Queijaria no Serro ganha certificação e mercado
Queijaria no Serro ganha certificação e mercado
Com o apoio da Emater-MG, o produtor Décio Padilha obtém registro que garante renda, segurança alimentar e higiene.

O produtor rural Décio Padilha de Miranda, do município do Serro, acaba de certificar sua queijaria junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). O registro abre novos mercados para o Queijo Minas Artesanal (QMA) produzido há 38 anos na Fazenda da Cava, além de garantir maior rentabilidade e segurança sanitária. A conquista foi possível com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).
Segundo o produtor, a informalidade o deixava refém de atravessadores que pagavam preços muito baixos, muitas vezes insuficientes para cobrir o custo de produção. “Por isso, me dediquei para obter o registro”, conta Padilha. A Emater-MG acompanhou todo o processo, desde a elaboração da planta da queijaria até a certificação, por meio de programas como o Projeto Queijo Minas Legal (PQML) e o Minas Pecuária, que ajudam produtores a sair da informalidade.
Além da queijaria Cava, outras sete foram registradas no Serro em 2025. Para o técnico João Paulo Teixeira Campos, cada nova certificação garante dignidade e oportunidade para os mais de 700 produtores da região. "Isso reforça o protagonismo da região, que possui indicação geográfica e reconhece o modo de fazer o queijo, que hoje é Patrimônio Imaterial e Cultural da Humanidade", explica.
O produtor Décio Padilha aprendeu o ofício com o pai. Depois de passar alguns anos na cidade, voltou ao campo para assumir a produção e construir a própria queijaria. Atualmente, ele e dois irmãos têm seus próprios negócios na atividade. Décio é responsável por todo o processo, do manejo do gado à produção mensal de 240 peças de queijo, vendidas à Cooperativa dos Produtores Rurais do Serro (Cooperserro). No futuro, ele planeja investir em melhoria genética do rebanho para aumentar a produção.
Foto: Divulgação/Freepik
Para mais informações sobre queijo clique aqui...
Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!
Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp
Todos os nossos textos são publicados também no Facebook e no X (antigo Twitter)
Fonte: Agência Minas













