Ferrovias: potencial para logística nacional
Ferrovias: potencial para logística nacional
Mais de 150 anos após a Estrada de Ferro Mauá, a malha ferroviária representa apenas 20,7% do transporte de cargas do Brasil. Especialistas debatem a expansão do modal, destacando vantagens em eficiência e integração nacional.

O baixo percentual de participação do modal ferroviário na matriz de transporte de cargas brasileira, que é de 20,7% segundo a ANTT, foi tema central de discussões durante a ABM Week 2025. O painel “Investimentos em ferrovias: desafios e oportunidades para a indústria do aço” reuniu representantes do setor para debater o potencial de crescimento do sistema férreo.
Delmi Carvalho, Coordenador de Logística da ABM, moderador do debate, ressaltou que investir no desenvolvimento da malha ferroviária é crucial. Ele citou três aspectos vantajosos: logística, com redução de custos em longas distâncias; eficiência energética, pelo menor consumo de combustível por tonelada; e integração nacional, que impulsiona a economia.
Carvalho reconhece que a expansão exige altos investimentos e pode gerar impactos, mas garante que os benefícios superam os desafios. Aumento da eficiência logística, redução de custos e estímulo ao desenvolvimento regional, com geração de empregos e diminuição de acidentes rodoviários, estão entre as vantagens.
Paulo Roberto de Oliveira, da ANTF, apontou a necessidade de previsibilidade de recursos e um cenário regulatório sólido. Ele destacou o investimento majoritariamente privado, que estimula o setor pela menor burocracia.
Para o especialista da ABM, o crescimento do setor passa pelo diálogo contínuo entre autoridades, setor privado e especialistas, buscando maior competitividade e garantindo segurança jurídica para atrair investimentos consistentes de longo prazo. A integração intermodal, envolvendo rodovias, ferrovias e portos, é fundamental para fortalecer toda a cadeia.
Foto: Divulgação/Freepik
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