Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que as marcas podem esperar do mercado digital?

O que as marcas podem esperar do mercado digital?

01/03/2023 Daniella Doyle

A chegada de 2023 vem carregada de expectativas quando falamos em comércio, em especial, o digital.

O que as marcas podem esperar do mercado digital?

Em janeiro do ano passado, tive a oportunidade de começar a escrever artigos abordando justamente as tendências nesse segmento, tanto da parte do consumidor como das empresas. Passado um ano desde a publicação daquele texto, temos a oportunidade de conferir se o cenário que se desenrolou conforme previsto, além de comentar o que está por vir nos próximos meses.

Um dos pontos principais que havia citado no meu primeiro artigo foi como os consumidores passaram a valorizar cada vez mais as experiências e sentimentos durante uma jornada de compra, trazendo o dado apresentado pela Gartner, que dizia que 50% dos clientes entrevistados possuíam grandes chances de migrarem para concorrentes se expostos a experiências desconfortáveis. A tendência segue forte para o ano de 2023, já que, segundo uma pesquisa da Opinion Box e Dito, os consumidores brasileiros seguem em busca de reconhecimento.

72% dos entrevistados esperam ser reconhecidos como indivíduos únicos, com seus interesses e necessidades identificados pelas grandes marcas. Outro dado relevante diz respeito ao panorama do cenário, pois 75% dos entrevistados afirmaram que indicam marcas que oferecem experiências personalizadas, trazendo destaque para caminhos que as empresas podem tomar para capitalizar cada vez mais o número de clientes fiéis e defensores, como estratégias voltadas para se conectar, de maneira humana, com o público alvo e o marketing de referência.

Ainda falando sobre estratégias que visam a experiência do consumidor, diversas marcas estão investindo cada vez mais em marketing de influência, ponto este que também destaquei ano passado. A principal preocupação dos grandes players é encontrar figuras populares no meio digital que conversem com pautas conscientes voltadas para ações mais humanizadas, porém, essa questão também é recíproca pelo lado dos “influencers”. De acordo com o relatório Eleições e Influência, realizado pela YOUPIX, 81,5% dos criadores de conteúdo acreditam na importância das marcas exporem um posicionamento claro, enquanto 65,4% chegaram a recusar jobs por não haver alinhamento ideológico. Pensando nisso, a tendência é que as marcas deem cada vez mais autonomia aos criadores de conteúdo.

Quanto aos canais de venda, a pesquisa mostra ainda que, por mais que a maioria dos entrevistados tenha realizado compras por meio de marketplaces digitais nos últimos 12 meses, a narrativa de que as lojas físicas estão perto de serem extintas é equivocada. O levantamento aponta que 67% dos entrevistados concordam que comprar online não substitui totalmente a experiência das lojas físicas. Desta forma, as estratégias em multicanais ou omnichannel, tendência esta que teve início nos últimos anos e vem demonstrando ainda mais força, devem otimizar integrações práticas e intuitivas entre os ambientes físicos e digitais.

O que podemos perceber é que a tecnologia, assim como os comportamentos que surgem a partir de seu avanço, seguem ditando as tendências do mercado. Vale sempre ressaltar a importância de as marcas estarem alinhadas e atualizadas com o que ocorre ao seu redor, afinal essa é a única forma de proporcionar experiências atuais e verídicas para seus clientes.

* Daniella Doyle é head de Marketing do Bling, sistema de gestão da Locaweb Company. 

Para mais informações sobre mercado digital clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Seven PR



Minas Gerais já abriu quase 40 mil novas empresas este ano

Relatório da Jucemg aponta alta de 12,51% em relação aos cinco primeiros meses do ano anterior.

Autor: Divulgação


Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Como evitá-las adequando-se à LGPD?

Autor: Ricardo Maravalhas

Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Minas atrai investimento que vai gerar 300 vagas para engenheiros na Grande BH

Empresa Wabtec anuncia construção de novo centro de engenharia em Contagem após Minas vencer concorrência com estados de dez países.

Autor: Divulgação


Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Intempérie. No dicionário, a definição para esse substantivo feminino traz como significado: mau tempo ou tempestade.

Autor: Haroldo Matsumoto

Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Desafios empresariais

Empreender envolve correr riscos e encontrar soluções para os problemas das pessoas.

Autor: Leonardo Chucrute

Desafios empresariais

Um líder de verdade ensina o que sabe

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Um líder de verdade ensina o que sabe

Luciano Hang apoia manifesto isenção de impostos nas compras até US$50

Na noite de sexta-feira, 17, o dono da Havan, Luciano Hang, participou do jantar de encerramento do 39º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), em Balneário Camboriú (SC).

Autor: Divulgação


Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Ser um empreendedor em um negócio altamente estressante é como estar em uma montanha-russa emocional.

Autor: João Roncati

Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Azul cria fundo social para captação de recursos para desastres nacionais

Itaú Unibanco se torna o primeiro apoiador após doação de R$ 5 milhões.

Autor: Divulgação


Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Entenda como funciona a transição para Microempresa.

Autor: Divulgação

Ultrapassei o limite do MEI e agora?

Por que tantas recuperações judiciais?

Nas últimas semanas, a imprensa reproduziu amplamente o indicador de recuperações judiciais produzido e monitorado pela Serasa Experian, a concorrente britânica do histórico SPC, este desenvolvido pela Câmara dos Dirigentes Logistas, que oferece serviços de proteção ao crédito.

Autor: Carlos Gomes


Empreendedorismo com propósito

Nasci em Nova Iguaçu, cidade do estado do Rio de Janeiro, e comecei a empreender desde muito cedo.

Autor: Leonardo Chucrute

Empreendedorismo com propósito