Grupo WhatsApp

Ainda não é o ano dos elétricos, mas as opções híbridas devem ganhar força

Ainda não é o ano dos elétricos, mas as opções híbridas devem ganhar força

22/03/2024 Divulgação

Trajetória dos elétricos enfrenta desafios, como custo e infraestrutura de recarga; por isso, veículos híbridos ainda lideram a preferência.

Ainda não é o ano dos elétricos, mas as opções híbridas devem ganhar força

O ano de 2023 foi um grande marco para a descarbonização da indústria automotiva no Brasil. Cerca de 94 mil unidades de veículos eletrificados foram licenciados, segundo a Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Este volume, que corresponde a aproximadamente 4,3% do total de veículos emplacados, foi o maior registrado até hoje no segmento. 

No entanto, embora muito se fale dos veículos totalmente elétricos, apenas 19,3 mil unidades desta modalidade foram emplacadas, enquanto os híbridos corresponderam a 74,6 mil. Entre eles, a principal diferença é o motor, já que os elétricos usam energia 100% elétrica, e os híbridos usam tanto combustíveis fósseis quanto eletricidade para o funcionamento. 

Para Tatiana Bonifácio, gerente da Gaudium, empresa de tecnologia com soluções para os setores de mobilidade e logística, veículos elétricos ainda têm importantes desafios para ultrapassar antes de se popularizarem. "A preocupação do setor automotivo com a sustentabilidade e a diminuição da emissão de gases CO₂ na atmosfera já é um movimento em crescimento no Brasil, mas o custo dos carros e as poucas estações de recargas são ainda os principais impeditivos dessa movimentação", diz.

De acordo com a Anfavea, espera-se que sejam emplacados 142 mil unidades de veículos eletrificados este ano, sendo 117,9 mil híbridos e 24,1 mil de elétricos. No que tange a mobilidade urbana, ações para a descarbonização da indústria já estão em andamento, como é o caso da 99, que no ano passado lançou uma frota de elétricos para realizar o transporte de passageiros. 

Para Bonifácio, olhando o cenário geral das plataformas de corridas de passageiros e saindo das grandes capitais, este ainda não deverá ser o ano dos elétricos, mas as perspectivas já são melhores para os híbridos. "Além do custo, a falta de suporte em regiões interioranas faz com que o interesse pelos veículos 100% elétricos ainda seja baixo. No entanto, veículos híbridos podem ser mais atraentes a partir do olhar sustentável, e pela autonomia superior que desempenham", pondera. 

Para mais informações sobre veículos elétricos clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp



Brasil consolida eletrificação e se torna líder regional

O país concentra 61% da frota eletrificada regional e registra um crescimento notável, impulsionado por modelos plug-in e uma infraestrutura de recarga em rápida expansão.

Autor: Divulgação

Brasil consolida eletrificação e se torna líder regional

Carros usados: a melhor solução para comprar com qualidade e pagar menos

Comprar um automóvel é uma decisão importante, mas nem sempre precisa de ser um investimento pesado.

Autor: Divulgação

Carros usados: a melhor solução para comprar com qualidade e pagar menos

Volvo Trucks inova com sistema start/stop em “banguela” eletrônica

A tecnologia é inédita na indústria automotiva em geral.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Volvo Trucks inova com sistema start/stop em “banguela” eletrônica

Em meio a batalha judicial, mais rodovias passam a ter pedágio “Free Flow”

O Congresso Nacional também entrou na disputa sobre o futuro do pedágio eletrônico no país.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Em meio a batalha judicial, mais rodovias passam a ter pedágio “Free Flow”

Redução de tarifas de gás entra em vigor em Minas Gerais

Minas Gerais tem nova redução nas tarifas de gás natural a partir desta terça-feira (4/11), visando mais competitividade e refletindo a queda do custo de aquisição do insumo pela Gasmig.

Autor: Divulgação

Redução de tarifas de gás entra em vigor em Minas Gerais

Ferrovias: potencial para logística nacional

Mais de 150 anos após a Estrada de Ferro Mauá, a malha ferroviária representa apenas 20,7% do transporte de cargas do Brasil. Especialistas debatem a expansão do modal, destacando vantagens em eficiência e integração nacional.

Autor: Divulgação

Ferrovias: potencial para logística nacional

Roubo de caminhões cresce 6,2% e atinge pico no Brasil

O roubo e furto de caminhões no Brasil cresceu 6,2% no terceiro trimestre, segundo o Grupo Tracker.

Autor: Diana Daste

Roubo de caminhões cresce 6,2% e atinge pico no Brasil

Pesquisa inédita: descarbonização preocupa 70% das transportadoras

Um dos pontos centrais levantados pelo estudo é a dificuldade de repassar os custos da transição aos clientes.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Pesquisa inédita: descarbonização preocupa 70% das transportadoras

Brasil fica na oitava posição entre os maiores produtores de veículos

Enquanto Europa e Estados Unidos enfrentam retração, Brasil avança moderadamente nas vendas e ganha relevância industrial na América do Sul.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Brasil fica na oitava posição entre os maiores produtores de veículos

Caminhoneiros Surdos do Brasil: inclusão e luta por direitos

A inclusão de pessoas surdas no mercado de trabalho ainda é um desafio em muitos setores.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Caminhoneiros Surdos do Brasil: inclusão e luta por direitos

O crescimento do mercado do ‘carro por assinatura’ com a contribuição da IA

Como em outros setores da economia, as novas tecnologias e as aplicações da Inteligência Artificial (IA) já estão gerando impactos bastante positivos na Cadeia Global de Valor da indústria automobilística.

Autor: Marcio Klepacz

O crescimento do mercado do ‘carro por assinatura’ com a contribuição da IA

Projetos tentam destravar o investimento em ferrovias no Brasil

Iniciativas do PAC e do Plano Nacional de Ferrovias pretendem efetivamente tirar do papel projetos que beneficiem o transporte sobre trilhos, superando as já conhecidas barreira do modal.

Autor: Divulgação

Projetos tentam destravar o investimento em ferrovias no Brasil