Posso tomar sorvete no inverno? Um mito desvendado
Posso tomar sorvete no inverno? Um mito desvendado
É um mito que sorvetes causam gripes ou resfriados. Especialistas garantem que o frio não afeta a imunidade.

Embora o sorvete seja mais associado ao verão, a ideia de que sobremesas frias causam gripes ou resfriados é um mito. Não há evidências de que interferem no sistema imunológico. Pelo contrário, podem até aliviar a dor de garganta.
"Antigamente pensava-se que sorvete e laticínios aumentavam o catarro, piorando resfriados ou dores de garganta. Mas isso é um mito. Estudos já comprovaram que essa associação não existe e o sorvete pode até ajudar a aliviar alguns sintomas", afirmou o médico Braian Sousa, da Sociedade Brasileira de Pediatria. Ele ressalta que o que causa a doença é um microrganismo, não algo gelado.
De acordo com a ABIS (Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes), o Brasil conta com mais de 11 mil empresas no setor, sendo cerca de 10% gelaterias artesanais. Mas qual a diferença entre sorvete e gelato? "A maioria dos sorvetes é feita de leite, açúcar, gordura, água, aromatizantes, estabilizantes e emulsificantes. A mistura é pasteurizada, homogeneizada e congelada, incorporando ar para deixar o produto leve e macio", explica Matheus Krauze, sócio da SOFT.
A legislação brasileira não diferencia produtos por ingredientes ou qualidade, por isso surgem termos mercadológicos. "No caso do sorvete, surgiu o termo 'gelato', que é a tradução literal de sorvete em italiano", conta Matheus. Essa categoria surgiu no Brasil na década de 1990 com as sorveterias artesanais que usavam ingredientes frescos e selecionados.
Os diferenciais do gelato italiano estão no preparo. "Ao contrário dos sorvetes tradicionais, que usam gorduras vegetais como óleo de coco, palma e girassol, o gelato italiano utiliza gordura animal: leite integral, creme de leite, nata ou manteiga", diz. Os ingredientes do gelato também são naturais, sem conservantes, corantes ou aromatizantes artificiais.
Outra diferença é a temperatura de serviço. Enquanto o sorvete tradicional fica a -20°C, o gelato é servido a -13°C. "A temperatura de serviço é inversamente proporcional à quantidade de gordura e açúcar adicionados. Quanto mais frio, menor a percepção de sabor, exigindo mais saborizantes. Gordura e açúcar também ajudam na cremosidade. Assim, o gelato tende a ser mais saudável que o sorvete tradicional", complementa Matheus Krauze.
Foto: Divulgação/Whisk
Para mais informações sobre inverno clique aqui...
Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!
Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp
Todos os nossos textos são publicados também no Facebook e no X (antigo Twitter)
Fonte: Fonte: P+G














