Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Prorrogada suspensão de desocupações e despejos até outubro

Prorrogada suspensão de desocupações e despejos até outubro

26/07/2022 Beatriz Cadore

O Ministro Luís Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal prorrogou até 31 de outubro a suspensão de despejos e desocupações coletivas, para áreas urbanas e rurais, devido a pandemia da covid-19, conforme os critérios estabelecidos na Lei nº 14.216/2021.

É necessário ressaltar que a referida legislação determina a suspensão, em razão da Pandemia Covid-19, do cumprimento de medida judicial, extrajudicial ou administrativa que resulte em desocupação ou remoção forçada coletiva em imóvel público ou particular, exclusivamente urbano e a concessão de liminar em ação de despejo.

Além disso, tal medida legal se aplica tão somente aos contratos cujo valor mensal de aluguel não seja superior da R$ 600,00 (seiscentos reais), em caso de locação de imóvel residencial e, R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais), em caso de locação de imóvel não residencial.

A decisão foi tomada na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 828, onde o Relator enfatizou que a prorrogação “não deve se estender de maneira indefinida” e que com a nova data “evita-se qualquer superposição com o período eleitoral”.

Barroso mencionou que os aumentos dos casos de covid-19 no Brasil, bem como a vulnerabilidade social do país, com o aumento do número de pessoas passando fome ou em situação de rua justifica tal prorrogação.

Na liminar, o Ministro enfatizou que compete ao Poder Legislativo juntamente do Poder Executivo formular políticas públicas sobre desocupação coletiva e despejo e, que nos casos em que não haja consenso, a Corte vai orientar os órgãos do Poder Judiciário.

A liminar que estendeu o prazo da medida cautelar será submetida a referendo do Plenário, em sessão extraordinária nos dias 4 e 5 de agosto.

* Beatriz Cadore é advogada do BLJ Direito e Negócio.

Para mais informações sobre desocupação coletiva e despejo clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Naves Coelho Comunicação



O Imposto do Pecado: Quem paga a conta?

Este tributo é visto como uma medida potencialmente transformadora que pode impulsionar significativamente a saúde pública e a sustentabilidade ambiental no Brasil.

Autor: Divulgação


Home care, os planos de saúde e os direitos do paciente

O conceito de home care é uma prática que vem ganhando cada vez mais espaço no cenário da saúde, especialmente no Brasil.

Autor: José Santana Junior


Você contribui a mais com INSS?

Ela está lá, presente no contracheque de qualquer trabalhador com carteira assinada e nas cobranças mensais referentes ao funcionamento do MEI.

Autor: Marcelo Maia


Planejamento patrimonial ou sucessório? Na verdade, os dois!

Preocupar-se com o presente, o agora, é algo inerente a qualquer empresa. Até porque são as decisões deste instante, do hoje, que ajudam a determinar o amanhã.

Autor: Mariella Bins Santana


Aposentado pode permanecer em plano de saúde empresarial

Decisão recente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que ex-funcionários aposentados devem assumir a integralidade da mensalidade do plano de saúde, em modalidade de coparticipação.

Autor: Natália Soriani


Desafios e soluções para condomínios com a legalização da maconha

Advogado Dr. Issei Yuki aponta aspectos críticos para a administração condominial.

Autor: Divulgação


Hiperjudicialização da saúde no Brasil: gargalos e soluções

A hiperjudicialização da saúde no Brasil é um fenômeno crescente que tem gerado preocupações significativas no sistema Judiciário.

Autor: Natália Soriani


Obra analisa direitos familiares sob o viés da afetividade

Com o intuito de aprofundar os aspectos constitutivos da afetividade familiar, o doutor em Direito Caio Morau assina livro em que analisa modelos de uniões cujo reconhecimento é reivindicado por setores da sociedade, como as poligâmicas, concubinárias e incestuosas.

Autor: Divulgação


Terrenos de marinha são diferentes de praia

A Proposta de Emenda à Constituição dos terrenos de marinha (PEC 3/2022), a chamada PEC das Praias, tem fomentado debates.

Autor: Fabricio Posocco


O que você precisa saber sobre pensão alimentícia

A pensão alimentícia é um direito fundamental garantido pela legislação brasileira, assegurando que dependentes, especialmente filhos menores, recebam o suporte financeiro necessário para seu sustento, educação e bem-estar.

Autor: Divulgação


A inadequação da mediação obrigatória pré-judicial

Nos últimos anos, a sobrecarga do sistema judiciário brasileiro tem provocado o debate acerca da obrigatoriedade da tentativa de solução extrajudicial de conflitos antes do ajuizamento de ações judiciais, como uma forma de comprovar o interesse de agir.

Autor: Suzana Cremasco


Novas regras de combate ao telemarketing abusivo entram em vigor

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) implementou uma série de novas medidas para combater o telemarketing abusivo, reforçando a proteção dos consumidores brasileiros.

Autor: Divulgação