Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Trabalho presencial: quando e como será possível?

Trabalho presencial: quando e como será possível?

19/10/2021 Leandro Figueira Neto

A volta, ou não, do trabalho presencial é um dos principais temas nas instâncias diretivas das grandes empresas brasileiras.

Trabalho presencial: quando e como será possível?

A escolha por um dos modelos de trabalho - totalmente remoto, híbrido ou presencial - será uma decisão que levará em conta diversos fatores, que vão desde a natureza da empresa, até sua cultura e seus valores. E um dos maiores desafios dessa fase será atrair os colaboradores de volta para os locais físicos de trabalho.

Em um primeiro momento, em um cenário de pandemia, a preocupação corporativa precisava ser com a saúde. Não se podia pensar em nenhum tipo de retorno antes de a maior parte da população ser vacinada. Porém, agora, o Brasil trabalha com um cenário de imunização completa da grande maioria da população adulta. Diante desse quadro, executivos de grandes empresas têm debatido quais mudanças serão mantidas e quais devem ser adaptadas para a próxima fase.

Grande parte das empresas já manifestou a intenção de aderir ao modelo híbrido de trabalho, que se dará com escalas de grupos de colaboradores entre os modelos presencial e remoto. E aí entram as estratégias de transição.

Voltar ao escritório deve ter um propósito e, por isso, tanto empresa quanto colaboradores passarão a enxergar esse espaço físico de outra forma. Para não perder talentos, as empresas precisam compreender que o colaborador não quer mais perder tempo no trânsito, ou cumprir tarefas no local de trabalho que podem ser feitas em casa. Dessa forma, horários mais flexíveis devem entrar na rotina, assim como a concordância de que o escritório é ambiente para reuniões estratégicas de equipe, celebração com os times, ou encontro entre setores. Já atividades cuja natureza é de contato pessoal devem voltar para o modelo tradicional, mesmo com algumas adaptações.

É preciso lembrar ao colaborador que a sociabilização nos ambientes laborais é muito importante. O ser humano é social e esses momentos de ida ao escritório com um propósito serão um canal de interação. Por conta disso, para atrair pessoas para esses espaços, os ambientes serão mais atraentes e colaborativos.

As mesas fixas darão lugar a espaços compartilhados, com algumas salas para pequenas reuniões, ou para momentos que exigem mais concentração. Os ambientes ganharão um clima mais descontraído, inclusive, com funcionalidades para o bem-estar da equipe, como salas de relaxamento ou academias. Não haverá mais o dress code tradicional, pois muitos se desacostumaram a usar sapatos ou roupas formais, preferindo se sentir em casa no local de trabalho. A tecnologia vai ajudar na composição das escalas, com uso de aplicativos para reservar espaço no escritório e até para saber quem estará na empresa naquele dia, otimizando encontros, ou permitindo almoços com colegas.

O planejamento para o retorno presencial deve ser feito com calma. Muitos mudaram de cidade, ou não matricularam os filhos com menos de 6 anos em escolas, por exemplo, e precisarão de tempo para se organizar antes do retorno. As redes tecnológicas deverão ser reestruturadas para que um único ambiente suporte mais notebooks ou equipamentos desconectados, além de mais videoconferências do que antes da pandemia. Por isso, esse é um momento de planejar, pensar em quais atividades necessitam de presença integral e iniciar o diálogo com as equipes. Será preciso uma readaptação para que a volta tenha um significado, uma justificativa, e as pessoas se sintam motivadas. É como um músculo que deixamos de usar e que, aos poucos, precisará receber atividade, em uma adaptação gradativa. Tudo isso com diretrizes claras e sem esquecer dos protocolos de saúde para a volta com segurança.

* Leandro Figueira Neto é diretor de Pessoas e Cultura do Grupo Marista.

Para mais informações sobre Trabalho Remoto clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Central Press



Insegurança jurídica e os impactos no setor industrial

Vivemos um momento de grande apreensão no cenário econômico e jurídico brasileiro.

Autor: Gino Paulucci Jr.

Insegurança jurídica e os impactos no setor industrial

Oportunidade única

Imóveis em áreas nobres da capital de Minas com instalações voltadas para a área médica.

Autor: Divulgação

Oportunidade única

Gerenciamento de prazos

Para que uma empresa tenha sucesso e consiga assumir seus compromissos, é fundamental dar importância ao gerenciamento de prazos.

Autor: Leonardo Chucrute

Gerenciamento de prazos

IA para empreendedores: impulsione negócios com ChatGPT e Gemini

Lançamento da DVS Editora oferece guia prático para empresários que desejam aprimorar suas potencialidades a partir dos benefícios da Inteligência Artificial.

Autor: Divulgação

IA para empreendedores: impulsione negócios com ChatGPT e Gemini

Minas Gerais já abriu quase 40 mil novas empresas este ano

Relatório da Jucemg aponta alta de 12,51% em relação aos cinco primeiros meses do ano anterior.

Autor: Divulgação


Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Como evitá-las adequando-se à LGPD?

Autor: Ricardo Maravalhas

Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Minas atrai investimento que vai gerar 300 vagas para engenheiros na Grande BH

Empresa Wabtec anuncia construção de novo centro de engenharia em Contagem após Minas vencer concorrência com estados de dez países.

Autor: Divulgação


Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Intempérie. No dicionário, a definição para esse substantivo feminino traz como significado: mau tempo ou tempestade.

Autor: Haroldo Matsumoto

Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Desafios empresariais

Empreender envolve correr riscos e encontrar soluções para os problemas das pessoas.

Autor: Leonardo Chucrute

Desafios empresariais

Um líder de verdade ensina o que sabe

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Um líder de verdade ensina o que sabe

Luciano Hang apoia manifesto isenção de impostos nas compras até US$50

Na noite de sexta-feira, 17, o dono da Havan, Luciano Hang, participou do jantar de encerramento do 39º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), em Balneário Camboriú (SC).

Autor: Divulgação


Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Ser um empreendedor em um negócio altamente estressante é como estar em uma montanha-russa emocional.

Autor: João Roncati

Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?