Grupo WhatsApp

Vendas tradicionais x vendas digitais

Vendas tradicionais x vendas digitais

16/06/2022 Fábio Oliveira

No mundo das vendas é imprescindível estar atento a todas as novidades do mercado.

Vendas tradicionais x vendas digitais

Os acontecimentos dos últimos anos trouxeram ensinamentos importantes para o mundo dos negócios, principalmente no que diz a respeito das mudanças de padrões de comportamento de consumo. O consumidor de hoje está muito mais exigente, conectado e informado, assim, as organizações precisam se adaptar a essa nova realidade e adotar ferramentas tecnológicas para estreitar relacionamento com seus respectivos stakeholders. Apesar disso, há empresas que ainda persistem em atuar com um modelo de negócio mais tradicional pela simples dificuldade em enxergar progresso no digital.

No mundo das vendas é imprescindível estar atento a todas as novidades do mercado. Dessa forma, empresas que operam com modelos tradicionais de vendas ficaram para trás, mesmo com as metodologias antigas ainda usada por vendedores e que ainda dão certo. Com um mercado cada vez mais competitivo, transitar do modelo tradicional ao digital é quebrar uma barreira cultural da sua operação e dos seus clientes. Para se amparar neste processo de modelo, a mudança tem que partir de uma liderança convencida que essa transformação é a melhor para sua empresa e estimular o time com conhecimento para estar disposto a evoluir.

Estatísticas apontam que apenas 15% das empresas no Brasil de fato transacionam 100% das suas vendas no digital, 85% ainda vendem de forma tradicional, porém mais de 80% das vendas passam pela internet. No final, mesmo que a compra seja realizada presencialmente ela anteriormente teve impactos pela internet, ou seja, o consumidor já vem com mais conhecimento sobre o serviço ou o produto que irá adquirir, e isso impacta em toda sua jornada de compra e na forma de atuação do vendedor.

O bom vendedor deve permanecer com as características de vendedores tradicionais no quesito de boa comunicação, empatia, poder de negociação e em contornar objeções. Ainda assim, destaca-se aqueles que sabem dominar as ferramentas tecnológicas para otimizar processos. De acordo com a pesquisa da McKinsey & Company, empresa líder mundial no mercado de consultoria empresarial, 40% do tempo das equipes de vendas é gasto com atividades que poderiam ser automatizadas adaptando tecnologias já existentes.

Estar pronto para o futuro é olhar para outros projetos inovadores, porém modificações exigem um bom planejamento e devem ser avaliadas quanto ao cenário ser favorável ou não para sua empresa realmente mudar. É inegável que o caminho para o digital é tendência em todas as vertentes do mercado, uma vez pode que melhorar uma série de processos e tornar a experiência do cliente memorável.

* Fábio Oliveira é CEO da SalesFarm, primeira plataforma que terceiriza a força de vendas por meio de um software e tem como objetivo conectar empreendedores a vendedores.

Para mais informações sobre Vendas clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: PiaR Comunicação



Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Apesar de serem usados como sinônimos, empreendedor e empresário não são exatamente a mesma coisa.

Autor: Leonardo Chucrute

Diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Vendas da Black Friday aquecem o comércio e impulsionam os resultados em Minas Gerais

67,9% do comércio de MG teve vendas iguais ou maiores na Black Friday 2025 vs. 2024. Estratégias e economia impulsionaram o resultado.

Autor: Divulgação

Vendas da Black Friday aquecem o comércio  e impulsionam os resultados em Minas Gerais

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Cobrança intensa por metas e eventos corporativos elevam risco de assédio moral e sexual. Ações de prevenção são questionadas.

Autor: Divulgação

Pressão e festas de fim de ano disparam casos de assédio

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Especialistas alertam que confraternizações de fim de ano exigem limites e postura equilibrada para evitar demissões ou prejudicar a imagem na carreira.

Autor: Divulgação

Etiqueta na ‘festa da empresa’ define futuro profissional

Protecionismo global ameaça exportação do Brasil

CNC promove fórum para debater o impacto do “tarifaço” dos EUA e das barreiras comerciais no mundo, afetando a competitividade brasileira.

Autor: Divulgação


Tributação: é melhor importar ou fabricar?

A imprensa informa que diariamente entram nos Estados Unidos um bilhão de dólares de mercadorias importadas da China. Em outras nações também há um expressivo volume de importações.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Decisão entre terceirização e empregados diretos vai além da folha de pagamento, envolvendo riscos legais, gestão e treinamento da equipe.

Autor: Divulgação

Custos ocultos no quadro de funcionários próprios

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Difundir conhecimento é, acima de tudo, um exercício de cultura organizacional.

Autor: Wanessa Cunha

Difundir conhecimento é fortalecer a empresa

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

Número de ações na Justiça do Trabalho evidencia urgência; especialistas alertam que nem toda cobrança é assédio, mas o tema exige políticas claras.

Autor: Divulgação

Casos de assédio sexual crescem 35% no Brasil

RH e TI: a nova parceria estratégica que está moldando o futuro do trabalho

Nos últimos anos, testemunhou-se uma aceleração tecnológica sem precedentes.

Autor: Juliana Maria


Terceirização vira estratégia para reduzir impostos

A terceirização de serviços, como segurança e limpeza, tem se consolidado como uma importante ferramenta de eficiência fiscal e operacional.

Autor: Divulgação


As consequências da falta de líderes

Poucos seres humanos se dedicam a examinar de que forma estão vivendo.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra