Rede de apoio à amamentação é gratuita no Rio
Rede de apoio à amamentação é gratuita no Rio
Hospital no Rio de Janeiro oferece suporte 24 horas por dia para mães que buscam ajuda com a amamentação de forma gratuita.

Nem sempre a amamentação é um processo fácil. Pensando nisso, o Hospital Maternidade Paulino Werneck, na Ilha do Governador, criou a Sala de Apoio à Amamentação. O espaço gratuito funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, e atende tanto mães da unidade quanto da comunidade. O serviço oferece orientação e suporte prático, desde a extração manual de leite até a avaliação da pega e posição do bebê, em um ambiente que prioriza o acolhimento e a privacidade.
Graziela Abdalla, gerente assistencial do hospital, explica que o cuidado começa com a escuta ativa. “A primeira pergunta que fazemos é: ‘como está a alimentação do seu bebê?’. Essa escuta nos ajuda a entender a melhor forma de apoiar a mulher.” O atendimento é multidisciplinar, envolvendo profissionais de enfermagem, fonoaudiologia, nutrição e medicina. O espaço também oferece infraestrutura completa, com nichos individuais e geladeira para armazenar o leite.
O trabalho da equipe segue as diretrizes de humanização do nascimento, incentivando o aleitamento materno desde o primeiro momento. As mães são orientadas desde a internação, têm direito a acompanhante e doula, e o bebê é colocado no seio materno na primeira meia hora de vida. A equipe também conscientiza sobre os riscos do uso de bicos artificiais e da introdução de fórmulas sem recomendação clínica.
A Sala de Apoio à Amamentação busca ser um suporte real e contínuo. As mães podem retornar ao espaço mesmo após a alta para tirar dúvidas ou buscar auxílio. A unidade está se preparando para obter o selo IHAC, que reconhece hospitais que seguem os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno.
Graziela ressalta a importância da amamentação como um ato coletivo. “Quando entendemos que cada gota de leite materno carrega saúde, vínculo e proteção ao planeta, passamos a valorizar ainda mais a amamentação. Não é só sobre mães e bebês. É sobre todos nós.”
Foto: Divulgação/Freepik
Para mais informações sobre leite materno clique aqui...
Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!
Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp
Todos os nossos textos são publicados também no Facebook e no X (antigo Twitter)
Fonte: Maquina Cohn Wolfe














