Grupo WhatsApp

Advogados perdem prestígio ao ignorar redes sociais

Advogados perdem prestígio ao ignorar redes sociais

10/07/2025 Divulgação

Comunicação excessivamente técnica pode afastar clientes e igualar profissionais experientes e iniciantes digitais.

No Brasil, um país com cerca de 181 milhões de usuários ativos de internet (86,6 % da população), e a maior densidade de advogados do mundo (1,3 milhão, segundo a OAB), a presença digital tornou-se essencial para a valorização profissional.

Em 2024, 80 % dos escritórios utilizam redes sociais para captar clientes, e 84 % afirmam obter leads de forma orgânica nesses canais.

Para Bruna Espairane, especialista em estratégia e marketing jurídico e diretora-executiva da Espairane Marketing, esse cenário exige que o advogado saiba se comunicar de forma simples e clara. “A linguagem acessível gera conexão; o excesso de tecnicismo afasta o cliente”, explica.

Bruna alerta que muitos advogados experientes mantêm uma comunicação engessada e repleta de jargões jurídicos, o que dificulta a conexão com o público.

Isso permite que profissionais menos experientes, mas com boa comunicação digital, ganhem espaço e prestígio nas redes.

“Quando o advogado não valoriza o posicionamento digital, ele deixa sua reputação à deriva, enquanto outros, com menos bagagem, ocupam esse espaço”, afirma.

Os advogados podem ser influencers?

Casos como o do influenciador jurídico “Dr. Fran”, que fez das redes sociais seu maior meio de captação de audiência, mostram o quanto a linguagem digital pode transformar a advocacia tradicional.

Para Bruna, a linguagem digital pode transformar a imagem pública de um profissional a ponto de mudar a carreira destes advogados e criar autoridade jurídica que não se perde quando há comunicação acessível — ao contrário, esta percepção é reforçada.

“O propósito das redes sociais engajadas é ajudar advogados que fazem da advocacia uma vocação a se destacarem em meio a tantos diplomas iguais. Claro que há profissionais que migram totalmente a ponto de se dedicarem apenas aos conteúdos, mas esses são casos extremos”, conclui.

Para mais informações sobre redes sociais clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Todos os nossos textos são publicados também no Facebook e no X (antigo Twitter)

Quem somos

Fonte: Toda Comunicação



Isenção do IRPF: quais os benefícios e impactos?

A aprovação unânime do Projeto de Lei (PL) 1.087/2025 representa um marco histórico na política tributária brasileira.

Autor: Divulgação


Quando a estética vira dor

Entrar numa cirurgia plástica costuma ser movido por desejo de transformação. Seja corrigir um traço, recuperar a autoestima, reinventar o espelho ou até mesmo por uma condição de necessidade.

Autor: Thayan Fernando Ferreira


Trabalho temporário: direitos, limites e vantagens

Com a chegada do final do ano, época de festas, férias escolares e aumento no consumo, cresce a procura pelas empresas e lojas por trabalhadores temporários em diversos setores, como comércio, turismo, restaurantes e indústrias.

Autor: Giovanna Tawada


Fake News x Liberdade de Expressão: até onde vai o limite?

O avanço das redes sociais trouxe um dilema que desafia democracias no mundo inteiro: como equilibrar o direito fundamental à liberdade de expressão com a necessidade de combater a desinformação?

Autor: Divulgação


Banco deve indenizar cliente por furtos em conta

Criminosos levaram telefone e transferiram valores por meio de aplicativo bancário.

Autor: Divulgação


Município deve indenizar empresa por queda de árvore em imóvel

TJMG confirmou decisão da 3ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública da Comarca de Belo Horizonte.

Autor: Divulgação


Erro de homônimo leva INSS a cancelar benefício de idoso

Casos de cancelamento indevido de benefícios previdenciários têm se multiplicado no Brasil.

Autor: Divulgação


Projeto-piloto de Secretaria unificada das Varas das Garantias em BH

A Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais (CGJ) publicou, no dia 3/09, a Portaria nº 8.547/CGJ/2025, que cria o projeto-piloto "Secretaria Unificada do Juiz das Garantias e Audiência de Custódia", na Comarca de Belo Horizonte.

Autor: Divulgação


Revisão de atividades concomitantes ainda gera erros no INSS

A revisão pode representar aumento no valor da renda mensal e até o recebimento de retroativos referentes aos últimos cinco anos.

Autor: Divulgação


STJ e a garantia tratamento contínuo de autismo nos planos de saúde

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) deu um passo relevante na proteção dos pacientes ao firmar o entendimento de que operadoras de planos de saúde não podem rescindir unilateralmente o contrato enquanto o beneficiário estiver em tratamento médico essencial.

Autor: José Santana dos Santos Junior


Estelionato sentimental

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou recentemente o Projeto de Lei nº 69/2025, que tipifica o chamado “estelionato sentimental” como crime específico.

Autor: Divulgação


Tema Repetitivo 677/STJ e as questões referentes à insegurança jurídica no cumprimento de sentença

Inicialmente temos que, o Processo Civil Brasileiro, após 2015, adota um modelo sincrético em seu procedimento, na qual as fases de conhecimento e execução não são vistas de forma estanque, mas sim integradas, permitindo uma maior fluidez na tramitação processual, sendo que após os trâmites processuais e a instrução probatória no processo de conhecimento, sobrevém a sentença.

Autor: Leticia Moreno