Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Do carro próprio aos apps: a mudança de paradigma na mobilidade urbana

Do carro próprio aos apps: a mudança de paradigma na mobilidade urbana

20/07/2023 Thiago Hidalgo

Estamos vivenciando uma revolução silenciosa nas ruas das nossas cidades, impulsionada principalmente pelos aplicativos de mobilidade urbana.

Do carro próprio aos apps: a mudança de paradigma na mobilidade urbana

Essas inovadoras plataformas têm sacudido as estruturas do transporte tradicional e desafiado o paradigma da posse de veículos particulares. Mas será que realmente compreendemos a magnitude dessa transformação? Será que estamos preparados para questionar o status quo e explorar novas perspectivas sobre a mobilidade individual?

É inegável que os apps de mobilidade urbana representam uma alternativa viável e atraente aos meios de transporte, como o metrô e os ônibus. Com a crescente urbanização e os desafios do trânsito nas cidades, essas plataformas oferecem uma série de benefícios. No entanto, a sua influência vai muito além. Elas estão desencadeando uma mudança cultural e comportamental que está redefinindo a forma como nos deslocamos e, consequentemente, moldando o futuro das nossas metrópoles.

Um dos impactos dessa revolução pode ser notado na redução da compra de veículos particulares. Segundo dados divulgados pela Fenabrave, em janeiro deste ano foram vendidos 130.460 automóveis e veículos comerciais leves, o que representa uma queda de 35% em comparação a dezembro de 2022. Como uma solução para estimular a compra de automóveis, o Governo Federal tem investido em medidas para baratear o custo de carros particulares. Entre as providências vistas nos últimos meses, está a redução dos impostos nos valores finais desses carros, o que pode contribuir para o crescimento do setor.

A iniciativa pode gerar mais vendas e atrair compradores, mas os apps de mobilidade também estão todos os dias buscando inovação para atrair mais passageiros, o que torna a área de transporte ainda mais competitiva. Não é à toa que, segundo levantamento de 2022 da startup Loft, as cidades brasileiras lideram no uso de transporte por app em toda a América Latina. A propósito, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte estão no topo do ranking.

O grande ponto é: adquirir um veículo próprio envolve uma série de despesas, como a compra do automóvel, seguro, manutenção, combustível e até estacionamento. Entretanto, a redução na compra de veículos particulares é apenas a ponta do iceberg. Nós devemos nos perguntar o que está realmente impulsionando essa mudança de paradigma. Ao utilizar os apps, os usuários podem evitar os custos fixos e pagar apenas pelas viagens realizadas, suprindo, mesmo assim, as necessidades de locomoção do dia a dia.

Por outro lado, baratear a compra de veículos novos também pode ser uma oportunidade para que negócios de apps de mobilidade urbana se expandam ainda mais, pois abrirá caminho para compradores se tornarem motoristas e gerarem renda extra com as corridas. Ao anunciar o fim do programa de carro zero com desconto, o Governo estimou 125 mil veículos vendidos. Quantos desses compradores se tornarão motoristas e contribuirão para o desenvolvimento da mobilidade urbana?

O potencial é enorme, visto que os apps oferecem conveniência, acessibilidade e uma experiência personalizada – tudo isso alinhado a uma abordagem mais sustentável de mobilidade. Esses fatores combinados estão desafiando as normas estabelecidas e colocando em xeque a ideia arraigada de que ter um carro é uma necessidade essencial.

Por isso, destaco sempre que a transformação da mobilidade urbana está ocorrendo diante dos nossos olhos – e há espaço para todos, seja para quem prefira ter um carro para as suas viagens particulares ou quem prioriza aos aplicativos de transporte como uma solução mais prática e econômica. Estamos testemunhando uma nova era da mobilidade, onde a combinação de tecnologia, sustentabilidade e conveniência está moldando o futuro das nossas cidades.

* Thiago Hidalgo é CEO do Consórcio 3C.

