Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Mercedes-Benz sai em defensa do ônibus como transporte seguro

Mercedes-Benz sai em defensa do ônibus como transporte seguro

20/07/2020 Marcos Villela Hochreiter

A preocupação da Mercedes-Benz é ajudar não só o próprio negócio de ônibus.

Mercedes-Benz sai em defensa do ônibus como transporte seguro

Dentro das vendas da Mercedes-Benz, o ônibus não é representativo em números, mas a empresa tem orgulho do que fez nesses últimos 125 anos

Assim como toda a indústria de ônibus e empresas de transporte de passageiros, a Mercedes-Benz do Brasil está preocupada com o futuro do transporte coletivo no País.  Alguns países têm mostrado um retorno para o transporte individual em relação a pandemia, como na China, mas a Mercedes-Benz, como outras empresas, quer defender o transporte coletivo por ônibus com segurança. 

No Brasil, a decisão de mobilidade entre automóvel, ônibus, bicicleta, avião, motocicleta, trem etc., envolve diversas variáveis, e a econômica é de grande importância e longe de ser uma possibilidade para a maioria.

Poder decidir se vai de casa para qualquer outro lugar de carro, avião, moto, bicicleta, metrô ou ônibus é fantástico. A ideia não é tirar o direito de escolha, mas pensar na segurança de quem não tem opção. E mesmo para quem quer ter o ônibus como escolha. Há muitas pessoas que viagem de ônibus por medo de avião, por exemplo, ou outra razão.

Coletivo com biossegurança

Assim, manter o modal ônibus funcionando, seja urbano ou rodoviário, é uma preocupação de todos que trabalham nesta indústria. E, estão trabalhando com foco em soluções e segurança contra a Covid-19. No final deste texto, há link sobre o que a Marcopolo tem feito em biossegurança.

Cortinas antibacterianas. Foto: Marcopolo/Edypo Alaniz

No caso específico da Mercedes-Benz, ela poderia oferecer os automóveis como a solução, pois é um negócio muito mais rentável para ela. No entanto, ela defende também o ônibus como solução de transporte coletivo.

O Grupo Daimler AG ganha mais com automóveis e caminhões (veja imagem com resultado público), e mantém o de ônibus pela sua relevância de 125 anos de história. 

Resultado financeiro do Grupo Daimler em 2019. Veja que se o foco fosse só lucro, a aposta seria: deixa e o ônibus e vá de carro

É interessante pensar que nem todas as empresas pensam iguais, até mesmo, porque são pessoas que tomam decisões ao redor de alguma mesa. Se as pessoas com poder de decisão do Grupo Daimler pensassem como as da Ford Motor Company, ônibus não existiria mais. O mundo seria coberto por picapes e SUV’s. No entanto, a Daimler desistiu da picape Class-X pois ela teve dúvida da postura ética da fornecedora do chassi.  

A Ford deixou os clientes, pois lançou e vendeu caminhões poucos meses antes de anunciar o fechamento da operação no Brasil

Os acionistas da Ford Motor Company, lá no Hemisfério Norte, decidiram que o futuro da marca estava em investir em veículos como picapes e SUV’s de luxo, além do esportivo Mustang, e que o negócio de caminhões era péssimo, mesmo que não desse prejuízo, mas era coisa de pobre. Tomaram a decisão de fechar a fábrica em São Bernardo do Campo (SP), pois o negócio estava fora do foco deles.  

Como dona da marca Ford Caminhões e da velha fábrica no ABC Paulista, a Ford Motor Company tinha o direito de mandar fechar sem pensar nas consequências para os outros, pois o prioridade deles é eles. O laboratório Roche, quando decidiu que não fabricaria remédios de baixo valor agregado (leia-se para pobres), pelos menos avisou com quatro anos de antecedência que fechará a fábrica do Rio do Janeiro. 

Ônibus como função vital

Voltando ao tema ônibus, a preocupação da Mercedes-Benz é ajudar não só o próprio negócio de ônibus, mas tornar viável e seguro para todos os envolvidos, até mesmo, o pequeno empresário que presta serviço de fretamento ou transporte escolar. O que você leu até aqui, é uma análise do autor deste artigo. Abaixo, a posição da Mercedes-Benz:

“Os impactos da Covid-19 atingiram em cheio o transporte público, em especial o modal ônibus”, ressalta Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Independentemente das circunstâncias sociais e econômicas, eventuais ou não, o ônibus ocupa uma função vital na mobilidade urbana, interligando todas as regiões das cidades, desde o centro e seu entorno, aos bairros mais distantes. Os moradores utilizam os ônibus para ir ao trabalho, à escola e para outros compromissos. Eles são, portanto, um meio de inclusão social e de aproximação dos habitantes com suas cidades e seus espaços de lazer e convivência, serviços, mobilidade e qualidade de vida”.

De acordo com o executivo, com base no posicionamento “Pensando no coletivo. Pensando no futuro”, a Mercedes-Benz tem papel atuante e mobiliza diversos envolvidos no segmento, como empresas de transporte, gestores, parceiros e passageiros, para a busca permanente de soluções de mobilidade e de compatibilidade ambiental e econômica para hoje e para o futuro.

