Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Até que ponto empregados podem falar das empresas na internet

Até que ponto empregados podem falar das empresas na internet

25/06/2021 Divulgação

O assunto ganhou destaque depois que um empregado de uma multinacional alimentícia de Rio Verde (GO), fez uma live com xingamentos contra a empresa onde trabalhava.

“As leis devem ser aplicadas em todos os ambientes. Não há, na internet, o quesito de ‘terra sem lei’. Não se pode fazer tudo sem ter consequência dos atos praticados. Difamar, atacar uma empresa na rede, por exemplo, pode provocar danos morais que se convertem em prejuízos irreparáveis”, pontua Ricardo Barbosa, advogado especialista em direito do trabalho.

O assunto ganhou destaque nesta semana, depois que um empregado de uma multinacional alimentícia de Rio Verde (GO), fez uma live no Facebook com xingamentos contra a empresa onde trabalhava.

O funcionário, diagnosticado com Covid-19, estava afastado das funções quando fez a transmissão ao vivo. O vídeo chegou a 11 mil visualizações.

De acordo com o processo, na internet, o funcionário disse que a empresa não cumpria com as recomendações para o controle da doença. Segundo o colegiado, para nenhuma delas, haviam provas.

O advogado ainda comenta sobre a geração conectada. “Hoje existe a necessidade de se acompanhar o que está sendo dito na internet pelos funcionários de uma empresa. Formular um protocolo de ética, dentro da lei, é de extrema importância”.

E o que está previsto em lei

Existem duas maneiras de vermos funcionários que falam da empresa nas redes. Neste quesito há o contraponto da liberdade de expressão do empregado e o direito à imagem e reputação da empresa.

“Ao ser contratado por uma empresa séria, o funcionário recebe as missões, valores, o código de ética da instituição que prestará seu serviço. Reclamar do salário, falar mal do chefe, dizer que um cliente é chato nas redes sociais, é uma falta grave que pode sim gerar uma demissão por justa causa (artigo 482 da CLT)”, explica o especialista.

“É importante destacar que não há nenhum impedimento para que as empresas possam, na hora da contratação, estipular um regulamento interno para a postura adequada em relação ao uso das tecnologias. A liberdade de expressão é importante, mas há a necessidade de se prevalecer o respeito ao código de ética para que nenhuma das partes acabe lesada”, Barbosa finaliza.

Para mais informações sobre direito do trabalho clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Abrange Comunicação e Marketing



Hiperjudicialização da saúde no Brasil: gargalos e soluções

A hiperjudicialização da saúde no Brasil é um fenômeno crescente que tem gerado preocupações significativas no sistema Judiciário.

Autor: Natália Soriani


Obra analisa direitos familiares sob o viés da afetividade

Com o intuito de aprofundar os aspectos constitutivos da afetividade familiar, o doutor em Direito Caio Morau assina livro em que analisa modelos de uniões cujo reconhecimento é reivindicado por setores da sociedade, como as poligâmicas, concubinárias e incestuosas.

Autor: Divulgação


Terrenos de marinha são diferentes de praia

A Proposta de Emenda à Constituição dos terrenos de marinha (PEC 3/2022), a chamada PEC das Praias, tem fomentado debates.

Autor: Fabricio Posocco


O que você precisa saber sobre pensão alimentícia

A pensão alimentícia é um direito fundamental garantido pela legislação brasileira, assegurando que dependentes, especialmente filhos menores, recebam o suporte financeiro necessário para seu sustento, educação e bem-estar.

Autor: Divulgação


A inadequação da mediação obrigatória pré-judicial

Nos últimos anos, a sobrecarga do sistema judiciário brasileiro tem provocado o debate acerca da obrigatoriedade da tentativa de solução extrajudicial de conflitos antes do ajuizamento de ações judiciais, como uma forma de comprovar o interesse de agir.

Autor: Suzana Cremasco


Novas regras de combate ao telemarketing abusivo entram em vigor

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) implementou uma série de novas medidas para combater o telemarketing abusivo, reforçando a proteção dos consumidores brasileiros.

Autor: Divulgação


Licença-maternidade sem carência para as autônomas

Foi uma decisão histórica, e com 25 anos de atraso!

Autor: Nayara Felix


Recorde de queixas contra planos de saúde e a necessidade de mudanças

Nos últimos dez anos, o Brasil testemunha um aumento alarmante nas queixas de consumidores contra planos de saúde.

Autor: Natália Soriani


Conflitos condominiais

Tipos de ações judiciais e maneiras eficientes de resolvê-los.

Autor: Divulgação


Se a doença é rara, o tratamento não pode ser

13 milhões de brasileiros convivem hoje com doenças raras, de acordo com o Ministério da Saúde.

Autor: Thayan Fernando Ferreira


O perigo da pejotização para as startups

Os recentes conflitos envolvendo a Uber e a justiça trabalhista em ações que reivindicam o vínculo de emprego de motoristas junto à empresa ganhou a atenção da sociedade e até do Palácio do Planalto.

Autor: Ricardo Grossi


Uma boa dose de bom senso em favor do trabalhador gaúcho!

O bom senso precisa falar mais alto, de tal maneira que ninguém saia ainda mais prejudicado nesta tragédia.

Autor: Sofia Martins Martorelli