Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Pequenos varejos: automação fideliza clientes e amplia competitividade

Pequenos varejos: automação fideliza clientes e amplia competitividade

04/12/2023 Guilherme Mauri

Os desafios para os pequenos varejistas se mostram cada dia mais evidentes, principalmente com o avanço deste setor no Brasil.

Pequenos varejos: automação fideliza clientes e amplia competitividade

De acordo com o relatório Consumer Insights, produzido pela consultoria Kantar em 2022, o ‘pequeno varejo’ conquistou mais de 7,6 milhões de novos consumidores de 2019 a 2022, simbolizando 23,6% dos gastos totais mensais das famílias brasileiras neste período. 

Tal crescimento evidencia a necessidade de construir ambientes mais ágeis e práticos. Uma das soluções é a automatização, já que facilita o dia a dia do pequeno varejista, além de proporcionar benefícios que vão muito além da conveniência para o consumidor. Com isso, a ascensão desse tipo de mercado acaba sendo um termômetro para aprimorar todo o processo de atendimento tanto em complexos residenciais e comerciais, quanto em lojas de bairro. Isso não apenas deixa os clientes mais satisfeitos, como aumenta as chances de retornarem às lojas. 

Investir em soluções de automação, principalmente no self check-out - o mesmo que um terminal de autoatendimento, gera conexão com o consumidor, ainda mais porque ele entende que, apesar de buscar produtos em uma loja menor e localizada em pontos estratégicos de conveniência, ele poderá encontrar comodidade no momento de realizar as compras, principalmente por não se deparar com filas e um longo tempo de espera. Além disso, vai economizar com o deslocamento, dado o conceito de superproximidade proporcionado pelos pequenos varejos.

A facilitação do pagamento por meios automatizados representa uma modernização dos sistemas dos pequenos varejistas e sua entrada na era digital. O estabelecimento ainda economiza, visto que consegue minimizar custos de pessoal, por exemplo, já que não precisa ter um intermediário de compra na frente de caixa que acumula preocupações com troco, cédulas ou moedas corretas. Os sistemas automatizados processam pagamentos com precisão, tornando a transação suave e sem complicações, sem contar que os colaboradores podem ser direcionados para outras atividades, agregando mais valor e eficiência na operação e atendimento nas lojas. 

Ainda, como benefício para o pequeno comerciante está o mapeamento da jornada do cliente, principalmente para avaliar cada comportamento de compra, estabelecendo uma aproximação a partir de estratégias como a personalização de ofertas, aprimoramento do mix de produtos e otimização da precificação para um atendimento cada vez mais assertivo. O caminho para fidelizar clientes é proporcionar uma experiência descomplicada e que supere as expectativas. 

Desta forma, além do investimento inicial em self check-out ser muito mais baixo do que o esperado, os pequenos varejistas que investem em automação reduzem erros de registro de caixa e minimizam perdas por fraudes ou trocos incorretos. Vale ter em mente que essa transição, além de  economizar custos e impulsionar a produtividade, pode ser o diferencial que os coloca em vantagem em um mercado cada vez mais competitivo.  

* Guilherme Mauri é administrador de empresas e CEO da Minha Quitandinha, rede de minimercados autônomos.

Para mais informações sobre automação clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Markable Comunicação



Insegurança jurídica e os impactos no setor industrial

Vivemos um momento de grande apreensão no cenário econômico e jurídico brasileiro.

Autor: Gino Paulucci Jr.

Insegurança jurídica e os impactos no setor industrial

Oportunidade única

Imóveis em áreas nobres da capital de Minas com instalações voltadas para a área médica.

Autor: Divulgação

Oportunidade única

Gerenciamento de prazos

Para que uma empresa tenha sucesso e consiga assumir seus compromissos, é fundamental dar importância ao gerenciamento de prazos.

Autor: Leonardo Chucrute

Gerenciamento de prazos

IA para empreendedores: impulsione negócios com ChatGPT e Gemini

Lançamento da DVS Editora oferece guia prático para empresários que desejam aprimorar suas potencialidades a partir dos benefícios da Inteligência Artificial.

Autor: Divulgação

IA para empreendedores: impulsione negócios com ChatGPT e Gemini

Minas Gerais já abriu quase 40 mil novas empresas este ano

Relatório da Jucemg aponta alta de 12,51% em relação aos cinco primeiros meses do ano anterior.

Autor: Divulgação


Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Como evitá-las adequando-se à LGPD?

Autor: Ricardo Maravalhas

Multas e sanções administrativas podem ‘matar’ uma PME

Minas atrai investimento que vai gerar 300 vagas para engenheiros na Grande BH

Empresa Wabtec anuncia construção de novo centro de engenharia em Contagem após Minas vencer concorrência com estados de dez países.

Autor: Divulgação


Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Intempérie. No dicionário, a definição para esse substantivo feminino traz como significado: mau tempo ou tempestade.

Autor: Haroldo Matsumoto

Como empresas e empresários devem agir para sobreviver às intempéries

Desafios empresariais

Empreender envolve correr riscos e encontrar soluções para os problemas das pessoas.

Autor: Leonardo Chucrute

Desafios empresariais

Um líder de verdade ensina o que sabe

Não são incomuns as histórias de profissionais que, voluntariamente, trocam de emprego para ganhar menos do que em suas posições anteriores.

Autor: Yuri Trafane

Um líder de verdade ensina o que sabe

Luciano Hang apoia manifesto isenção de impostos nas compras até US$50

Na noite de sexta-feira, 17, o dono da Havan, Luciano Hang, participou do jantar de encerramento do 39º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), em Balneário Camboriú (SC).

Autor: Divulgação


Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?

Ser um empreendedor em um negócio altamente estressante é como estar em uma montanha-russa emocional.

Autor: João Roncati

Como usar a inteligência emocional para lidar com os negócios?