Confira receitas de quitutes juninos em versões nutritivas
Confira receitas de quitutes juninos em versões nutritivas
Arroz doce integral e pamonha de forno fit são as dicas da docente de Gastronomia do Senac em Betim.

Chegou a aguardada época das festas juninas e seus deliciosos quitutes. Mas quem busca uma alimentação equilibrada, muitas vezes quer ou precisa resistir a essas tentações. A solução está nas releituras fit, que mantêm o sabor característico dos pratos juninos com ingredientes mais saudáveis.
Hellen Oliveira, docente da área de Gastronomia do Senac em Betim, que integra o Sistema Fecomércio MG, indica duas receitas para celebrar o período sem abrir mão do cuidado com a saúde. “O Arroz Doce Integral e a Pamonha de forno Fit provam que é possível inovar preservando tradições culinárias”, afirma a especialista. Confira as duas receitas que transformam clássicos juninos em versões nutritivas.
Arroz doce integral sem açúcar
Ingredientes:
- 20gr de coco seco picado
- 1lts de água
- 400gr de arroz integral
- 4 unidades de cravo
- 1 maçã
- 1 unidade de canela em pau
- Canela (a gosto)
Modo de preparo
Bata o coco e a água no liquidificador por cerca de 2 a 5 minutos. Coe para separar o leite de coco obtido e reserve 2 colheres de sopa do bagaço para a receita. Em uma panela, coloque o arroz com o leite de coco, os cravos e metade da canela. Quando levantar fervura, diminua o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos ou até o arroz estar bem macio. Depois que o arroz estiver macio, adicione a maçã ralada e cozinhe por mais 5 minutos. Se necessário, coloque mais água. Depois de pronto, adicione o coco ralado, e o restante da canela.
Pamonha de forno Fit
Ingredientes:
- 200gr açúcar mascavo ou demerara
- 150gr coco ralado
- 170gr milho verde sem água
- 2 unidades ovos
- 30gr farinha de arroz
- 100ml leite coco light
- 30gr polvilho doce
- 15gr fermento químico
- 30gr queijo parmesão light
- 10gr fécula de batata
Modo de preparo
Em um liquidificador, bata todos os ingredientes, exceto o fermento em pó. Quando todos os ingredientes batidos virarem uma massa homogênea, é hora de acrescentar o fermento e mexer para incorporar à massa. Em seguida, passe a massa para uma forma untada e leve para o forno a 200 graus. Quando o bolo de pamonha estiver dourado é só desligar o forno. Essa receita pode ser servida quente ou fria.
Foto: Divulgação/Freepik
Para mais informações sobre Gastronomia clique aqui...
Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!
Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp
Todos os nossos textos são publicados também no Facebook e no X (antigo Twitter)
Fonte: Rede Comunicação













