Grupo WhatsApp

Estradas evoluíram 3,4%, mas frota cresceu 194%

Estradas evoluíram 3,4%, mas frota cresceu 194%

02/06/2017 Marcos Villela Hochreiter

Pesquisa da CNT mostra poucas melhorias nas rodovias de 2001 com 2015 e 2016, apesar do maior número de veículos.

Estradas evoluíram 3,4%, mas frota cresceu 194%

Quem vive na região Sudeste e acha que a maior parte das nossas estradas são pavimentadas, precisa saber que não. Apenas 12,2% das rodovias possuem pavimentos, ou 210.618,8 km de uma extensão total de 1.720.643,2 de malha viária.

Os dados são de pesquisas da CNT (Confederação Nacional do Transporte). E, mesmo assim, desses 210.618,8 km de estradas pavimentadas, 94% são de pistas simples e 5,3% de rodovias duplicadas (0,7% estão em duplicação).

Em 2001, a mesma pesquisa apontava que 9,8% das estradas eram pavimentadas, ou seja, uma evolução de apenas 3,4% em 16 anos.

No mesmo período de uma década e meia, a frota de veículos em geral aumentou de 31,9 milhões para 93,9 milhões. O maior crescimento foi da frota de motocicletas, que cresceu 420,2%, seguida da de automóveis (141,6%), ônibus (119,5%) e de caminhões (84,3%).

Transporte de cargas

A pesquisa da CNT também apurou que o Brasil possui 111.743 empresas de transporte de cargas, 274 cooperativas e 374.029 caminhoneiros autônomos. Sobre os números de empresas de transporte de cargas, vale ressaltar, que muitos caminhoneiros abriram microempresas por solicitação de clientes. Portanto, o número de profissionais autônomos é maior do que a estatística acima, pois muitos para a ter CNPJ.

Transporte ferroviário

E quem acha que o transporte ferroviário não cresceu, precisa saber que não. Cresceu sim. Em 2001 foram fabricados 748 vagões de cargas. Em 2016, 3.903 unidades. Um crescimento de 421,8%. No caso de vagões de passageiros, o crescimento, percentualmente, foi maior: 566,2%. Porém, a base de 2001 era menor, quando foram fabricadas 71 unidades contra 473 em 2016. O relatório da CNT aponta que malha ferrovia hoje tem 29.165 km, porém, não há dados de 2001 para comparação.

Os dados acima apontam que ainda há um Brasil a ser construído em termos de infraestrutura. Se por um lado vivemos em um país em estradas e ferrovias, por outro lado, há um país de oportunidades para as gerações atual e que está chegando. O negócio é torcer que a política e a economia entre nos eixos para, pelo menos, que as pessoas possam trabalhar.



Brasil consolida eletrificação e se torna líder regional

O país concentra 61% da frota eletrificada regional e registra um crescimento notável, impulsionado por modelos plug-in e uma infraestrutura de recarga em rápida expansão.

Autor: Divulgação

Brasil consolida eletrificação e se torna líder regional

Carros usados: a melhor solução para comprar com qualidade e pagar menos

Comprar um automóvel é uma decisão importante, mas nem sempre precisa de ser um investimento pesado.

Autor: Divulgação

Carros usados: a melhor solução para comprar com qualidade e pagar menos

Volvo Trucks inova com sistema start/stop em “banguela” eletrônica

A tecnologia é inédita na indústria automotiva em geral.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Volvo Trucks inova com sistema start/stop em “banguela” eletrônica

Em meio a batalha judicial, mais rodovias passam a ter pedágio “Free Flow”

O Congresso Nacional também entrou na disputa sobre o futuro do pedágio eletrônico no país.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Em meio a batalha judicial, mais rodovias passam a ter pedágio “Free Flow”

Redução de tarifas de gás entra em vigor em Minas Gerais

Minas Gerais tem nova redução nas tarifas de gás natural a partir desta terça-feira (4/11), visando mais competitividade e refletindo a queda do custo de aquisição do insumo pela Gasmig.

Autor: Divulgação

Redução de tarifas de gás entra em vigor em Minas Gerais

Ferrovias: potencial para logística nacional

Mais de 150 anos após a Estrada de Ferro Mauá, a malha ferroviária representa apenas 20,7% do transporte de cargas do Brasil. Especialistas debatem a expansão do modal, destacando vantagens em eficiência e integração nacional.

Autor: Divulgação

Ferrovias: potencial para logística nacional

Roubo de caminhões cresce 6,2% e atinge pico no Brasil

O roubo e furto de caminhões no Brasil cresceu 6,2% no terceiro trimestre, segundo o Grupo Tracker.

Autor: Diana Daste

Roubo de caminhões cresce 6,2% e atinge pico no Brasil

Pesquisa inédita: descarbonização preocupa 70% das transportadoras

Um dos pontos centrais levantados pelo estudo é a dificuldade de repassar os custos da transição aos clientes.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Pesquisa inédita: descarbonização preocupa 70% das transportadoras

Brasil fica na oitava posição entre os maiores produtores de veículos

Enquanto Europa e Estados Unidos enfrentam retração, Brasil avança moderadamente nas vendas e ganha relevância industrial na América do Sul.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Brasil fica na oitava posição entre os maiores produtores de veículos

Caminhoneiros Surdos do Brasil: inclusão e luta por direitos

A inclusão de pessoas surdas no mercado de trabalho ainda é um desafio em muitos setores.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Caminhoneiros Surdos do Brasil: inclusão e luta por direitos

O crescimento do mercado do ‘carro por assinatura’ com a contribuição da IA

Como em outros setores da economia, as novas tecnologias e as aplicações da Inteligência Artificial (IA) já estão gerando impactos bastante positivos na Cadeia Global de Valor da indústria automobilística.

Autor: Marcio Klepacz

O crescimento do mercado do ‘carro por assinatura’ com a contribuição da IA

Projetos tentam destravar o investimento em ferrovias no Brasil

Iniciativas do PAC e do Plano Nacional de Ferrovias pretendem efetivamente tirar do papel projetos que beneficiem o transporte sobre trilhos, superando as já conhecidas barreira do modal.

Autor: Divulgação

Projetos tentam destravar o investimento em ferrovias no Brasil