Também com base no posicionamento “Pensando no coletivo. Pensando no futuro”, a Mercedes-Benz cria campanha institucional que convida os clientes a darem seu testemunho de como estão enfrentando a Covid-19. Sob o mote “Coletivo de Cuidados”, os cases serão divulgados a fim de motivar a todos. A ação ressalta que o ônibus faz parte da nossa vida. “Vá de ônibus. Vá seguro. E conte sempre com a qualidade Mercedes-Benz”, diz uma das mensagens.

Com essa iniciativa, a empresa busca também reconhecer o esforço de seus parceiros para garantir a proteção dos usuários de ônibus. “Empresas operadoras e fabricantes de carroçarias têm se dedicado, por exemplo, a ações de higienização do interior dos ônibus. Isso será muito importante na volta à normalidade, uma vez que já está ocorrendo, gradualmente, um aumento no fluxo de passageiros”, afirma Walter Barbosa.

A ação dá continuidade, portanto, ao compromisso da empresa com os usuários do ônibus de todo Brasil. Iniciativas similares ocorreram com as campanhas “Mercedes-Benz, o ônibus da galera”, que motivava o usuário a se sentir coproprietário dos veículos de transporte coletivo, e “Eu uso, eu cuido”, que incentivava o cidadão a preservar o ônibus, seu patrimônio no dia a dia da mobilidade urbana.

As campanhas estarão no ar quando as cidades começarem a flexibilizar a mobilidade. 

* Marcos Villela - Editor da revista e site Transporte Mundial desde fevereiro de 2002.

Fonte: Transporte Mundial



Scania K 230E: primeiro ônibus elétrico 100% no Brasil

O K 230E, com carroceria Caio eMillennium, é a terceira geração de desenvolvimento de ônibus elétrico da Scania.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Scania K 230E: primeiro ônibus elétrico 100% no Brasil

BDMG financia ônibus e caminhões elétricos em nova linha de crédito

Com foco nas mudanças climáticas, objetivo é incentivar empresas a adquirirem equipamentos com baixa emissão de gases de efeito estufa.

Autor: Divulgação

BDMG financia ônibus e caminhões elétricos em nova linha de crédito

Ônibus elétrico com bateria com Nióbio utiliza tecnologia de recarga ultrarrápida

Carregador da ABB permite que a bateria do ônibus elétrico seja recarregada de 20% a 100% em apenas 10 minutos.

Autor: Divulgação

Ônibus elétrico com bateria com Nióbio utiliza tecnologia de recarga ultrarrápida

Carros elétricos no Brasil: tendência sustentável ou moda passageira?

O grande interesse que explica essa alta demanda pela aquisição de um carro elétrico por assinatura é principalmente o custo-benefício.

Autor: Alan Lewkowicz

Carros elétricos no Brasil: tendência sustentável ou moda passageira?

O combustível do futuro para caminhões

Este artigo explora a importância do diesel na história e transição para as alternativas ao diesel como combustível do futuro para caminhões, destacando a crescente importância de veículos elétricos, biogás, biodiesel e etanol.

Autor: Frota News

O combustível do futuro para caminhões

CBA e SENAI ISI: parceria para produção de baterias de íons-lítio no Brasil

A parceria entre a CBA e o SENAI ISI Eletroquímica visa desenvolver uma cadeia de fornecimento local para a produção de baterias de íons-lítio no Brasil.

Autor: Frota News

CBA e SENAI ISI: parceria para produção de baterias de íons-lítio no Brasil

Mercado de fretamento em expansão: inovações e investimentos em 2024

Mercado de fretamento em expansão: a startup de tecnologia Fretadão, que gerencia mais de 1 milhão de viagens corporativas por mês.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Mercado de fretamento em expansão: inovações e investimentos em 2024

Concessionária Volkswagen: o destino perfeito para encontrar seu próximo carro

Com tanta variedade de modelos, garantia de fábrica, financiamento, pós-venda completo e tecnologia de ponta, saber onde comprar um carro ideal pode ser um desafio.

Autor: 5 estrelas

Concessionária Volkswagen: o destino perfeito para encontrar seu próximo carro

Pedágio sem cancela: “freeflow” de Minas Gerais já está em operação

Sistema permite identificar a placa e as características do veículo sem que o motorista precise parar.

Autor: Divulgação

Pedágio sem cancela: “freeflow” de Minas Gerais já está em operação

BYD apresenta nova tecnologia para veículos híbridos que fazem 34,5 km/l

A evolução dos veículos elétricos está acontecendo de maneira surpreendentemente rápida, superando até mesmo o ritmo de inovação dos smartphones.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

BYD apresenta nova tecnologia para veículos híbridos que fazem 34,5 km/l

Acidentes de trânsito, um problema de saúde pública

Além do impacto emocional devastador para as famílias afetadas, os acidentes de trânsito representam um ônus econômico gigantesco.

Autor: Thiago Cassi Bobato

Acidentes de trânsito, um problema de saúde pública

Marcopolo Rail apresenta a nova solução para mobilidade pública: Prosper VLT Hybrid

A fabricante gaúcha apresenta o Prosper VLT Hybrid, uma solução sustentável para transporte urbano e intercidades. No Seminário VLT em São Paulo, destacando eficiência e versatilidade com motores diesel e elétrico.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Marcopolo Rail apresenta a nova solução para mobilidade pública: Prosper VLT Hybrid