Grupo WhatsApp

Quatro benefícios do programa de estágio para sua empresa

Quatro benefícios do programa de estágio para sua empresa

27/07/2021 Divulgação

Recrutar novos talentos e multiplicar conhecimentos são algumas das vantagens de desenvolver um programa de estágio.

Quatro benefícios do programa de estágio para sua empresa

Importante para o crescimento profissional de jovens talentos em início de carreira, o estágio é uma etapa fundamental para quem deseja ingressar no mercado de trabalho. Quando as empresas ofertam vagas de estágio, possibilitam que estudantes coloquem em prática conhecimento e técnicas adquiridos durante o ensino superior ou profissional.

Segundo a Associação Brasileira de Estágios (Abres), em 2020, havia mais de 8 milhões de alunos no ensino médio e técnico, porém apenas 214 mil estagiavam. Já no ensino superior, 8,4 milhões de pessoas estavam matriculadas em faculdades e universidades e, dessas, só 686 mil tinham um estágio. Na mesma época, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) fez a conexão entre mais de 700 instituições de ensino com 5.600 empresas, que resultou na contratação de 37 mil estagiários por todo Brasil.

Alguns empreendedores, quando pensam nos funcionários do seu negócio, focam a atenção apenas nas principais funções e cargos da empresa, deixando de notar outras soluções que poderiam ser bem interessantes, como desenvolver um programa de valorização de jovens talentos por meio do estágio.

Para conscientizá-los, elencamos quatro benefícios que os programas de estágio oferecem para empresas de todos os portes. Confira:

1.   Novos talentos
Para as empresas, o programa de estágio representa a possibilidade de recrutar, capacitar e descobrir novos talentos para compor o quadro de funcionários. Isso é vantajoso para a imagem da empresa, já que as organizações que investem na formação de jovens são bem vistas pela sociedade e ganham mais credibilidade no mercado.

2.   Parcerias de ensino
Ao oferecer vagas de estágio, as organizações também criam uma parceria com as instituições de ensino, que facilita o fluxo de informações sobre os avanços conceituais e tecnológicos da área de atuação dos estudantes e da empresa.

3.   Multiplica conhecimento
Por meio do programa de estágio, a empresa contrata e desenvolve o perfil profissional das pessoas de acordo com a missão e os valores da instituição. Com isso, multiplica a cultura e ensina as competências esperadas pela empresa.

4.   Renovação experiente
A empresa economiza com processos seletivos, pois pode contratar os antigos estagiários que já trazem a bagagem de conhecimento que precisam. Além disso, ao efetivá-los, a instituição possibilita que o profissional reveja processos e desenvolva novas habilidades enquanto ensina os próximos estagiários.

Para mais informações sobre estágio clique aqui.

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: CNI



Planejamento de férias coletivas vai além de funcionários

Com a chegada do fim do ano, empresas se preparam para as férias coletivas, exigindo planejamento que inclui legislação, segurança e limpeza do ambiente.

Autor: Divulgação


A morte súbita das empresas do Simples já começou

Não é exagero dizer que estamos prestes a assistir a uma morte súbita das empresas do Simples Nacional.

Autor: Carlos Alberto Pinto


Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Apesar de serem usados como sinônimos, empreendedor e empresário não são exatamente a mesma coisa.

Autor: Leonardo Chucrute

Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Vendas da Black Friday aquecem o comércio e impulsionam os resultados em Minas Gerais

67,9% do comércio de MG teve vendas iguais ou maiores na Black Friday 2025 vs. 2024. Estratégias e economia impulsionaram o resultado.

Autor: Divulgação

Vendas da Black Friday aquecem o comércio  e impulsionam os resultados em Minas Gerais

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Cobrança intensa por metas e eventos corporativos elevam risco de assédio moral e sexual. Ações de prevenção são questionadas.

Autor: Divulgação

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Especialistas alertam que confraternizações de fim de ano exigem limites e postura equilibrada para evitar demissões ou prejudicar a imagem na carreira.

Autor: Divulgação

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Protecionismo global ameaça exportação do Brasil

CNC promove fórum para debater o impacto do “tarifaço” dos EUA e das barreiras comerciais no mundo, afetando a competitividade brasileira.

Autor: Divulgação


Tributação: é melhor importar ou fabricar?

A imprensa informa que diariamente entram nos Estados Unidos um bilhão de dólares de mercadorias importadas da China. Em outras nações também há um expressivo volume de importações.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Decisão entre terceirização e empregados diretos vai além da folha de pagamento, envolvendo riscos legais, gestão e treinamento da equipe.

Autor: Divulgação

Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Difundir conhecimento é, acima de tudo, um exercício de cultura organizacional.

Autor: Wanessa Cunha

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

Número de ações na Justiça do Trabalho evidencia urgência; especialistas alertam que nem toda cobrança é assédio, mas o tema exige políticas claras.

Autor: Divulgação

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

RH e TI: a nova parceria estratégica que está moldando o futuro do trabalho

Nos últimos anos, testemunhou-se uma aceleração tecnológica sem precedentes.

Autor: Juliana Maria