Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Gamificação: o futuro do marketplace

Gamificação: o futuro do marketplace

08/12/2022 Samir Iásbeck

Ao contrário do que muitos imaginam, os jogos possuem funções que vão muito além de apenas entreter, relaxar e distrair nos momentos de lazer.

Gamificação: o futuro do marketplace

Nos últimos anos, o entendimento de que eles também podem ser aplicados pelo RH em processos seletivos e treinamentos; pelos professores nos estudos e momentos de aulas, e para motivar, integrar e engajar os colaboradores foi ampliado, e já podemos ver instituições dos mais variados segmentos utilizando-os em diversos momentos e com objetivos diferentes.

Segundo estudo realizado pela Universidade de Amsterdam em parceria com o Instituto Karolinska, houve um crescimento de aproximadamente 2,5 pontos no QI de crianças que tinham a prática de jogar videogames, o que mostra como eles são capazes de aumentar a inteligência.

Por conta dos resultados positivos observados no mercado, um número cada vez maior de empresas tem buscado trazer para dentro de casa os jogos e as estratégias de gamificação, que consistem na aplicação de elementos, lógicas e mecânicas de jogos em diversas atividades, principalmente com foco em qualificar, educar e treinar seus colaboradores.

Porém, existe um outro mercado que tem muito a ganhar com a adoção da ludificação e dos games: o varejo. Com as recentes transformações no comportamento de consumo, foi necessário se atentar e acompanhar as inovações para buscar compreender como e quais delas podem agregar aos negócios e promover uma entrega de mais qualidade para os clientes, além de alavancar as vendas.

Dessa forma, os marketplaces passaram a investir em gamificação com o objetivo de atingir e fidelizar os consumidores -- ainda mais em datas importantes para o varejo como a Black Friday e o Natal. Marcas como a Shopee, plataforma de comércio eletrônico asiática, e a Shein, varejista chinesa focada no mercado de fast fashion, já atuam nesse sentido e contam com diversos mini games em seus aplicativos que caíram no gosto dos usuários. Ao darem prêmios, como cupons e descontos nas compras e fretes, eles incentivam os consumidores a se envolver mais intensamente com a marca e adquirir produtos com mais frequência.

E esse movimento tem dado muito certo para elas. De acordo com relatório da Goldman Sachs produzido por meio de informações coletadas pela consultoria Sensor Tower, o app da Shein foi o mais baixado do segmento de moda em 2021, com 23,8 milhões de downloads. Já a Shopee multiplicou notoriamente o capital da sua instituição de pagamento no país, que foi de R$ 4 milhões para R$ 44 milhões.

Esse sucesso chamou a atenção do varejo brasileiro, que precisa retomar o interesse do público no setor e já está se movimentando para adotar estratégias do tipo. Tudo isso coloca a gamificação como uma das principais tendências para os marketplaces nos próximos anos, e quem não se atentar a isso vai ficar para trás nessa corrida maluca.

* Samir Iásbeck é CEO e Fundador do Qranio, plataforma LMS/LXP customizável de aprendizagem que usa a ludificação para estimular os usuários a se envolverem com conteúdos educacionais em todos os momentos.

Para mais informações sobre marketplace clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Piar Comunicação



Insegurança jurídica e os impactos no setor industrial

Vivemos um momento de grande apreensão no cenário econômico e jurídico brasileiro.

Autor: Gino Paulucci Jr.

Insegurança jurídica e os impactos no setor industrial

Oportunidade única

Imóveis em áreas nobres da capital de Minas com instalações voltadas para a área médica.

Autor: Divulgação

Oportunidade única

Gerenciamento de prazos

Para que uma empresa tenha sucesso e consiga assumir seus compromissos, é fundamental dar importância ao gerenciamento de prazos.

Autor: Leonardo Chucrute

Gerenciamento de prazos

IA para empreendedores: impulsione negócios com ChatGPT e Gemini

Lançamento da DVS Editora oferece guia prático para empresários que desejam aprimorar suas potencialidades a partir dos benefícios da Inteligência Artificial.

Autor: Divulgação

IA para empreendedores: impulsione negócios com ChatGPT e Gemini

Minas Gerais já abriu quase 40 mil novas empresas este ano

Relatório da Jucemg aponta alta de 12,51% em relação aos cinco primeiros meses do ano anterior.

Autor: Divulgação


Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Como evitá-las adequando-se à LGPD?

Autor: Ricardo Maravalhas

Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Minas atrai investimento que vai gerar 300 vagas para engenheiros na Grande BH

Empresa Wabtec anuncia construção de novo centro de engenharia em Contagem após Minas vencer concorrência com estados de dez países.

Autor: Divulgação


Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Intempérie. No dicionário, a definição para esse substantivo feminino traz como significado: mau tempo ou tempestade.

Autor: Haroldo Matsumoto

Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Desafios empresariais

Empreender envolve correr riscos e encontrar soluções para os problemas das pessoas.

Autor: Leonardo Chucrute

Desafios empresariais

Um líder de verdade ensina o que sabe

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Um líder de verdade ensina o que sabe

Luciano Hang apoia manifesto isenção de impostos nas compras até US$50

Na noite de sexta-feira, 17, o dono da Havan, Luciano Hang, participou do jantar de encerramento do 39º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), em Balneário Camboriú (SC).

Autor: Divulgação


Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Ser um empreendedor em um negócio altamente estressante é como estar em uma montanha-russa emocional.

Autor: João Roncati

Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?