Grupo WhatsApp

Liderança e Inovação, atitudes importantes para o sucesso do gestor

Liderança e Inovação, atitudes importantes para o sucesso do gestor

26/08/2019 Celso Estrella

Vivemos uma época de escassez de pessoal qualificado e muita concorrência nos mercados em que atuamos e a chave do sucesso é simples: liderança.

Um ponto importante é como formar e conduzir equipes competentes e motivadas a superar metas desafiadoras. Para isso, o gestor deve: saber contratar a pessoa certa para a função; integrar e capacitar para pleno desempenho; estimular a motivação através de desafios; tratar os colaboradores com respeito; monitorar resultados e fornecer feedback contínuo; e praticar o reconhecimento nas situações de sucesso.

Entre as diversas ferramentas de liderança que um gestor deve dispor para ter sucesso na condução de equipes, não podem faltar as competências em Comunicação, Motivação, Delegação, Administração de Conflitos e Tomada de Decisão. Um caminho promissor é o gestor planejar um aperfeiçoamento profissional que contemple um aprofundamento nos temas através de treinamentos, literatura, participação em seminários e congressos e dispor-se a trocar idéias com outros gestores.

A inovação também deve estar presente. Inovar é colocar em prática algo que não fazia parte de nosso dia a dia. Introduzir uma novidade na empresa seja criando algo totalmente novo ou simplesmente algo que já vem sendo praticado por outras empresas. Para inovar não é necessário “re-inventar a roda”, ao contrario, é buscar conhecimento sobre seu funcionamento e avaliar a relação custo-benefício para tomar a decisão de implantação da novidade.

Um bom exemplo é a  “Reunião do Bom Dia”. Venho implementando essa prática nas empresas para as quais trabalho como consultor com excelentes resultados. Basicamente reúne-se todo o pessoal diariamente, no início do seu turno de trabalho, em pé, no próprio local de trabalho e o gestor relata os fatos relevantes do dia anterior e o que de importante deverá ser realizado no dia de hoje. É importante respeitar o tempo (5 minutos), pois, não compromete o período de trabalho e damos o exemplo de cumprir o que foi combinado. Entre os resultados já obtidos com a iniciativa, há relatos de redução de atrasos, pontualidade nas entregas, melhor relacionamento interpessoal, redução de perdas enfim, ganhos na produção.

Porém, uma premissa é essencial para o sucesso: gostar de pessoas. Aceitar as diferenças individuais, aproveitar a diversidade para montar times equilibrados e com ampla competência e desenvolver sua capacidade de saber ouvir e criar oportunidades para isso.

Para finalizar quero provocar meus colegas empresários convidando-os a refletir sobre o quanto temos produzido comparado ao que efetivamente poderíamos fazer, vencendo todas as dificuldades do nosso ambiente de negócios ao aplicarmos a tão decantada criatividade do brasileiro. Mãos à obra!

* Celso Estrella é Engenheiro Industrial especialista em Técnicas Japonesas de Gestão e diretor da CriaCorp-Desenvolvimento Empresarial www.criacorp.com.br

Fonte: Grupo Vervi



Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Apesar de serem usados como sinônimos, empreendedor e empresário não são exatamente a mesma coisa.

Autor: Leonardo Chucrute

Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Vendas da Black Friday aquecem o comércio e impulsionam os resultados em Minas Gerais

67,9% do comércio de MG teve vendas iguais ou maiores na Black Friday 2025 vs. 2024. Estratégias e economia impulsionaram o resultado.

Autor: Divulgação

Vendas da Black Friday aquecem o comércio  e impulsionam os resultados em Minas Gerais

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Cobrança intensa por metas e eventos corporativos elevam risco de assédio moral e sexual. Ações de prevenção são questionadas.

Autor: Divulgação

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Especialistas alertam que confraternizações de fim de ano exigem limites e postura equilibrada para evitar demissões ou prejudicar a imagem na carreira.

Autor: Divulgação

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Protecionismo global ameaça exportação do Brasil

CNC promove fórum para debater o impacto do “tarifaço” dos EUA e das barreiras comerciais no mundo, afetando a competitividade brasileira.

Autor: Divulgação


Tributação: é melhor importar ou fabricar?

A imprensa informa que diariamente entram nos Estados Unidos um bilhão de dólares de mercadorias importadas da China. Em outras nações também há um expressivo volume de importações.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Decisão entre terceirização e empregados diretos vai além da folha de pagamento, envolvendo riscos legais, gestão e treinamento da equipe.

Autor: Divulgação

Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Difundir conhecimento é, acima de tudo, um exercício de cultura organizacional.

Autor: Wanessa Cunha

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

Número de ações na Justiça do Trabalho evidencia urgência; especialistas alertam que nem toda cobrança é assédio, mas o tema exige políticas claras.

Autor: Divulgação

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

RH e TI: a nova parceria estratégica que está moldando o futuro do trabalho

Nos últimos anos, testemunhou-se uma aceleração tecnológica sem precedentes.

Autor: Juliana Maria


Terceirização vira estratégia para reduzir impostos

A terceirização de serviços, como segurança e limpeza, tem se consolidado como uma importante ferramenta de eficiência fiscal e operacional.

Autor: Divulgação


As consequências da falta de líderes

Poucos seres humanos se dedicam a examinar de que forma estão vivendo.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra