Menos sal: temperos naturais mudam hábitos
Menos sal: temperos naturais mudam hábitos
Excesso de sal eleva riscos à saúde. Especialistas indicam temperos naturais para uma reeducação alimentar eficaz.

O consumo exagerado de sal (cloreto de sódio) está diretamente ligado a diversas doenças crônicas, como hipertensão, problemas cardiovasculares e renais, além de retenção de líquidos. Para combater esse problema, é possível adotar substituições inteligentes por temperos naturais, que promovem uma alimentação mais equilibrada e saudável.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um consumo máximo de cinco gramas de sal por dia, o equivalente a uma colher de chá rasa ou cerca de duas mil miligramas de sódio. Contudo, um relatório global da OMS aponta que a ingestão média mundial é de 10,8 gramas diárias, mais que o dobro do recomendado. Entre os principais malefícios do excesso de sal, a OMS destaca o aumento da pressão arterial, elevando os riscos de doenças cardiovasculares, câncer gástrico, obesidade, osteoporose, doença de Ménière e problemas renais.
Para garantir sabor sem depender do sal em excesso, a engenheira de alimentos Viviane Pescador Maragno, responsável técnica da Chelli, sugere alternativas. É possível usar ervas frescas e secas como alecrim, manjericão, salsa, coentro e louro. Especiarias como cúrcuma, páprica, cominho, pimenta e noz-moscada também são excelentes opções. Adicionar alho, cebola e limão realça o sabor dos pratos. Preparar caldos caseiros naturais em vez de cubos industrializados e utilizar azeite e vinagre aromatizados para saladas e legumes cozidos são outras dicas valiosas.
"Reduzir o consumo de sal é um passo importante para uma vida mais saudável. A reeducação do paladar pode levar algum tempo, mas os benefícios são muito significativos. Incentivar a leitura dos rótulos dos alimentos e preferir alimentos naturais também é uma excelente forma de cuidar da saúde", comenta Viviane.
Para mais informações sobre hipertensão clique aqui...
Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!
Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp
Todos os nossos textos são publicados também no Facebook e no X (antigo Twitter)
Fonte: Expressio Comunicação Humanizada













