Roubo de caminhões cresce 6,2% e atinge pico no Brasil
Roubo de caminhões cresce 6,2% e atinge pico no Brasil
O roubo e furto de caminhões no Brasil cresceu 6,2% no terceiro trimestre, segundo o Grupo Tracker.

O Brasil registrou um aumento de 6,2% no índice de roubo e furto de caminhões no terceiro trimestre, em comparação com o período anterior. Os dados são do Grupo Tracker, que aponta que mais da metade das ocorrências se concentra nas terças, quartas e quintas-feiras, alinhado com o pico das operações de transporte e entrega.
Vitor Corrêa, gerente de Comando e Monitoramento do Grupo Tracker, explica que os dados são cruciais para orientar estratégias de vigilância em rotas e horários de risco. "Trabalhamos com monitoramento preditivo e cruzamento de dados para antecipar padrões de risco", detalha, ressaltando que essa abordagem proativa reduz o tempo de resposta e aumenta a taxa de recuperação.
O executivo alerta que a ação criminosa está mais sofisticada, com o uso de bloqueadores de sinal (jammers). Para combater isso, o uso de tecnologias híbridas de rastreamento (RF + GPS + GSM) se torna indispensável. "Essa redundância tem sido determinante para viabilizar a recuperação em operações reais", afirma.
Com a aproximação do último trimestre – marcado pela Black Friday, Natal e festas de fim de ano – o Grupo Tracker intensifica o alerta das equipes. Este período acelera o transporte de cargas, elevando os riscos. A empresa foca em reforçar as ações preventivas e o monitoramento inteligente.
Corrêa destaca a eficiência operacional, que depende de tecnologia e análise para antecipar movimentos das quadrilhas. O Grupo Tracker mantém um índice de recuperação acima de 90% quando acionado na primeira hora, creditando esse sucesso à tecnologia exclusiva de radiofrequência (RF), imune a bloqueadores e capaz de localizar veículos em locais de difícil acesso. A malha de cobertura conta com mais de 35 mil antenas distribuídas pelo país.
Foto: Divulgação/Freepik
Para mais informações sobre caminhões clique aqui...
Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!
Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp
Todos os nossos textos são publicados também no Facebook e no X (antigo Twitter)














