Grupo WhatsApp

Sua empresa está pronta para uma inspeção?

Sua empresa está pronta para uma inspeção?

31/12/2023 Nathália Boaventura

Se um auditor da Receita Federal decidisse aparecer hoje mesmo, sem aviso prévio nem cerimônia, para fazer um pente fino na sua empresa, ela estaria preparada para apresentar todos os dados tributários, fiscais e contábeis?

Se sua resposta a esta pergunta for minimamente reticente, saiba que você pode ter um problema, e dos grandes. Primeiro porque uma auditoria é uma prova de fogo para muitos negócios.

Ela tem por finalidade fazer um levantamento de todas as atividades, rotinas e sistemas fiscais da companhia, com o objetivo de apurar se elas estão em dia com a legislação tributária.

Por serem leis bastante complexas, nem sempre essas obrigações são simples. Em muitos casos, faltam documentos ou registros que comprovem que a empresa está dentro da legalidade.

Em segundo lugar, existe o fato de que o descumprimento ao Código Tributário implica em consequências graves às corporações.

Por isso, realizar uma auditoria – não a da Receita Federal, mas uma que preceda à fiscalização – funciona como um check-up, por meio do qual o escritório de auditoria contratado pela empresa verifica com exatidão como está sua saúde fiscal, contábil e tributária.

Essa é uma consciência que nem todo empreendedor possui, visto que o problema só surge exatamente quando aparece o órgão federal na história.

A finalidade da auditoria, portanto, também é preventiva, desde que seja completa. Isto porque um procedimento feito de maneira impecável contempla uma análise minuciosa de toda a movimentação financeira da empresa, protegendo-a dos riscos que possam vir a surgir no curto, médio e longo prazos.

Vale ressaltar que a realização de uma auditoria tributária é um dos passos iniciais para a adoção de uma política de compliance, ou seja, de comprometimento da empresa com as boas práticas legais.

Isto significa transformações no modelo de governança, responsabilidade para com os órgãos públicos e transparência e compromisso social com seus clientes e com a comunidade de modo geral.

Mas, para isso, é necessário empenhar-se num processo que exige medidas resultantes de uma auditoria efetivamente eficaz.

Isso não é feito por qualquer escritório, mas por profissionais com larga experiência de mercado e com um know-how capaz de mapear, identificar, reconhecer e solucionar os problemas específicos de cada companhia.

Por isso, buscar uma auditoria com essa expertise é um investimento cujo retorno é absolutamente certo – o que garante a vida saudável da empresa, bem como o sono tranquilo do empreendedor.

* Nathália Boaventura é advogada do escritório BLJ Direito e Negócio.

Para mais informações sobre auditoria tributária clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Apesar de serem usados como sinônimos, empreendedor e empresário não são exatamente a mesma coisa.

Autor: Leonardo Chucrute

Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Vendas da Black Friday aquecem o comércio e impulsionam os resultados em Minas Gerais

67,9% do comércio de MG teve vendas iguais ou maiores na Black Friday 2025 vs. 2024. Estratégias e economia impulsionaram o resultado.

Autor: Divulgação

Vendas da Black Friday aquecem o comércio  e impulsionam os resultados em Minas Gerais

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Cobrança intensa por metas e eventos corporativos elevam risco de assédio moral e sexual. Ações de prevenção são questionadas.

Autor: Divulgação

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Especialistas alertam que confraternizações de fim de ano exigem limites e postura equilibrada para evitar demissões ou prejudicar a imagem na carreira.

Autor: Divulgação

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Protecionismo global ameaça exportação do Brasil

CNC promove fórum para debater o impacto do “tarifaço” dos EUA e das barreiras comerciais no mundo, afetando a competitividade brasileira.

Autor: Divulgação


Tributação: é melhor importar ou fabricar?

A imprensa informa que diariamente entram nos Estados Unidos um bilhão de dólares de mercadorias importadas da China. Em outras nações também há um expressivo volume de importações.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Decisão entre terceirização e empregados diretos vai além da folha de pagamento, envolvendo riscos legais, gestão e treinamento da equipe.

Autor: Divulgação

Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Difundir conhecimento é, acima de tudo, um exercício de cultura organizacional.

Autor: Wanessa Cunha

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

Número de ações na Justiça do Trabalho evidencia urgência; especialistas alertam que nem toda cobrança é assédio, mas o tema exige políticas claras.

Autor: Divulgação

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

RH e TI: a nova parceria estratégica que está moldando o futuro do trabalho

Nos últimos anos, testemunhou-se uma aceleração tecnológica sem precedentes.

Autor: Juliana Maria


Terceirização vira estratégia para reduzir impostos

A terceirização de serviços, como segurança e limpeza, tem se consolidado como uma importante ferramenta de eficiência fiscal e operacional.

Autor: Divulgação


As consequências da falta de líderes

Poucos seres humanos se dedicam a examinar de que forma estão vivendo.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra