Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Citroën My Ami Cargo elétrico para entregas rápidas

Citroën My Ami Cargo elétrico para entregas rápidas

10/05/2021 Marcos Villela Hochreiter

A partir o pequeno e peculiar Citroën Ami, a Citroën desenvolveu um interessante veículo comercial de carga 100% elétrica.

Citroën My Ami Cargo elétrico para entregas rápidas

Trata-se do My Ami Cargo, um veículo que o fabricante francês descreve como uma solução barata e ecológica de mobilidade para lidar com a entrega de cargas em grandes cidade, sempre com problemas de trânsito de vaga para estacionar.

O novo My Ami Cargo é uma versão comercial do Citroën Ami com um espaço de carga que, somado aos benefícios do sistema de propulsão elétrico, permite criar um atrativo veículo frente aos veículos de duas ou três rodas.

Conserva-se o design exterior tão característico do Ami e as principais diferenças estão no interior. Quanto ao habitáculo do novo My Ami Cargo, surge um espaço de armazenagem de 260 litros que pode alojar uma carga útil de 140 quilos. Foi possível criar esta zona de carga ao eliminar o banco do passageiro e montar uma caixa modular protegida e composta por sete compartimentos de polipropileno.

A bandeja superior modular que serve de tampa pode suportar um peso de 40 kg e está previsto que sua parte superior possa ser usada como uma área para um escritório móvel. Foi criado nela um espaço para armazenar documentos e um tablet. A base plana é ajustável em dos níveis, sendo possível elevá-la e bloqueá-la verticalmente sem afetar o espaço de carga. Isso torna possível transportar objetos mais longos que superem os 1.20 metros.

Também foi instalado uma série de ganchos para abrir a porta, além do uso de tensores e correias para imobilizar objetos que sejam frágeis. E na traseira, há um espaço fechado independente que pode abrigar objetos que necessitem de um espaço mais seguro.

Desempenho do motor

O sistema de propulsão totalmente elétrico é composto de um motor de 6 kW (8 cv) alimentado pela energia armazenada em uma bateria de íons de lítio de 5.5 kWh. É capaz de alcançar uma velocidade máxima de 45 km/h e declara uma autonomia de até 75 quilômetros com uma só carga. Através de uma tomada doméstica de 220 volts se pode recarregar a bateria em apenas 3 horas.

O novo Citroën My Ami Cargo mede 2.410 mm de comprimento, 1.390 mm de largura e conta com uma altura de 1.520 mm.

Quanto à sua chegada ao mercado, o lançamento comercial na Europa do novo My Ami Cargo está programado para o início do mês de junho de 2021. A Citroën também destacou que colocará em marcha ofertas e serviços associados para profissionais.

* Marcos Villela - Editor da revista e site Transporte Mundial desde fevereiro de 2002. 

Para mais informações sobre Motor Elétrico clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Transporte Mundial



Scania K 230E: primeiro ônibus elétrico 100% no Brasil

O K 230E, com carroceria Caio eMillennium, é a terceira geração de desenvolvimento de ônibus elétrico da Scania.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Scania K 230E: primeiro ônibus elétrico 100% no Brasil

BDMG financia ônibus e caminhões elétricos em nova linha de crédito

Com foco nas mudanças climáticas, objetivo é incentivar empresas a adquirirem equipamentos com baixa emissão de gases de efeito estufa.

Autor: Divulgação

BDMG financia ônibus e caminhões elétricos em nova linha de crédito

Ônibus elétrico com bateria com Nióbio utiliza tecnologia de recarga ultrarrápida

Carregador da ABB permite que a bateria do ônibus elétrico seja recarregada de 20% a 100% em apenas 10 minutos.

Autor: Divulgação

Ônibus elétrico com bateria com Nióbio utiliza tecnologia de recarga ultrarrápida

Carros elétricos no Brasil: tendência sustentável ou moda passageira?

O grande interesse que explica essa alta demanda pela aquisição de um carro elétrico por assinatura é principalmente o custo-benefício.

Autor: Alan Lewkowicz

Carros elétricos no Brasil: tendência sustentável ou moda passageira?

O combustível do futuro para caminhões

Este artigo explora a importância do diesel na história e transição para as alternativas ao diesel como combustível do futuro para caminhões, destacando a crescente importância de veículos elétricos, biogás, biodiesel e etanol.

Autor: Frota News

O combustível do futuro para caminhões

CBA e SENAI ISI: parceria para produção de baterias de íons-lítio no Brasil

A parceria entre a CBA e o SENAI ISI Eletroquímica visa desenvolver uma cadeia de fornecimento local para a produção de baterias de íons-lítio no Brasil.

Autor: Frota News

CBA e SENAI ISI: parceria para produção de baterias de íons-lítio no Brasil

Mercado de fretamento em expansão: inovações e investimentos em 2024

Mercado de fretamento em expansão: a startup de tecnologia Fretadão, que gerencia mais de 1 milhão de viagens corporativas por mês.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Mercado de fretamento em expansão: inovações e investimentos em 2024

Concessionária Volkswagen: o destino perfeito para encontrar seu próximo carro

Com tanta variedade de modelos, garantia de fábrica, financiamento, pós-venda completo e tecnologia de ponta, saber onde comprar um carro ideal pode ser um desafio.

Autor: 5 estrelas

Concessionária Volkswagen: o destino perfeito para encontrar seu próximo carro

Pedágio sem cancela: “freeflow” de Minas Gerais já está em operação

Sistema permite identificar a placa e as características do veículo sem que o motorista precise parar.

Autor: Divulgação

Pedágio sem cancela: “freeflow” de Minas Gerais já está em operação

BYD apresenta nova tecnologia para veículos híbridos que fazem 34,5 km/l

A evolução dos veículos elétricos está acontecendo de maneira surpreendentemente rápida, superando até mesmo o ritmo de inovação dos smartphones.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

BYD apresenta nova tecnologia para veículos híbridos que fazem 34,5 km/l

Acidentes de trânsito, um problema de saúde pública

Além do impacto emocional devastador para as famílias afetadas, os acidentes de trânsito representam um ônus econômico gigantesco.

Autor: Thiago Cassi Bobato

Acidentes de trânsito, um problema de saúde pública

Marcopolo Rail apresenta a nova solução para mobilidade pública: Prosper VLT Hybrid

A fabricante gaúcha apresenta o Prosper VLT Hybrid, uma solução sustentável para transporte urbano e intercidades. No Seminário VLT em São Paulo, destacando eficiência e versatilidade com motores diesel e elétrico.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Marcopolo Rail apresenta a nova solução para mobilidade pública: Prosper VLT Hybrid