Grupo WhatsApp

A rede social das engenharias

A rede social das engenharias

02/03/2023 Laura Paiva

A construção civil avança a passos largos a cada dia.

A rede social das engenharias

Essa evolução ocorre simultaneamente em todo o mundo, e traz inovações de materiais, equipamentos e técnicas de construção a uma velocidade impressionante. 

Não tenha dúvidas de que, no momento em que você lê este artigo, há pesquisas já sendo feitas com novos insumos, e com boas chances de que alguns deles sejam incorporados ao mercado da construção num curto prazo.

E o setor é tão inovador que nem seria exagero afirmar que há uma verdadeira rede social exclusiva para o segmento. Pois é assim que o BIM pode ser encarado diante das transformações que ele provocou e ainda vem provocando nas relações multidisciplinares necessárias em qualquer canteiro de obras. Basta ressaltar que, até antes da adoção do sistema no Brasil, apenas em 2018, arquitetos e engenheiros de diferentes especialidades não estabeleciam uma comunicação tão efetiva nos projetos imobiliários. Era quase que cada um por si, o que resultava em mais despesas por conta de seguidas mudanças de planos.

O sistema, cuja sigla em português significa Modelagem da Informação da Construção, alterou não apenas a profundidade com que a construção civil antevê seus projetos como também as interações entre os profissionais envolvidos na obra. O projeto elaborado através da tecnologia do BIM demanda antes de tudo um trabalho em equipe, otimizando justamente o uso e a economia de recursos, de trabalhadores e de soluções necessárias no empreendimento, de forma conjunta. Ele exige que toda a equipe se reúna e cumpra cada etapa a várias mãos.

Um exemplo simples da sua relevância ocorre quando o engenheiro eletricista conclui que é necessário inserir uma tomada a mais no projeto da cozinha. Mas ao notar que isso esbarra diretamente no projeto hidráulico, a equipe é mobilizada para que compatibilização de projetos viabilize a mudança no projeto. Algo que só é possível com o BIM. Por isso mesmo, diz-se, com bastante propriedade, que o surgimento do sistema representa uma nova era para a construção civil, mas arrisco ir mais longe: seguramente é a maior novidade desde a Revolução Industrial ocorrida há quase dois séculos.

Isso porque o BIM não é um simples software, mas uma grande plataforma capaz de reunir uma imensidão de informações técnicas da edificação, com uma riqueza de detalhes que demanda a coparticipação dos especialistas envolvidos. A complexidade do sistema permite agregar ferramentas como o TQS, o Archicad, o Altoqi, o Revit e o Navisworks, cujas funções são essenciais para cada perfil de profissional que atua na obra. Isso acaba estimulando uma integração que faz agilizar a entrega e ao mesmo acabar com os improvisos.

Por tudo isso é que chegamos a uma realidade em que é inconcebível formular qualquer debate no campo da construção civil sem considerar esse sistema. Seria o mesmo que pensar a comunicação de hoje desprezando a internet e suas redes sociais digitais. Mais do que uma ponte, o BIM é uma grande via de trânsito rápido, capaz de dinamizar todas as etapas da construção e de se aproximar dos custos totais de forma quase que absolutamente certeira. É um novo mundo que se desponta diante dos nossos olhos.

* Laura Paiva, BIM Manager e sócia da Projelet.

Para mais informações sobre construção civil clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Apesar de serem usados como sinônimos, empreendedor e empresário não são exatamente a mesma coisa.

Autor: Leonardo Chucrute

Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Vendas da Black Friday aquecem o comércio e impulsionam os resultados em Minas Gerais

67,9% do comércio de MG teve vendas iguais ou maiores na Black Friday 2025 vs. 2024. Estratégias e economia impulsionaram o resultado.

Autor: Divulgação

Vendas da Black Friday aquecem o comércio  e impulsionam os resultados em Minas Gerais

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Cobrança intensa por metas e eventos corporativos elevam risco de assédio moral e sexual. Ações de prevenção são questionadas.

Autor: Divulgação

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Especialistas alertam que confraternizações de fim de ano exigem limites e postura equilibrada para evitar demissões ou prejudicar a imagem na carreira.

Autor: Divulgação

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Protecionismo global ameaça exportação do Brasil

CNC promove fórum para debater o impacto do “tarifaço” dos EUA e das barreiras comerciais no mundo, afetando a competitividade brasileira.

Autor: Divulgação


Tributação: é melhor importar ou fabricar?

A imprensa informa que diariamente entram nos Estados Unidos um bilhão de dólares de mercadorias importadas da China. Em outras nações também há um expressivo volume de importações.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Decisão entre terceirização e empregados diretos vai além da folha de pagamento, envolvendo riscos legais, gestão e treinamento da equipe.

Autor: Divulgação

Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Difundir conhecimento é, acima de tudo, um exercício de cultura organizacional.

Autor: Wanessa Cunha

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

Número de ações na Justiça do Trabalho evidencia urgência; especialistas alertam que nem toda cobrança é assédio, mas o tema exige políticas claras.

Autor: Divulgação

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

RH e TI: a nova parceria estratégica que está moldando o futuro do trabalho

Nos últimos anos, testemunhou-se uma aceleração tecnológica sem precedentes.

Autor: Juliana Maria


Terceirização vira estratégia para reduzir impostos

A terceirização de serviços, como segurança e limpeza, tem se consolidado como uma importante ferramenta de eficiência fiscal e operacional.

Autor: Divulgação


As consequências da falta de líderes

Poucos seres humanos se dedicam a examinar de que forma estão vivendo.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra