Grupo WhatsApp

Selecionando profissionais

Selecionando profissionais

19/02/2020 Efigenia Vieira

É inegável que vivemos em um grande manancial de informações que nos chegam por todos os lados.

Selecionando profissionais

Associado a este fato, registramos que o mundo dos negócios é veloz e marcado por mudanças complexas que afetam o comportamento de todos em um universo também habitado por fakes, ou seja, "a mentira ao alcance de todos".

Estão no nosso cotidiano, algoritmos alimentados por uma enorme quantidade de dados que geram inteligência e promovem decisões. O acesso à informação ao alcance de um toque de dedos, já demonstra o constante desenvolvimento e crescimento da tecnologia. Como resultado, devemos considerar também que manipulações e distorções da realidade se tornam cada vez mais convincentes e difíceis de detectar.

Fica a interrogação - como fazer para que os processos de melhoria persistam e sejam construtivos para todos? Trabalhamos, acreditamos e contamos com a tecnologia. Implantamos e trabalhamos com a Inteligência Artificial em nossos escritórios e passamos a contar também com este instrumental. Entretanto, sabemos que nada substitui o olho no olho, o respeito, a realização de cada pessoa e a concretização de seus sonhos e valores.

Pessoas são o alicerce do sucesso das empresas. Elas também escolhem onde querem trabalhar. Quando estão felizes constroem na adversidade e surpreendem positivamente. Fazem da entrega do seu trabalho um grande aprendizado e prazer. Pessoas felizes se superam fazendo sempre o melhor.

Dentro desta realidade, os projetos de headhunting em sua busca por profissionais diferenciados, ainda carecem de outra moeda além da tecnológica. O conhecimento íntimo sobre o mercado que se move em alta velocidade e o entendimento quanto as pessoas que vivenciam mudanças de cargos, empresas ou de carreira, também se mostram bastante relevantes. Por aqui, e neste cenário, a prontidão em respostas por escala e em pesquisas soltas em sites e correspondentes, exige significativa maturação.

Com uma rede de contatos ativa, ganha-se muita velocidade e, principalmente, assertividade na entrega. Tais projetos são desenvolvidos sob medida para o cliente, este que é único em sua diversidade, ciclo e cultura. O networking sempre imperou e acredito que sempre terá lugar de destaque.

Construído sempre na confiança do dia a dia, o networking é orgânico e pode ser encarado como o caminho para se obter indicações de profissionais além da idealização, ou seja, pessoas que registram um propósito em suas carreiras e que são inspiradores e resilientes em suas jornadas.

Profissionais que erram e acertam, seguindo no cultivo da "coragem cotidiana", com certeza, não serão atingidos pelo marketing utilizado inadequadamente onde se proliferam personas múltiplas. Profissionais que estão aptos a contarem as suas verdadeiras histórias.

Quanto ao Customer Relationship Management (CRM) – termo em inglês que pode ser traduzido para a língua portuguesa como "Gestão de Relacionamento com o Cliente" – é imprescindível que o mesmo tenha informações estratégicas e cuidadosamente atualizadas. Na maioria das vezes, estes dados são obtidos em entrevistas e contatos realizados. Esta ferramenta, dentro dos critérios apontados acima, complementa o processo.

Enfim, a grande sacada é trabalhar com diversos modelos e ferramentas simultaneamente. Visão, foco e engajamento sustentáveis são essenciais nesta corrida de curta distância exigida pelo nosso trabalho. O aprendizado e a construção sustentáveis acontecem a cada dia. Estamos aprendendo a ter, cada vez mais, agilidade, criatividade e a sermos senhores do tempo.

Para finalizar este artigo, considere alguns códigos a serem decifrados na caixa preta do Headhunter: empresas e pessoas constroem uma relação de interdependência; valores – chave devem andar em concordância com o desenvolvimento da empresa e do profissional; o conhecimento quanto ao atual universo do trabalho é imperativo ; a prontidão para quaisquer desafios que surjam no caminho é vital; multicanais de busca são necessários; o acompanhamento da carreira e a movimentação de profissionais diferenciados são essenciais.

* Efigenia Vieira - CEO Upside Executive Search

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Planejamento de férias coletivas vai além de funcionários

Com a chegada do fim do ano, empresas se preparam para as férias coletivas, exigindo planejamento que inclui legislação, segurança e limpeza do ambiente.

Autor: Divulgação


A morte súbita das empresas do Simples já começou

Não é exagero dizer que estamos prestes a assistir a uma morte súbita das empresas do Simples Nacional.

Autor: Carlos Alberto Pinto


Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Apesar de serem usados como sinônimos, empreendedor e empresário não são exatamente a mesma coisa.

Autor: Leonardo Chucrute

Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Vendas da Black Friday aquecem o comércio e impulsionam os resultados em Minas Gerais

67,9% do comércio de MG teve vendas iguais ou maiores na Black Friday 2025 vs. 2024. Estratégias e economia impulsionaram o resultado.

Autor: Divulgação

Vendas da Black Friday aquecem o comércio  e impulsionam os resultados em Minas Gerais

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Cobrança intensa por metas e eventos corporativos elevam risco de assédio moral e sexual. Ações de prevenção são questionadas.

Autor: Divulgação

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Especialistas alertam que confraternizações de fim de ano exigem limites e postura equilibrada para evitar demissões ou prejudicar a imagem na carreira.

Autor: Divulgação

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Protecionismo global ameaça exportação do Brasil

CNC promove fórum para debater o impacto do “tarifaço” dos EUA e das barreiras comerciais no mundo, afetando a competitividade brasileira.

Autor: Divulgação


Tributação: é melhor importar ou fabricar?

A imprensa informa que diariamente entram nos Estados Unidos um bilhão de dólares de mercadorias importadas da China. Em outras nações também há um expressivo volume de importações.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Decisão entre terceirização e empregados diretos vai além da folha de pagamento, envolvendo riscos legais, gestão e treinamento da equipe.

Autor: Divulgação

Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Difundir conhecimento é, acima de tudo, um exercício de cultura organizacional.

Autor: Wanessa Cunha

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

Número de ações na Justiça do Trabalho evidencia urgência; especialistas alertam que nem toda cobrança é assédio, mas o tema exige políticas claras.

Autor: Divulgação

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

RH e TI: a nova parceria estratégica que está moldando o futuro do trabalho

Nos últimos anos, testemunhou-se uma aceleração tecnológica sem precedentes.

Autor: Juliana Maria