Grupo WhatsApp

Retenção de talentos em TI: mais ações e menos promessas

Retenção de talentos em TI: mais ações e menos promessas

17/10/2022 Vinicius Gallafrio

O mercado de TI, ao mesmo tempo que possui muitas oportunidades, enfrenta um obstáculo de retenção de talentos.

Retenção de talentos em TI: mais ações e menos promessas

Principalmente com a oportunidade dos brasileiros ganharem em dólar ou euro e a facilidade do trabalho remoto. Mas como as empresas de tecnologia do país podem reverter esse cenário e manter seus principais colaboradores?

Ações de retenção de funcionários devem ser feitas logo no início de um processo seletivo. Acredito que não precisam de muitas etapas, mas necessitam ser bem estruturados. Isso ajuda tanto o candidato como a empresa a escolher a melhor pessoa para a posição desejada. E sempre dando respostas ao final de cada processo, compartilhando feedbacks positivos ou negativos.

Ao contratar um novo funcionário é muito importante mostrar um senso de pertencimento e de colaboração com a equipe. Isso é fundamental para que no futuro ele esteja imerso na cultura da empresa.

Além disso, é necessário pensar no plano de carreira de seus colaboradores. Na MadeinWeb realizamos avaliações de desempenho a cada 3 meses. Também temos o PDI (plano de desenvolvimento individual), para que o colaborador entenda quais são os próximos passos para alavancar a sua carreira. Por fim, contamos com uma gestão próxima e assertiva em sua comunicação, preparados para dar todo o suporte para evolução dos nossos times.

Outro ponto importante ganhando destaque nas empresas são as soft skills dos colaboradores. Elas são tão importantes quanto as hard skills e quando esse conjunto de habilidades estão alinhadas compõem um profissional de sucesso. Apostar nesse desenvolvimento num todo com certeza mantém esse profissional engajado em seu crescimento, gerando valor não somente monetário, mas também valor emocional.

Também quero destacar que o mercado de tecnologia internacional é um grande concorrente das empresas brasileiras. Mas devemos ressaltar o nosso grande diferencial que é o aconchego, à felicidade e encantamento que só nós brasileiros trazemos em nossa cultura.

Outra medida para a retenção de talentos é as empresas brasileiras estarem adaptadas às novas tendências de trabalho que estão surgindo em outros países como a adoção do trabalho remoto e sistema híbrido. Além disso, é importante investir em uma comunicação interna, treinamento de lideranças e contar com o apoio do RH com estratégias de desenvolvimento e melhorias de processos internos.

Acredito que realizar o match cultural é fundamental para os profissionais ficarem felizes com seu trabalho. Além das análises de desempenho é importante ouvir seus colaboradores com inovações que possam ser aplicadas na instituição, criando um ambiente de trabalho positivo e diminuindo o turnover.

* Vinicius Gallafrio, é CEO da MadeinWeb, empresa provedora de serviços TI e business consulting.

Para mais informações sobre tecnologia da Informação clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: NR-7 Comunicação



Planejamento de férias coletivas vai além de funcionários

Com a chegada do fim do ano, empresas se preparam para as férias coletivas, exigindo planejamento que inclui legislação, segurança e limpeza do ambiente.

Autor: Divulgação


A morte súbita das empresas do Simples já começou

Não é exagero dizer que estamos prestes a assistir a uma morte súbita das empresas do Simples Nacional.

Autor: Carlos Alberto Pinto


Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Apesar de serem usados como sinônimos, empreendedor e empresário não são exatamente a mesma coisa.

Autor: Leonardo Chucrute

Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Vendas da Black Friday aquecem o comércio e impulsionam os resultados em Minas Gerais

67,9% do comércio de MG teve vendas iguais ou maiores na Black Friday 2025 vs. 2024. Estratégias e economia impulsionaram o resultado.

Autor: Divulgação

Vendas da Black Friday aquecem o comércio  e impulsionam os resultados em Minas Gerais

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Cobrança intensa por metas e eventos corporativos elevam risco de assédio moral e sexual. Ações de prevenção são questionadas.

Autor: Divulgação

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Especialistas alertam que confraternizações de fim de ano exigem limites e postura equilibrada para evitar demissões ou prejudicar a imagem na carreira.

Autor: Divulgação

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Protecionismo global ameaça exportação do Brasil

CNC promove fórum para debater o impacto do “tarifaço” dos EUA e das barreiras comerciais no mundo, afetando a competitividade brasileira.

Autor: Divulgação


Tributação: é melhor importar ou fabricar?

A imprensa informa que diariamente entram nos Estados Unidos um bilhão de dólares de mercadorias importadas da China. Em outras nações também há um expressivo volume de importações.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Decisão entre terceirização e empregados diretos vai além da folha de pagamento, envolvendo riscos legais, gestão e treinamento da equipe.

Autor: Divulgação

Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Difundir conhecimento é, acima de tudo, um exercício de cultura organizacional.

Autor: Wanessa Cunha

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

Número de ações na Justiça do Trabalho evidencia urgência; especialistas alertam que nem toda cobrança é assédio, mas o tema exige políticas claras.

Autor: Divulgação

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

RH e TI: a nova parceria estratégica que está moldando o futuro do trabalho

Nos últimos anos, testemunhou-se uma aceleração tecnológica sem precedentes.

Autor: Juliana Maria