Grupo WhatsApp

Gamificação: o futuro do marketplace

Gamificação: o futuro do marketplace

08/12/2022 Samir Iásbeck

Ao contrário do que muitos imaginam, os jogos possuem funções que vão muito além de apenas entreter, relaxar e distrair nos momentos de lazer.

Gamificação: o futuro do marketplace

Nos últimos anos, o entendimento de que eles também podem ser aplicados pelo RH em processos seletivos e treinamentos; pelos professores nos estudos e momentos de aulas, e para motivar, integrar e engajar os colaboradores foi ampliado, e já podemos ver instituições dos mais variados segmentos utilizando-os em diversos momentos e com objetivos diferentes.

Segundo estudo realizado pela Universidade de Amsterdam em parceria com o Instituto Karolinska, houve um crescimento de aproximadamente 2,5 pontos no QI de crianças que tinham a prática de jogar videogames, o que mostra como eles são capazes de aumentar a inteligência.

Por conta dos resultados positivos observados no mercado, um número cada vez maior de empresas tem buscado trazer para dentro de casa os jogos e as estratégias de gamificação, que consistem na aplicação de elementos, lógicas e mecânicas de jogos em diversas atividades, principalmente com foco em qualificar, educar e treinar seus colaboradores.

Porém, existe um outro mercado que tem muito a ganhar com a adoção da ludificação e dos games: o varejo. Com as recentes transformações no comportamento de consumo, foi necessário se atentar e acompanhar as inovações para buscar compreender como e quais delas podem agregar aos negócios e promover uma entrega de mais qualidade para os clientes, além de alavancar as vendas.

Dessa forma, os marketplaces passaram a investir em gamificação com o objetivo de atingir e fidelizar os consumidores -- ainda mais em datas importantes para o varejo como a Black Friday e o Natal. Marcas como a Shopee, plataforma de comércio eletrônico asiática, e a Shein, varejista chinesa focada no mercado de fast fashion, já atuam nesse sentido e contam com diversos mini games em seus aplicativos que caíram no gosto dos usuários. Ao darem prêmios, como cupons e descontos nas compras e fretes, eles incentivam os consumidores a se envolver mais intensamente com a marca e adquirir produtos com mais frequência.

E esse movimento tem dado muito certo para elas. De acordo com relatório da Goldman Sachs produzido por meio de informações coletadas pela consultoria Sensor Tower, o app da Shein foi o mais baixado do segmento de moda em 2021, com 23,8 milhões de downloads. Já a Shopee multiplicou notoriamente o capital da sua instituição de pagamento no país, que foi de R$ 4 milhões para R$ 44 milhões.

Esse sucesso chamou a atenção do varejo brasileiro, que precisa retomar o interesse do público no setor e já está se movimentando para adotar estratégias do tipo. Tudo isso coloca a gamificação como uma das principais tendências para os marketplaces nos próximos anos, e quem não se atentar a isso vai ficar para trás nessa corrida maluca.

* Samir Iásbeck é CEO e Fundador do Qranio, plataforma LMS/LXP customizável de aprendizagem que usa a ludificação para estimular os usuários a se envolverem com conteúdos educacionais em todos os momentos.

Para mais informações sobre marketplace clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Piar Comunicação



Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Apesar de serem usados como sinônimos, empreendedor e empresário não são exatamente a mesma coisa.

Autor: Leonardo Chucrute

Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Vendas da Black Friday aquecem o comércio e impulsionam os resultados em Minas Gerais

67,9% do comércio de MG teve vendas iguais ou maiores na Black Friday 2025 vs. 2024. Estratégias e economia impulsionaram o resultado.

Autor: Divulgação

Vendas da Black Friday aquecem o comércio  e impulsionam os resultados em Minas Gerais

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Cobrança intensa por metas e eventos corporativos elevam risco de assédio moral e sexual. Ações de prevenção são questionadas.

Autor: Divulgação

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Especialistas alertam que confraternizações de fim de ano exigem limites e postura equilibrada para evitar demissões ou prejudicar a imagem na carreira.

Autor: Divulgação

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Protecionismo global ameaça exportação do Brasil

CNC promove fórum para debater o impacto do “tarifaço” dos EUA e das barreiras comerciais no mundo, afetando a competitividade brasileira.

Autor: Divulgação


Tributação: é melhor importar ou fabricar?

A imprensa informa que diariamente entram nos Estados Unidos um bilhão de dólares de mercadorias importadas da China. Em outras nações também há um expressivo volume de importações.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Decisão entre terceirização e empregados diretos vai além da folha de pagamento, envolvendo riscos legais, gestão e treinamento da equipe.

Autor: Divulgação

Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Difundir conhecimento é, acima de tudo, um exercício de cultura organizacional.

Autor: Wanessa Cunha

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

Número de ações na Justiça do Trabalho evidencia urgência; especialistas alertam que nem toda cobrança é assédio, mas o tema exige políticas claras.

Autor: Divulgação

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

RH e TI: a nova parceria estratégica que está moldando o futuro do trabalho

Nos últimos anos, testemunhou-se uma aceleração tecnológica sem precedentes.

Autor: Juliana Maria


Terceirização vira estratégia para reduzir impostos

A terceirização de serviços, como segurança e limpeza, tem se consolidado como uma importante ferramenta de eficiência fiscal e operacional.

Autor: Divulgação


As consequências da falta de líderes

Poucos seres humanos se dedicam a examinar de que forma estão vivendo.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra