulgação

Vendas da Black Friday aquecem o comércio  e impulsionam os resultados em Minas Gerais

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Cobrança intensa por metas e eventos corporativos elevam risco de assédio moral e sexual. Ações de prevenção são questionadas.

Autor: Divulgação

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Especialistas alertam que confraternizações de fim de ano exigem limites e postura equilibrada para evitar demissões ou prejudicar a imagem na carreira.

Autor: Divulgação

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Protecionismo global ameaça exportação do Brasil

CNC promove fórum para debater o impacto do “tarifaço” dos EUA e das barreiras comerciais no mundo, afetando a competitividade brasileira.

Autor: Divulgação


Tributação: é melhor importar ou fabricar?

A imprensa informa que diariamente entram nos Estados Unidos um bilhão de dólares de mercadorias importadas da China. Em outras nações também há um expressivo volume de importações.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Decisão entre terceirização e empregados diretos vai além da folha de pagamento, envolvendo riscos legais, gestão e treinamento da equipe.

Autor: Divulgação

Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Difundir conhecimento é, acima de tudo, um exercício de cultura organizacional.

Autor: Wanessa Cunha

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

Número de ações na Justiça do Trabalho evidencia urgência; especialistas alertam que nem toda cobrança é assédio, mas o tema exige políticas claras.

Autor: Divulgação

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

RH e TI: a nova parceria estratégica que está moldando o futuro do trabalho

Nos últimos anos, testemunhou-se uma aceleração tecnológica sem precedentes.

Autor: Juliana Maria