Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Rosangela Moro apresenta emenda ao projeto de lei dos Mais Médicos

Rosangela Moro apresenta emenda ao projeto de lei dos Mais Médicos

24/04/2023 Divulgação

Deputada quer obrigatoriedade de pagamento de bolsa diretamente ao profissional e capacitação sobre doenças raras.

A deputada Rosangela Moro (União-SP) apresentou emenda ao Projeto de Lei nº 747/2023, que recria o Programa Mais Médicos, para garantir que o pagamento seja feito diretamente aos profissionais de saúde e, também, para que seja ampliada a oferta de especialização profissional, com foco ao aprimoramento de conhecimentos, habilidades e atitudes para a atenção a pessoas com doenças raras.

O PL foi apresentado pelo PT e aborda o mesmo tema que a Medida Provisória nº 1.165/2023, ainda em discussão no Congresso Nacional. A deputada Rosangela Moro também apresentou emendas à MP. 

Projeto de lei do Mais Médicos

A emenda ao PL, que deve ser votada no plenário da Câmara nos próximos dias, busca evitar que se repitam problemas do programa lançado anteriormente pelo governo do PT.

Nos últimos anos, foram movidas centenas de ações de médicos de Cuba que vieram ao Brasil pelo programa Mais Médicos, de acordo com o Ministério da Saúde.

Eles precisaram acionar a Justiça para receber o valor integral do salário que, pelo acordo estabelecido no programa, era transferido ao governo cubano e, só depois, repassado parcialmente aos profissionais.

“Não podemos aceitar que os erros do passado se repitam. A ideia de ampliar o número de profissionais para atender a saúde da população é boa, desde que se pague diretamente o profissional e que, além do médico, seja dada estrutura para trabalho: materiais, equipamentos, exames, laboratório para exames etc”, defende a Deputada Rosangela Moro. 

Doenças raras

A parlamentar também propõe, na emenda, que seja ampliada a oferta de especialização profissional no Mais Médicos, com foco ao aprimoramento de conhecimentos, habilidades e atitudes para a atenção a pessoas com doenças raras.

“Precisamos preparar as pessoas lá na ponta, capacitar os profissionais de saúde”, completou.

Para mais informações sobre saúde clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Imprensa Rosangela Moro



O Imposto do Pecado: Quem paga a conta?

Este tributo é visto como uma medida potencialmente transformadora que pode impulsionar significativamente a saúde pública e a sustentabilidade ambiental no Brasil.

Autor: Divulgação


Home care, os planos de saúde e os direitos do paciente

O conceito de home care é uma prática que vem ganhando cada vez mais espaço no cenário da saúde, especialmente no Brasil.

Autor: José Santana Junior


Você contribui a mais com INSS?

Ela está lá, presente no contracheque de qualquer trabalhador com carteira assinada e nas cobranças mensais referentes ao funcionamento do MEI.

Autor: Marcelo Maia


Planejamento patrimonial ou sucessório? Na verdade, os dois!

Preocupar-se com o presente, o agora, é algo inerente a qualquer empresa. Até porque são as decisões deste instante, do hoje, que ajudam a determinar o amanhã.

Autor: Mariella Bins Santana


Aposentado pode permanecer em plano de saúde empresarial

Decisão recente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que ex-funcionários aposentados devem assumir a integralidade da mensalidade do plano de saúde, em modalidade de coparticipação.

Autor: Natália Soriani


Desafios e soluções para condomínios com a legalização da maconha

Advogado Dr. Issei Yuki aponta aspectos críticos para a administração condominial.

Autor: Divulgação


Hiperjudicialização da saúde no Brasil: gargalos e soluções

A hiperjudicialização da saúde no Brasil é um fenômeno crescente que tem gerado preocupações significativas no sistema Judiciário.

Autor: Natália Soriani


Obra analisa direitos familiares sob o viés da afetividade

Com o intuito de aprofundar os aspectos constitutivos da afetividade familiar, o doutor em Direito Caio Morau assina livro em que analisa modelos de uniões cujo reconhecimento é reivindicado por setores da sociedade, como as poligâmicas, concubinárias e incestuosas.

Autor: Divulgação


Terrenos de marinha são diferentes de praia

A Proposta de Emenda à Constituição dos terrenos de marinha (PEC 3/2022), a chamada PEC das Praias, tem fomentado debates.

Autor: Fabricio Posocco


O que você precisa saber sobre pensão alimentícia

A pensão alimentícia é um direito fundamental garantido pela legislação brasileira, assegurando que dependentes, especialmente filhos menores, recebam o suporte financeiro necessário para seu sustento, educação e bem-estar.

Autor: Divulgação


A inadequação da mediação obrigatória pré-judicial

Nos últimos anos, a sobrecarga do sistema judiciário brasileiro tem provocado o debate acerca da obrigatoriedade da tentativa de solução extrajudicial de conflitos antes do ajuizamento de ações judiciais, como uma forma de comprovar o interesse de agir.

Autor: Suzana Cremasco


Novas regras de combate ao telemarketing abusivo entram em vigor

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) implementou uma série de novas medidas para combater o telemarketing abusivo, reforçando a proteção dos consumidores brasileiros.

Autor: Divulgação