Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Pare de mentir para si mesmo

Pare de mentir para si mesmo

04/10/2012 Eliane Quintella

Eu já vi vidas serem estragadas pela mentira. Não estou falando de qualquer mentira, mas mentir para si próprio. Mulheres se casam sem gostar, admirar ou o que possa justificar no mundo um casamento.

Muitas têm filhos sem qualquer dom para a maternidade. Vivem infelizes ou histéricas e tudo isso porque cederem à pressão da sociedade. Já vi pessoas abdicarem do seu amor, sem nenhum motivo supostamente nobre. E, no caso de amor correspondido, duas vidas foram estragadas, às vezes quatro, pois o casal que não fica junto pode procurar outro par, só para não ficar sozinho.

Há pessoas que se submetem a trabalhos que odeiam porque não se sentem capazes para fazer aquilo que mais amam. Como no mundo você não é capaz de fazer aquilo que ama? Quem realmente se importa? Já vi pessoas sentirem-se obrigadas a cuidar de outras pelo simples fato de possuírem elo familiar.

Eu não tenho nada contra quem cuida do familiar, desde que a pessoa seja querida e especial. Mas ficar cuidando de alguém que sempre te irritou ou que não representa nada pela simples e suposta responsabilidade que você tem, me desculpe, mas para mim é jogar a vida fora. A hipocrisia sempre ronda as relações familiares e, de verdade, são poucas pessoas ali pelas quais valeria a pena entregar seu tempo e sua vida.

Exemplos não faltam, eles estão em toda parte e nos mostram com toda clareza que não existe felicidade nesse sacrifício que quer atender a um padrão social que não tem nenhum valor em si mesmo. Afinal, digam-me com sinceridade: de que adianta ser casado se seu parceiro não é importante para você? Ou trabalhar sem vontade, isso não é escravidão? De que adianta ter filhos, se você não serve para isso ou quer outro tipo de vida? Ou cuidar de alguém, se você não se sente conectado a essa pessoa, se ela nada representa para você? Vale jogar fora seu tempo, seu bem mais precioso?

Assuma de uma vez: não vale a pena! Alguém dirá que a vida é complexa, é louca, dá voltas, tira nosso chão. Tudo isso pode ser verdade dependendo do contexto, mas nos casos acima as pessoas não raciocinam, cedem a uma pressão social, a um ideal sem sequer questionar se vale a pena, se serve para elas, se é o que querem.

Elas sabem que se vive uma vez só e sabem que não querem aquilo para suas vidas, mas agem como se vivessem em manada, seguem o fluxo deixando que outros decidam por elas e jogando suas vidas ralo abaixo. Viver uma mentira é a pior cilada que você pode cair. Assuma as rédeas da sua vida. Pare de mentir para si mesmo!

Eliane Quintella é escritora.



Stalking: especialistas analisam as consequências jurídicas do crime no Brasil

Com abordagem multidisciplinar, juristas estudam o fenômeno sob recortes históricos e contextos culturais, da perseguição de celebridades à vulnerabilidade da mulher.

Autor: Divulgação


Mercado de carros elétricos avança, mas com público masculino

No Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, especialista pontua o que é favorável e o que pode ser melhorado sobre eletrificação.

Autor: Divulgação

Mercado de carros elétricos avança, mas com público masculino

Liderança feminina na saúde e na ciência é impacto para novas gerações

Elas ocupam cargos de liderança, desafiam estereótipos e inspiram transformações profundas.

Autor: Camila Hartmann

Liderança feminina na saúde e na ciência é impacto para novas gerações

A vida vivida (de verdade) é fora do story

Pedagoga reúne vivências em sala de aula para compor romance juvenil sobre uso excessivo de redes sociais, valorização da aparência e equilíbrio entre saúde física e mental.

Autor: Divulgação


Como doar leite materno?

Médico explica a importância do aleitamento materno e o passo a passo para fazer a coleta e armazenamento corretos.

Autor: Divulgação

Como doar leite materno?

Toda mãe merece (e precisa) conciliar maternidade com bem-estar

A dedicação aos filhos é importante, mas ela precisa ser acompanhada de hábitos que auxiliem uma mãe a permanecer emocionalmente saudável.

Autor: Celso di Lascio

Toda mãe merece (e precisa) conciliar maternidade com bem-estar

Livro aborda os desafios para as mulheres na área de tecnologia

A promoção da diversidade e da inclusão ainda é um grande desafio na área de tecnologia.

Autor: Divulgação

Livro aborda os desafios para as mulheres na área de tecnologia

MRV promove qualificação para mulheres atuarem na construção civil

A iniciativa faz parte do projeto ‘Elas Transformam a Construção’ e conta com o apoio do Alicerce Educação e do Instituto da Quebrada.

Autor: Divulgação


O dom da maternidade

Maternidade é uma palavra doce que exala o perfume do amor, mas que também traz impregnado nessa doce missão outros atributos como entrega, doação e santidade.

Autor: Rogéria Moreira

O dom da maternidade

Fabet abre inscrições para curso de formação de motoristas mulheres no transporte de cargas

A Fabet São Paulo está com inscrições abertas para a próxima turma de Formação de Mulheres para o Transporte de Cargas.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Fabet abre inscrições para curso de formação de motoristas mulheres no transporte de cargas

Só podia ser mulher…

Levanta a mão a mulher que nunca ouviu essa frase. Bem, não aconselho esperar muito para ver essa tal mão surgir estendida, muito menos se você estiver de pé.

Autor: Jéssica Chagas Lydes

Só podia ser mulher…

Seja mais otimista

Você sabia que ser otimista pode influenciar positivamente no seu desempenho? Algumas pesquisas já comprovaram isso.

Autor: Juliana Brito

Seja mais otimista