Portal O Debate
Grupo WhatsApp

A rede social das engenharias

A rede social das engenharias

02/03/2023 Laura Paiva

A construção civil avança a passos largos a cada dia.

A rede social das engenharias

Essa evolução ocorre simultaneamente em todo o mundo, e traz inovações de materiais, equipamentos e técnicas de construção a uma velocidade impressionante. 

Não tenha dúvidas de que, no momento em que você lê este artigo, há pesquisas já sendo feitas com novos insumos, e com boas chances de que alguns deles sejam incorporados ao mercado da construção num curto prazo.

E o setor é tão inovador que nem seria exagero afirmar que há uma verdadeira rede social exclusiva para o segmento. Pois é assim que o BIM pode ser encarado diante das transformações que ele provocou e ainda vem provocando nas relações multidisciplinares necessárias em qualquer canteiro de obras. Basta ressaltar que, até antes da adoção do sistema no Brasil, apenas em 2018, arquitetos e engenheiros de diferentes especialidades não estabeleciam uma comunicação tão efetiva nos projetos imobiliários. Era quase que cada um por si, o que resultava em mais despesas por conta de seguidas mudanças de planos.

O sistema, cuja sigla em português significa Modelagem da Informação da Construção, alterou não apenas a profundidade com que a construção civil antevê seus projetos como também as interações entre os profissionais envolvidos na obra. O projeto elaborado através da tecnologia do BIM demanda antes de tudo um trabalho em equipe, otimizando justamente o uso e a economia de recursos, de trabalhadores e de soluções necessárias no empreendimento, de forma conjunta. Ele exige que toda a equipe se reúna e cumpra cada etapa a várias mãos.

Um exemplo simples da sua relevância ocorre quando o engenheiro eletricista conclui que é necessário inserir uma tomada a mais no projeto da cozinha. Mas ao notar que isso esbarra diretamente no projeto hidráulico, a equipe é mobilizada para que compatibilização de projetos viabilize a mudança no projeto. Algo que só é possível com o BIM. Por isso mesmo, diz-se, com bastante propriedade, que o surgimento do sistema representa uma nova era para a construção civil, mas arrisco ir mais longe: seguramente é a maior novidade desde a Revolução Industrial ocorrida há quase dois séculos.

Isso porque o BIM não é um simples software, mas uma grande plataforma capaz de reunir uma imensidão de informações técnicas da edificação, com uma riqueza de detalhes que demanda a coparticipação dos especialistas envolvidos. A complexidade do sistema permite agregar ferramentas como o TQS, o Archicad, o Altoqi, o Revit e o Navisworks, cujas funções são essenciais para cada perfil de profissional que atua na obra. Isso acaba estimulando uma integração que faz agilizar a entrega e ao mesmo acabar com os improvisos.

Por tudo isso é que chegamos a uma realidade em que é inconcebível formular qualquer debate no campo da construção civil sem considerar esse sistema. Seria o mesmo que pensar a comunicação de hoje desprezando a internet e suas redes sociais digitais. Mais do que uma ponte, o BIM é uma grande via de trânsito rápido, capaz de dinamizar todas as etapas da construção e de se aproximar dos custos totais de forma quase que absolutamente certeira. É um novo mundo que se desponta diante dos nossos olhos.

* Laura Paiva, BIM Manager e sócia da Projelet.

Para mais informações sobre construção civil clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Minas Gerais já abriu quase 40 mil novas empresas este ano

Relatório da Jucemg aponta alta de 12,51% em relação aos cinco primeiros meses do ano anterior.

Autor: Divulgação


Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Como evitá-las adequando-se à LGPD?

Autor: Ricardo Maravalhas

Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Minas atrai investimento que vai gerar 300 vagas para engenheiros na Grande BH

Empresa Wabtec anuncia construção de novo centro de engenharia em Contagem após Minas vencer concorrência com estados de dez países.

Autor: Divulgação


Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Intempérie. No dicionário, a definição para esse substantivo feminino traz como significado: mau tempo ou tempestade.

Autor: Haroldo Matsumoto

Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Desafios empresariais

Empreender envolve correr riscos e encontrar soluções para os problemas das pessoas.

Autor: Leonardo Chucrute

Desafios empresariais

Um líder de verdade ensina o que sabe

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Um líder de verdade ensina o que sabe

Luciano Hang apoia manifesto isenção de impostos nas compras até US$50

Na noite de sexta-feira, 17, o dono da Havan, Luciano Hang, participou do jantar de encerramento do 39º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), em Balneário Camboriú (SC).

Autor: Divulgação


Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Ser um empreendedor em um negócio altamente estressante é como estar em uma montanha-russa emocional.

Autor: João Roncati

Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Azul cria fundo social para captação de recursos para desastres nacionais

Itaú Unibanco se torna o primeiro apoiador após doação de R$ 5 milhões.

Autor: Divulgação


Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Entenda como funciona a transição para Microempresa.

Autor: Divulgação

Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Por que tantas recuperações judiciais?

Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais produzido e monitorado pela Serasa Experian, a concorrente britânica do histórico SPC, este desenvolvido pela Câmara dos Dirigentes Logistas, que oferece serviços de proteção ao crédito.

Autor: Carlos Gomes


Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreendedorismo com propósito