Para mais informações sobre mobilidade urbana clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Sing Comunicação de Resultados



Scania K 230E: primeiro ônibus elétrico 100% no Brasil

O K 230E, com carroceria Caio eMillennium, é a terceira geração de desenvolvimento de ônibus elétrico da Scania.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Scania K 230E: primeiro ônibus elétrico 100% no Brasil

BDMG financia ônibus e caminhões elétricos em nova linha de crédito

Com foco nas mudanças climáticas, objetivo é incentivar empresas a adquirirem equipamentos com baixa emissão de gases de efeito estufa.

Autor: Divulgação

BDMG financia ônibus e caminhões elétricos em nova linha de crédito

Ônibus elétrico com bateria com Nióbio utiliza tecnologia de recarga ultrarrápida

Carregador da ABB permite que a bateria do ônibus elétrico seja recarregada de 20% a 100% em apenas 10 minutos.

Autor: Divulgação

Ônibus elétrico com bateria com Nióbio utiliza tecnologia de recarga ultrarrápida

Carros elétricos no Brasil: tendência sustentável ou moda passageira?

O grande interesse que explica essa alta demanda pela aquisição de um carro elétrico por assinatura é principalmente o custo-benefício.

Autor: Alan Lewkowicz

Carros elétricos no Brasil: tendência sustentável ou moda passageira?

O combustível do futuro para caminhões

Este artigo explora a importância do diesel na história e transição para as alternativas ao diesel como combustível do futuro para caminhões, destacando a crescente importância de veículos elétricos, biogás, biodiesel e etanol.

Autor: Frota News

O combustível do futuro para caminhões

CBA e SENAI ISI: parceria para produção de baterias de íons-lítio no Brasil

A parceria entre a CBA e o SENAI ISI Eletroquímica visa desenvolver uma cadeia de fornecimento local para a produção de baterias de íons-lítio no Brasil.

Autor: Frota News

CBA e SENAI ISI: parceria para produção de baterias de íons-lítio no Brasil

Mercado de fretamento em expansão: inovações e investimentos em 2024

Mercado de fretamento em expansão: a startup de tecnologia Fretadão, que gerencia mais de 1 milhão de viagens corporativas por mês.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Mercado de fretamento em expansão: inovações e investimentos em 2024

Concessionária Volkswagen: o destino perfeito para encontrar seu próximo carro

Com tanta variedade de modelos, garantia de fábrica, financiamento, pós-venda completo e tecnologia de ponta, saber onde comprar um carro ideal pode ser um desafio.

Autor: 5 estrelas

Concessionária Volkswagen: o destino perfeito para encontrar seu próximo carro

Pedágio sem cancela: “freeflow” de Minas Gerais já está em operação

Sistema permite identificar a placa e as características do veículo sem que o motorista precise parar.

Autor: Divulgação

Pedágio sem cancela: “freeflow” de Minas Gerais já está em operação

BYD apresenta nova tecnologia para veículos híbridos que fazem 34,5 km/l

A evolução dos veículos elétricos está acontecendo de maneira surpreendentemente rápida, superando até mesmo o ritmo de inovação dos smartphones.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

BYD apresenta nova tecnologia para veículos híbridos que fazem 34,5 km/l

Acidentes de trânsito, um problema de saúde pública

Além do impacto emocional devastador para as famílias afetadas, os acidentes de trânsito representam um ônus econômico gigantesco.

Autor: Thiago Cassi Bobato

Acidentes de trânsito, um problema de saúde pública

Marcopolo Rail apresenta a nova solução para mobilidade pública: Prosper VLT Hybrid

A fabricante gaúcha apresenta o Prosper VLT Hybrid, uma solução sustentável para transporte urbano e intercidades. No Seminário VLT em São Paulo, destacando eficiência e versatilidade com motores diesel e elétrico.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Marcopolo Rail apresenta a nova solução para mobilidade pública: Prosper VLT Hybrid