Grupo WhatsApp

As lições da Suécia para um transporte mais eficiente

As lições da Suécia para um transporte mais eficiente

05/04/2017 Marcos Villela Hochreiter

Como os suecos estão melhorando o trânsito, as emissões dos veículos e a formação de motoristas profissionais.

As lições da Suécia para um transporte mais eficiente

As viagens ao exterior são excelentes momentos para o aprendizado por meio da observação e conversas com os residentes dos locais visitados. Por trabalhar na área de transporte, costumo ir algumas vezes ao ano a diferentes países para conhecer novas tecnologias e tendências de mobilidade.

Recentemente, estive na Suécia para conhecer o andamento das soluções da Scania para o transporte de cargas e passageiros. Então, aproveitei a oportunidade para conhecer melhor o jeito do sueco lidar com os desafios similares aos nossos e compartilho algumas observações e curiosidades:

Bicicleta: Cresce o uso do veículo de duas rodas e propulsão humana (não vi bicicletas elétricas, mas deve ter). A cidade é bem servida de ciclovias, plana e as distâncias não são grandes. Nas vias expressas, o uso da bicicleta é proibido. O clima inicial de primavera era frio, mas não tanto.

Mesmo assim, a proporção de usuário, em uma estatística caseira, era de 1 bike para cada 20 carros.

Transporte público: A capital, Estocolmo, é muito bem servida de ônibus, metrô e trens e mesmo altos executivos de empresas utilizavam esses meios de transporte. Porém, os engarrafamentos de cada dia estavam nas ruas pela manhã e no fim da tarde. Mesmo sendo excelente, o transporte público ainda não é solução para todos os habitantes e rotas. Na cidade, já existe pedágio urbano há alguns anos.

Ônibus: Atualmente, 92% dos ônibus que rodam dentro da cidade são de veículos movidos por energias alternativas ao combustível fóssil. Os ônibus são elétricos, a gás metano, híbrido ou etanol.

Abastecimento urbano: Neste item talvez a Suécia esteja pior do que o Brasil. O aproveitamento dos caminhões é de 10%, fazendo com que os veículos de carga circulem pela cidade vazios. Na cidade, também, é proibido os caminhões acima de 3 toneladas a entrarem na cidade à noite. A tendência é o contrário disso, dos caminhões grandes abastecendo as grandes redes de lojas, shopping e supermercado à noite para aliviar o trânsito durante o dia. Mas já trabalham para reverter essa situação.

Segurança no trânsito: A Suécia tem a meta de acidente zero, porém, lá é um dos raros países da Europa que é permitido dirigir falando ao celular.

Formação de caminhoneiro: Ao contrário do Brasil, onde se pode obter uma CNH na categoria profissional facilmente, lá já existe curso de nível médio e com três anos de duração para a formação de novos caminhoneiros. O resultado é que além de não ter problema com falta de motoristas profissionais, eles são bem qualificados.



Brasil consolida eletrificação e se torna líder regional

O país concentra 61% da frota eletrificada regional e registra um crescimento notável, impulsionado por modelos plug-in e uma infraestrutura de recarga em rápida expansão.

Autor: Divulgação

Brasil consolida eletrificação e se torna líder regional

Carros usados: a melhor solução para comprar com qualidade e pagar menos

Comprar um automóvel é uma decisão importante, mas nem sempre precisa de ser um investimento pesado.

Autor: Divulgação

Carros usados: a melhor solução para comprar com qualidade e pagar menos

Volvo Trucks inova com sistema start/stop em “banguela” eletrônica

A tecnologia é inédita na indústria automotiva em geral.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Volvo Trucks inova com sistema start/stop em “banguela” eletrônica

Em meio a batalha judicial, mais rodovias passam a ter pedágio “Free Flow”

O Congresso Nacional também entrou na disputa sobre o futuro do pedágio eletrônico no país.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Em meio a batalha judicial, mais rodovias passam a ter pedágio “Free Flow”

Redução de tarifas de gás entra em vigor em Minas Gerais

Minas Gerais tem nova redução nas tarifas de gás natural a partir desta terça-feira (4/11), visando mais competitividade e refletindo a queda do custo de aquisição do insumo pela Gasmig.

Autor: Divulgação

Redução de tarifas de gás entra em vigor em Minas Gerais

Ferrovias: potencial para logística nacional

Mais de 150 anos após a Estrada de Ferro Mauá, a malha ferroviária representa apenas 20,7% do transporte de cargas do Brasil. Especialistas debatem a expansão do modal, destacando vantagens em eficiência e integração nacional.

Autor: Divulgação

Ferrovias: potencial para logística nacional

Roubo de caminhões cresce 6,2% e atinge pico no Brasil

O roubo e furto de caminhões no Brasil cresceu 6,2% no terceiro trimestre, segundo o Grupo Tracker.

Autor: Diana Daste

Roubo de caminhões cresce 6,2% e atinge pico no Brasil

Pesquisa inédita: descarbonização preocupa 70% das transportadoras

Um dos pontos centrais levantados pelo estudo é a dificuldade de repassar os custos da transição aos clientes.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Pesquisa inédita: descarbonização preocupa 70% das transportadoras

Brasil fica na oitava posição entre os maiores produtores de veículos

Enquanto Europa e Estados Unidos enfrentam retração, Brasil avança moderadamente nas vendas e ganha relevância industrial na América do Sul.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Brasil fica na oitava posição entre os maiores produtores de veículos

Caminhoneiros Surdos do Brasil: inclusão e luta por direitos

A inclusão de pessoas surdas no mercado de trabalho ainda é um desafio em muitos setores.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Caminhoneiros Surdos do Brasil: inclusão e luta por direitos

O crescimento do mercado do ‘carro por assinatura’ com a contribuição da IA

Como em outros setores da economia, as novas tecnologias e as aplicações da Inteligência Artificial (IA) já estão gerando impactos bastante positivos na Cadeia Global de Valor da indústria automobilística.

Autor: Marcio Klepacz

O crescimento do mercado do ‘carro por assinatura’ com a contribuição da IA

Projetos tentam destravar o investimento em ferrovias no Brasil

Iniciativas do PAC e do Plano Nacional de Ferrovias pretendem efetivamente tirar do papel projetos que beneficiem o transporte sobre trilhos, superando as já conhecidas barreira do modal.

Autor: Divulgação

Projetos tentam destravar o investimento em ferrovias no Brasil