Grupo WhatsApp

As vantagens (e os perigos) das contratações temporárias

As vantagens (e os perigos) das contratações temporárias

28/10/2021 Tadeu Saint’ Clair

A chegada do fim do ano, com as festas de Natal e do Réveillon, abre a temporada de contratações temporárias no varejo.

Numa economia combalida como a nossa, particularmente em razão do período de pandemia, essa é uma oportunidade única para milhares de pessoas que vêm enfrentando graves problemas financeiros causados pelo desemprego ou por altas dívidas contraídas.

Em Minas Gerais, a expectativa da Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas (FCDL-MG) é de que 15 mil trabalhadores sejam incorporados temporariamente ao mercado neste fim de ano – número 87,5% superior aos 8 mil postos de trabalho abertos no ano passado.

Essa modalidade de contratação tem a medida exata do que o comércio precisa, especialmente porque o prazo de validade lhe garante a mão-de-obra necessária dentro do tempo certo.

Aliás, não apenas essa modalidade mas também outras previstas na reforma trabalhista de 2017. Sob o ponto de vista econômico, não há como negar que os novos modelos de contratação ampliaram as possibilidades contratuais entre empregador e empregado. Isso derrubou algumas barreiras bastante rígidas que faziam as empresas repensarem novas contratações.

Um dos méritos dessa flexibilização está na manutenção quase que totalitária dos direitos clássicos previstos pela CLT, como pagamento de 13º salário proporcional, férias, descanso semanal, pagamento de FGTS, INSS, etc.

A variação ocorre principalmente na jornada de trabalho semanal. Mas, diferentemente de antes, há um mercado amplo de possibilidades de trabalhos pontuais que podem inclusive ir além da alta temporada de contratações no Brasil.

As contratações temporárias (ou intermitentes ou ainda parciais ou mesmo de PJ) devem ser vistas como um momento especial para a própria economia brasileira.

Ter mais trabalhadores no mercado significa mais dinheiro em circulação, que por sua vez significa aumento do consumo e mais faturamento para as empresas.

A escolha certa do tipo de vinculação com o empregado é, portanto, uma forma de manter uma relação saudável entre ambas as partes.

As empresas precisam de trabalhadores. Os trabalhadores precisam das empresas. O mercado precisa de um fluxo contínuo de produtividade.

E as novas modalidades de trabalho são um alimento para que todo esse processo funcione de forma ainda mais intensa, especialmente agora, num momento de crise.

* Tadeu Saint’ Clair é advogado que atua há mais de 10 anos junto a concessionárias e permissionárias de serviços públicos.

Para mais informações sobre contratações temporárias clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Imposto de Renda: quem ganha até R$5 mil realmente ficará isento?

Nova regra entra em vigor em 2026 e promete aliviar a carga tributária da classe média, mas vem acompanhada de mudanças importantes na tributação de dividendos e de altas rendas.

Autor: Divulgação


Implicações dos prazos judiciais no novo Código Civil

O regime de prazos judiciais é, indubitavelmente, um dos pilares centrais da dinâmica processual estabelecida pelo Código de Processo Civil de 2015 (Lei nº 13.105/2015).

Autor: Ellen Ketlin Machado Rocha


Isenção do IRPF: quais os benefícios e impactos?

A aprovação unânime do Projeto de Lei (PL) 1.087/2025 representa um marco histórico na política tributária brasileira.

Autor: Divulgação


Quando a estética vira dor

Entrar numa cirurgia plástica costuma ser movido por desejo de transformação. Seja corrigir um traço, recuperar a autoestima, reinventar o espelho ou até mesmo por uma condição de necessidade.

Autor: Thayan Fernando Ferreira


Trabalho temporário: direitos, limites e vantagens

Com a chegada do final do ano, época de festas, férias escolares e aumento no consumo, cresce a procura pelas empresas e lojas por trabalhadores temporários em diversos setores, como comércio, turismo, restaurantes e indústrias.

Autor: Giovanna Tawada


Fake News x Liberdade de Expressão: até onde vai o limite?

O avanço das redes sociais trouxe um dilema que desafia democracias no mundo inteiro: como equilibrar o direito fundamental à liberdade de expressão com a necessidade de combater a desinformação?

Autor: Divulgação


Banco deve indenizar cliente por furtos em conta

Criminosos levaram telefone e transferiram valores por meio de aplicativo bancário.

Autor: Divulgação


Município deve indenizar empresa por queda de árvore em imóvel

TJMG confirmou decisão da 3ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública da Comarca de Belo Horizonte.

Autor: Divulgação


Erro de homônimo leva INSS a cancelar benefício de idoso

Casos de cancelamento indevido de benefícios previdenciários têm se multiplicado no Brasil.

Autor: Divulgação


Projeto-piloto de Secretaria unificada das Varas das Garantias em BH

A Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais (CGJ) publicou, no dia 3/09, a Portaria nº 8.547/CGJ/2025, que cria o projeto-piloto "Secretaria Unificada do Juiz das Garantias e Audiência de Custódia", na Comarca de Belo Horizonte.

Autor: Divulgação


Revisão de atividades concomitantes ainda gera erros no INSS

A revisão pode representar aumento no valor da renda mensal e até o recebimento de retroativos referentes aos últimos cinco anos.

Autor: Divulgação


STJ e a garantia tratamento contínuo de autismo nos planos de saúde

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) deu um passo relevante na proteção dos pacientes ao firmar o entendimento de que operadoras de planos de saúde não podem rescindir unilateralmente o contrato enquanto o beneficiário estiver em tratamento médico essencial.

Autor: José Santana dos Santos Junior