Grupo WhatsApp

Cejusc Virtual cadastra mediadores e conciliadores voluntários

Cejusc Virtual cadastra mediadores e conciliadores voluntários

07/10/2020 Divulgação

Conciliação e mediação virtuais serão feitas onde não haja Cejusc ou este não disponha de equipamentos para videoconferência.

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania Virtual (Cejusc Virtual), vinculado à 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), abriu cadastro para composição do quadro de conciliadores e mediadores judiciais voluntários.

O 3º vice presidente do TJMG e responsável pelas iniciativas de conciliação e mediação, desembargador Newton Teixeira Carvalho, comenta que o Cejusc Virtual atuará primordialmente, em sua fase inicial, no atendimento às comarcas sem Cejusc instalado, ou que, embora o tenham,faltem equipamentos de videoconferência.

Ele terá atuação em todo o Estado e o procedimento será inteiramente virtual. O desembargador também destaca que essa iniciativa, além de estender as possibilidades de acesso do cidadão ao Poder Judiciário, é alinhado institucionalmente com as ações sustentáveis do TJMG.

3º vice-presidente do TJMG, Newton Teixeira Carvalho, destaca que a iniciativa está alinhada com objetivos sustentáveis do TJMG

Podem se inscrever os interessados que possuam certificado em curso de capacitação oferecido pelo TJMG, através da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernanes (Ejef) ou por instituições de ensino reconhecidas pelo Tribunal a formar conciliadores e mediadores judiciais.

Alunos que estejam em formação em curso realizado pela Ejef e que tenham concluído a etapa teórica podem se inscrever.

As horas de atendimento valerão para a certificação do aluno em formação, desde que sejam devidamente relatadas ao respectivo supervisor.

As Câmaras Privadas de Mediação e Conciliação credenciadas pelo TJMG de acordo com a Portaria Conjunta da Presidência nº 655/PR/2017/TJMG, e que integram a rede de atendimento ao cidadão na Política Judiciária Nacional de solução adequada de conflitos de interesses, também poderão se cadastrar para atuar no Cejusc Virtual.

O interessado deve ter computador, tablet ou smartphone com as configurações necessárias para a realização das sessões e preenchimento das atas das audiências (teclado, microfone, webcam, fone, entre outros) e deverá indicar, no formulário de inscrição, os dias e os horários em que estará disponível para realizar as sessões de conciliação e mediação.

Fonte: TJMG



Imposto de Renda: quem ganha até R$5 mil realmente ficará isento?

Nova regra entra em vigor em 2026 e promete aliviar a carga tributária da classe média, mas vem acompanhada de mudanças importantes na tributação de dividendos e de altas rendas.

Autor: Divulgação


Implicações dos prazos judiciais no novo Código Civil

O regime de prazos judiciais é, indubitavelmente, um dos pilares centrais da dinâmica processual estabelecida pelo Código de Processo Civil de 2015 (Lei nº 13.105/2015).

Autor: Ellen Ketlin Machado Rocha


Isenção do IRPF: quais os benefícios e impactos?

A aprovação unânime do Projeto de Lei (PL) 1.087/2025 representa um marco histórico na política tributária brasileira.

Autor: Divulgação


Quando a estética vira dor

Entrar numa cirurgia plástica costuma ser movido por desejo de transformação. Seja corrigir um traço, recuperar a autoestima, reinventar o espelho ou até mesmo por uma condição de necessidade.

Autor: Thayan Fernando Ferreira


Trabalho temporário: direitos, limites e vantagens

Com a chegada do final do ano, época de festas, férias escolares e aumento no consumo, cresce a procura pelas empresas e lojas por trabalhadores temporários em diversos setores, como comércio, turismo, restaurantes e indústrias.

Autor: Giovanna Tawada


Fake News x Liberdade de Expressão: até onde vai o limite?

O avanço das redes sociais trouxe um dilema que desafia democracias no mundo inteiro: como equilibrar o direito fundamental à liberdade de expressão com a necessidade de combater a desinformação?

Autor: Divulgação


Banco deve indenizar cliente por furtos em conta

Criminosos levaram telefone e transferiram valores por meio de aplicativo bancário.

Autor: Divulgação


Município deve indenizar empresa por queda de árvore em imóvel

TJMG confirmou decisão da 3ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública da Comarca de Belo Horizonte.

Autor: Divulgação


Erro de homônimo leva INSS a cancelar benefício de idoso

Casos de cancelamento indevido de benefícios previdenciários têm se multiplicado no Brasil.

Autor: Divulgação


Projeto-piloto de Secretaria unificada das Varas das Garantias em BH

A Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais (CGJ) publicou, no dia 3/09, a Portaria nº 8.547/CGJ/2025, que cria o projeto-piloto "Secretaria Unificada do Juiz das Garantias e Audiência de Custódia", na Comarca de Belo Horizonte.

Autor: Divulgação


Revisão de atividades concomitantes ainda gera erros no INSS

A revisão pode representar aumento no valor da renda mensal e até o recebimento de retroativos referentes aos últimos cinco anos.

Autor: Divulgação


STJ e a garantia tratamento contínuo de autismo nos planos de saúde

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) deu um passo relevante na proteção dos pacientes ao firmar o entendimento de que operadoras de planos de saúde não podem rescindir unilateralmente o contrato enquanto o beneficiário estiver em tratamento médico essencial.

Autor: José Santana dos Santos Junior