Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Automóveis elétricos: desafios e perspectivas para as locadoras

Automóveis elétricos: desafios e perspectivas para as locadoras

18/04/2024 Marcos Villela Hochreiter

O cenário atual da mobilidade elétrica no Brasil apresenta um paradoxo intrigante.

Automóveis elétricos: desafios e perspectivas para as locadoras

Fiat 500e elétrico existe somente em fotografia para locação

 

Por um lado, há um crescente reconhecimento global da importância dos veículos elétricos (VEs) como uma alternativa mais limpa e sustentável em comparação aos veículos movidos a combustíveis fósseis. Por outro lado, falta quem quer pagar a conta da transição energética. As locadoras brasileiras já sinalizam que não vão pagar esta conta. Elas enfrentam desafios significativos na integração dos VEs em suas frotas, conforme indicado pelos dados recentes da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA).

A ABLA reporta que os VEs representam apenas 0,5% da frota total disponível para locação, um número que reflete tanto a cautela das locadoras quanto a hesitação do mercado. A baixa taxa de utilização de 25% — muito aquém do ideal de 75% — sugere que os consumidores ainda não estão plenamente convencidos ou preparados para adotar essa nova tecnologia em massa. Além disso, o retorno financeiro abaixo do ponto de equilíbrio para os investimentos realizados em VEs é uma preocupação palpável para as empresas do setor.

Tentamos fazer uma reserva nos sites das principais locadoras de automóveis, porém, só há veículos flex disponíveis para locação. Para conseguir a locação de um elétrico, é preciso solicitar um orçamento prévio, para análise da viabilidade econômica e disponibilidade.

Este cenário é agravado por diversos fatores. Primeiramente, a infraestrutura de suporte para VEs no Brasil continua em desenvolvimento. A falta de estações de carregamento acessíveis e convenientemente localizadas é um obstáculo significativo para a adoção em larga escala. Em segundo lugar, há uma percepção de custo elevado associado à aquisição e manutenção de VEs, apesar dos benefícios ambientais a longo prazo. Por fim, a preferência dos consumidores pelos modelos flex, que podem ser abastecidos com etanol e representam 95% da frota, destaca a familiaridade e o conforto com as tecnologias existentes.

No entanto, é importante notar que a transição para a mobilidade elétrica é um processo complexo e multifacetado que envolve não apenas considerações econômicas, mas também ambientais e sociais. Os VEs têm o potencial de reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa e melhorar a qualidade do ar urbano. Além disso, à medida que a tecnologia avança e se torna mais acessível, espera-se que os custos de aquisição e manutenção diminuam. Novas tecnologias também estão para surgir, como baterias mais eficientes, e o futuro dos veículos movidos a hidrogênio, que podem dispensar o uso das baterias de lítios, pesadas, caras e eficiência questionável.

Para as locadoras de veículos, adaptar-se a essa mudança requer uma estratégia bem pensada. Isso pode incluir investimentos em campanhas de conscientização para educar os consumidores sobre os benefícios dos VEs, parcerias com fabricantes para melhorar a acessibilidade e a viabilidade financeira, e colaboração com o governo e outras entidades para expandir a infraestrutura de carregamento. Mas sempre ficará a pergunta: quem pagará esta conta? O dedo é sempre apontado para o outro.

Em conclusão, o presente pode parecer desafiador para as locadoras de veículos elétricos no Brasil. No entanto, o futuro detém um potencial considerável para novas tecnologias de transição energética, como o biometano e o hidrogênio. Com políticas adequadas, incentivos e uma abordagem colaborativa, é possível superar os obstáculos atuais e pavimentar o caminho para uma mobilidade mais sustentável e eficiente, sem depender das atuais baterias. A transição para os veículos movidos a energia mais limpa é uma jornada que requer paciência, inovação e compromisso de todos os envolvidos no ecossistema da mobilidade.

Nos siga no LinkedIn!

