Grupo WhatsApp

Veja 5 principais indicadores de RH que as empresas devem acompanhar

Veja 5 principais indicadores de RH que as empresas devem acompanhar

27/08/2022 5 Estrelas

Indicadores auxiliam empresas na redução de custos e de processos trabalhistas em diversos setores.

Veja 5 principais indicadores de RH que as empresas devem acompanhar

Os indicadores de RH são ferramentas poderosas que ajudam empresas de diversos setores a identificar resultados positivos e pontos de melhoria na gestão de talentos.

Cada um desses indicadores analisa e mensura o impacto e a eficiência das ações de desenvolvimento profissional nas organizações e usá-los é fundamental em todos os negócios que visam os melhores resultados. Também são importantes para orientar o planejamento, implementação e revisão de ações criadas pelo departamento de recursos humanos.

Quando bem aplicados, os indicadores de RH ajudam a guiar as decisões de gestores e lideranças da empresa, o que tende a impactar positivamente toda a cadeia de negócios. Entre os principais indicadores, podemos destacar 5:

Índice de turnover ou rotatividade de funcionários

O índice de turnover, também conhecido como índice de rotatividade, é um indicativo que aponta para a frequência de saída e entrada de novos colaboradores na empresa em um determinado período.

Este indicador ajuda a empresa a entender uma série de fatores, como a qualidade do processo de recrutamento e seleção de candidatos, a eficiência dos processos de onboarding de funcionários e as iniciativas de retenção de talentos.

Um alto índice de rotatividade pode indicar problemas relacionados a estes fatores, pois quanto mais problemas na retenção de funcionários, maior é o turnover. Isso é muito prejudicial para a empresa, pois gera custos rescisórios com o processo de demissão, com novos processos de contratação e treinamentos.

Com o monitoramento constante do índice de rotatividade da empresa, o RH pode repensar estratégias de retenção de talentos que não estão funcionando e elaborar iniciativas para minimizar o turnover, como a oferta de novos benefícios ou um aumento salarial.

Absenteísmo

O índice de absenteísmo é aquele que mede as ausências dos colaboradores a partir das faltas justificadas ou não justificadas, atrasos, licenças médicas, etc. Em outras palavras, esse índice mede o volume de faltas dos funcionários.

O índice de absenteísmo ajuda a prever a quantidade de faltas que acontecerão em um determinado período e quais serão os impactos financeiros e de produtividade que essas ausências terão sobre as equipes. Além disso, ele ajuda a identificar os motivos das faltas e se há alguma coisa que a empresa pode fazer para evitá-los.

Satisfação interna e clima organizacional

Esse índice serve para medir a qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho e a satisfação dos colaboradores com a empresa e suas atividades.

Com ele, os gestores podem entender como os funcionários estão se sentindo a respeito do trabalho, das equipes com quem atua, com as lideranças, com sua remuneração e com a empresa em geral.

É possível medir a satisfação interna e o clima organizacional com o uso de pesquisas anônimas de satisfação e iniciativas de feedback com o departamento de RH. Isso incentiva a transparência e ajuda as lideranças a entenderem os sentimentos dos funcionários com a organização.

Eficácia de treinamentos

O departamento de RH tem como parte das suas responsabilidades garantir que os funcionários recebam os treinamentos adequados e no momento correto para que possam desenvolver suas atividades diárias.

Por isso, realizar uma atualização constante de quantos funcionários já receberam treinamentos e quantos ainda precisam ser treinados é importante para assegurar que os funcionários têm os conhecimentos necessários para entregar suas demandas.

Quantidade de horas extras e horas trabalhadas

É importante avaliar também a proporção entre horas trabalhadas e horas extras dos funcionários.

"Equipes que fazem muitas horas extras podem estar enfrentando problemas de sobrecarga de atividades ou dificuldades em manter a produtividade alta", comenta Thomas Carlsen, COO e co-fundador da mywork, startup especializada em controle de ponto online e gestão de Departamento Pessoal. "Ambas situações podem resultar no acúmulo de horas extras, o que é prejudicial tanto para a empresa, que tem que pagar pelas horas trabalhadas a mais, quanto para a equipe, que fica mais cansada".

Acompanhar este indicador ajuda a empresa a pensar em estratégias de redução de horas extras para melhorar a produtividade das equipes.

Como ferramentas digitais podem ajudar a verificar estes indicadores?

Existem várias ferramentas digitais que ajudam as empresas a medir e identificar melhorias nos processos internos da empresa. 

Um sistema de controle de ponto online como o da mywork pode ajudar o departamento de RH a identificar atrasos, faltas, horas extras e muito mais fatores de atenção que podem ser medidos pelos indicadores aqui mencionados.

Fonte: Mywork



Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Apesar de serem usados como sinônimos, empreendedor e empresário não são exatamente a mesma coisa.

Autor: Leonardo Chucrute

Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Vendas da Black Friday aquecem o comércio e impulsionam os resultados em Minas Gerais

67,9% do comércio de MG teve vendas iguais ou maiores na Black Friday 2025 vs. 2024. Estratégias e economia impulsionaram o resultado.

Autor: Divulgação

Vendas da Black Friday aquecem o comércio  e impulsionam os resultados em Minas Gerais

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Cobrança intensa por metas e eventos corporativos elevam risco de assédio moral e sexual. Ações de prevenção são questionadas.

Autor: Divulgação

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Especialistas alertam que confraternizações de fim de ano exigem limites e postura equilibrada para evitar demissões ou prejudicar a imagem na carreira.

Autor: Divulgação

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Protecionismo global ameaça exportação do Brasil

CNC promove fórum para debater o impacto do “tarifaço” dos EUA e das barreiras comerciais no mundo, afetando a competitividade brasileira.

Autor: Divulgação


Tributação: é melhor importar ou fabricar?

A imprensa informa que diariamente entram nos Estados Unidos um bilhão de dólares de mercadorias importadas da China. Em outras nações também há um expressivo volume de importações.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Decisão entre terceirização e empregados diretos vai além da folha de pagamento, envolvendo riscos legais, gestão e treinamento da equipe.

Autor: Divulgação

Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Difundir conhecimento é, acima de tudo, um exercício de cultura organizacional.

Autor: Wanessa Cunha

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

Número de ações na Justiça do Trabalho evidencia urgência; especialistas alertam que nem toda cobrança é assédio, mas o tema exige políticas claras.

Autor: Divulgação

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

RH e TI: a nova parceria estratégica que está moldando o futuro do trabalho

Nos últimos anos, testemunhou-se uma aceleração tecnológica sem precedentes.

Autor: Juliana Maria


Terceirização vira estratégia para reduzir impostos

A terceirização de serviços, como segurança e limpeza, tem se consolidado como uma importante ferramenta de eficiência fiscal e operacional.

Autor: Divulgação


As consequências da falta de líderes

Poucos seres humanos se dedicam a examinar de que forma estão vivendo.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra