Grupo WhatsApp

Pandemia de Covid-19 pode causar impactos profundos na construção civil

Pandemia de Covid-19 pode causar impactos profundos na construção civil

14/05/2020 Simone Las Casas

Em meio à pandemia do novo coronavírus, a necessidade de manter o isolamento social se torna cada dia mais evidente e o seu impacto sobre os vários setores da economia são devastadores.

Uma das áreas que vem sofrendo com os efeitos da epidemia é a construção civil que está lidando com a queda do número de empreendimentos em obras, a diminuição das vendas e lançamentos de imóveis, o atraso nas aprovações de projetos pelos municípios, a baixa geração de caixa, o aumento de cancelamentos de contratos e dentre outros problemas.

Apesar do fato do governo ter recentemente incluído a construção civil na lista de serviços essenciais – o que fez com que algumas obras fossem retomadas –, o setor já convive com algumas dificuldades, de curto prazo e de longo prazo.

Um dos problemas é dar prosseguimento às obras sem que a saúde dos trabalhadores não seja comprometida.

Para evitar a disseminação do vírus, todo o planejamento de atuação dos profissionais envolvidos em obras terá que ser revisto.

Uma estratégia para diminuir os riscos de contaminação dos trabalhadores no deslocamento até a construção e no próprio ambiente de obras é alternar horários e turnos, assim como, trabalhar com equipe reduzida, para que não haja aglomerações.

Por outro lado, com o número de trabalhadores reduzido, os andamentos de diversas construções já apresentam atrasos, que acabam acarretando o descumprimento de prazos.

Manter o cronograma de obras e não atrasar a entrega é um dos maiores desafios do setor em meio à pandemia de Covid-19.

No entanto, os adiamentos tendem a ser recorrentes devido ao rodízio dos funcionários. As consequências destes atrasos devem incidir negativamente na reputação de construtoras e trazer prejuízos financeiros, como a prolongação de pagamentos de mão de obra.

Outros desafios impostos pela pandemia é a diminuição da procura pelos serviços da construção civil e o crescimento dos preços de matérias-primas.

Essa elevação encarece a obra e prejudica o andamento do planejamento financeiro. O alto custo dos materiais pode influenciar também no rompimento de contratos realizados previamente.

Ainda que existam pequenos riscos, as atividades do setor são imprescindíveis não só para a economia do nosso país, como também para a construção de unidades provisórias de saúde, que hoje são essenciais para o atendimento do número cada vez maior de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no Brasil.

Em muitas cidades, estão sendo construídos hospitais de campanha, a fim de elevar o número de leitos e aumentar a capacidade de atendimento dos pacientes.

Para enfrentar a crise, a minha empresa decidiu modificar toda a forma de atendimentos de seus clientes. Criamos uma área em nosso site que possibilita que os clientes conversem com o nosso time de consultores pelo WhatsApp.

Isso facilitou bastante as vendas de nossos produtos. Além disso, estamos aproveitando o período de quarentena para aprimorar processos internos, fortalecer parcerias já existentes e buscar por novas oportunidades.

Este é um momento de reinvenção, não podemos ficar parados. É preciso lutar e acreditar em dias melhores, pois tudo isso vai passar.

* Simone Las Casas é diretora da empresa de revestimentos sustentáveis Ecogranito.

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Planejamento de férias coletivas vai além de funcionários

Com a chegada do fim do ano, empresas se preparam para as férias coletivas, exigindo planejamento que inclui legislação, segurança e limpeza do ambiente.

Autor: Divulgação


A morte súbita das empresas do Simples já começou

Não é exagero dizer que estamos prestes a assistir a uma morte súbita das empresas do Simples Nacional.

Autor: Carlos Alberto Pinto


Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Apesar de serem usados como sinônimos, empreendedor e empresário não são exatamente a mesma coisa.

Autor: Leonardo Chucrute

Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Vendas da Black Friday aquecem o comércio e impulsionam os resultados em Minas Gerais

67,9% do comércio de MG teve vendas iguais ou maiores na Black Friday 2025 vs. 2024. Estratégias e economia impulsionaram o resultado.

Autor: Divulgação

Vendas da Black Friday aquecem o comércio  e impulsionam os resultados em Minas Gerais

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Cobrança intensa por metas e eventos corporativos elevam risco de assédio moral e sexual. Ações de prevenção são questionadas.

Autor: Divulgação

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Especialistas alertam que confraternizações de fim de ano exigem limites e postura equilibrada para evitar demissões ou prejudicar a imagem na carreira.

Autor: Divulgação

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Protecionismo global ameaça exportação do Brasil

CNC promove fórum para debater o impacto do “tarifaço” dos EUA e das barreiras comerciais no mundo, afetando a competitividade brasileira.

Autor: Divulgação


Tributação: é melhor importar ou fabricar?

A imprensa informa que diariamente entram nos Estados Unidos um bilhão de dólares de mercadorias importadas da China. Em outras nações também há um expressivo volume de importações.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Decisão entre terceirização e empregados diretos vai além da folha de pagamento, envolvendo riscos legais, gestão e treinamento da equipe.

Autor: Divulgação

Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Difundir conhecimento é, acima de tudo, um exercício de cultura organizacional.

Autor: Wanessa Cunha

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

Número de ações na Justiça do Trabalho evidencia urgência; especialistas alertam que nem toda cobrança é assédio, mas o tema exige políticas claras.

Autor: Divulgação

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

RH e TI: a nova parceria estratégica que está moldando o futuro do trabalho

Nos últimos anos, testemunhou-se uma aceleração tecnológica sem precedentes.

Autor: Juliana Maria