Marcos Villela Hochreiter é jornalista especializado em logística e transportes e diretor do site Frota News.

Para mais informações sobre carro elétrico clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp



Scania K 230E: primeiro ônibus elétrico 100% no Brasil

O K 230E, com carroceria Caio eMillennium, é a terceira geração de desenvolvimento de ônibus elétrico da Scania.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Scania K 230E: primeiro ônibus elétrico 100% no Brasil

BDMG financia ônibus e caminhões elétricos em nova linha de crédito

Com foco nas mudanças climáticas, objetivo é incentivar empresas a adquirirem equipamentos com baixa emissão de gases de efeito estufa.

Autor: Divulgação

BDMG financia ônibus e caminhões elétricos em nova linha de crédito

Ônibus elétrico com bateria com Nióbio utiliza tecnologia de recarga ultrarrápida

Carregador da ABB permite que a bateria do ônibus elétrico seja recarregada de 20% a 100% em apenas 10 minutos.

Autor: Divulgação

Ônibus elétrico com bateria com Nióbio utiliza tecnologia de recarga ultrarrápida

Carros elétricos no Brasil: tendência sustentável ou moda passageira?

O grande interesse que explica essa alta demanda pela aquisição de um carro elétrico por assinatura é principalmente o custo-benefício.

Autor: Alan Lewkowicz

Carros elétricos no Brasil: tendência sustentável ou moda passageira?

O combustível do futuro para caminhões

Este artigo explora a importância do diesel na história e transição para as alternativas ao diesel como combustível do futuro para caminhões, destacando a crescente importância de veículos elétricos, biogás, biodiesel e etanol.

Autor: Frota News

O combustível do futuro para caminhões

CBA e SENAI ISI: parceria para produção de baterias de íons-lítio no Brasil

A parceria entre a CBA e o SENAI ISI Eletroquímica visa desenvolver uma cadeia de fornecimento local para a produção de baterias de íons-lítio no Brasil.

Autor: Frota News

CBA e SENAI ISI: parceria para produção de baterias de íons-lítio no Brasil

Mercado de fretamento em expansão: inovações e investimentos em 2024

Mercado de fretamento em expansão: a startup de tecnologia Fretadão, que gerencia mais de 1 milhão de viagens corporativas por mês.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Mercado de fretamento em expansão: inovações e investimentos em 2024

Concessionária Volkswagen: o destino perfeito para encontrar seu próximo carro

Com tanta variedade de modelos, garantia de fábrica, financiamento, pós-venda completo e tecnologia de ponta, saber onde comprar um carro ideal pode ser um desafio.

Autor: 5 estrelas

Concessionária Volkswagen: o destino perfeito para encontrar seu próximo carro

Pedágio sem cancela: “freeflow” de Minas Gerais já está em operação

Sistema permite identificar a placa e as características do veículo sem que o motorista precise parar.

Autor: Divulgação

Pedágio sem cancela: “freeflow” de Minas Gerais já está em operação

BYD apresenta nova tecnologia para veículos híbridos que fazem 34,5 km/l

A evolução dos veículos elétricos está acontecendo de maneira surpreendentemente rápida, superando até mesmo o ritmo de inovação dos smartphones.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

BYD apresenta nova tecnologia para veículos híbridos que fazem 34,5 km/l

Acidentes de trânsito, um problema de saúde pública

Além do impacto emocional devastador para as famílias afetadas, os acidentes de trânsito representam um ônus econômico gigantesco.

Autor: Thiago Cassi Bobato

Acidentes de trânsito, um problema de saúde pública

Marcopolo Rail apresenta a nova solução para mobilidade pública: Prosper VLT Hybrid

A fabricante gaúcha apresenta o Prosper VLT Hybrid, uma solução sustentável para transporte urbano e intercidades. No Seminário VLT em São Paulo, destacando eficiência e versatilidade com motores diesel e elétrico.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Marcopolo Rail apresenta a nova solução para mobilidade pública: Prosper VLT Hybrid