Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Iveco e Nikola inauguram fábrica de caminhões movidos a hidrogênio

Iveco e Nikola inauguram fábrica de caminhões movidos a hidrogênio

29/09/2021 Marcos Villela Hochreiter

Um novo e importante capítulo na história do transporte sustentável da Iveco e da Nikola Corporation teve início em Ulm, Alemanha.

Iveco e Nikola inauguram fábrica de caminhões movidos a hidrogênio

Com a Hyundai já fazendo entregas de caminhões movidos a hidrogênio na Suíça desde o ano passado, as marcas europeias estão acelerando ao máximo para não ficarem tão atrasadas em relação aos sul-coreanos. A Iveco, para ganhar tempo e eficiência, já havia criado uma joint venture com a americana Nikola e, agora, já comunica a inauguração da fábrica resultado desta parceria em Ulm, na Alemanha.

Um novo e importante capítulo na história do transporte sustentável da Iveco e da Nikola Corporation teve início em Ulm, Alemanha. Foram inauguradas as instalações da fábrica dedicada à produção de caminhões elétricos pesados Nikola Tre durante evento que teve a participação de executivos das empresas e autoridades públicas do país.

A produção terá início até final do ano e os primeiros modelos Nikola Tre produzidos na planta serão entregues para clientes selecionados nos Estados Unidos, em 2022. Além do modelo de produção de veículos elétricos a bateria, a próxima evolução desta plataforma modular para serviços pesados também foi apresentada ao público na forma do protótipo de veículo elétrico a célula de combustível Nikola Tre. Este modelo entrará em produção até o final de 2023.

“É extremamente gratificante poder testemunhar a execução de um árduo trabalho entregue no prazo e de acordo com nossos planos originais. Graças à reconhecida experiência da IVECO, fornecemos uma plataforma sobre a qual a tecnologia Nikola pode prosperar. Agora, nosso foco está em garantir o sucesso desta operação e assumirmos a liderança, quando se trata de transporte pesado de longa e curta distância, com emissão zero de poluentes”, disse Gerrit Marx, Presidente de Veículos Comerciais e Especiais da CNH Industrial e CEO da IVECO.

Aqui no Brasil, a IVECO iniciou o programa Brasil Natural Power que, junto de grandes parceiros, tem como objetivo desenvolver, produzir e comercializar veículos movidos a combustíveis alternativos projetados para atender os segmentos do transporte no Brasil levando em conta suas peculiaridades e características.

Márcio Querichelli, presidente da IVECO na América do Sul, ressalta que para o transporte de cargas, urbano e rodoviário, a tendência é que o gás seja a alternativa mais viável para o território brasileiro, sendo o ‘ponta pé inicial’ para outras tecnologias, como a eletrificação. “Estamos focados na missão de promover um transporte sustentável sem deixar de lado a rentabilidade da operação do cliente”, completa o executivo.

Fábrica de Ulm / Alemanha

Com 50 mil metros quadrados, dos quais 25 mil metros quadrados cobertos, a fábrica de Ulm apresenta um processo de montagem final que foi projetado para veículos “nascidos elétricos”. Este local, e a primeira fase da industrialização, representam um investimento conjunto da IVECO e da Nikola, e envolve uma projeção de 160 fornecedores no processo, do início ao fim. A linha de produção está atualmente prevista para ser capaz de fabricar aproximadamente mil unidades por turno por ano e deverá passar por um aumento progressivo nos próximos anos. A fábrica irá operar de acordo com os princípios do programa de Manufatura de Classe Mundial (WCM), com o objetivo de atingir desperdício zero, acidente zero, falha zero e estoque zero, confirmado por suas características-chave que incluem a gestão totalmente digital do chão de fábrica, projetada para garantir 100% de rastreabilidade e operações sem papel.

Nikola Tre Elétrico

Planejado e projetado como uma solução de transporte segura, confiável e de alto desempenho, com emissão zero, o Nikola Tre está impulsionando a mudança para o setor. Baseado na plataforma de caminhões IVECO S-WAY com um eixo elétrico, desenhado em conjunto com a FPT Industrial, o caminhão apresenta avançada tecnologia de bateria elétrica e a combustível da Nikola, juntamente com os principais componentes fornecidos pela Bosch. Juntas, as equipes projetaram uma plataforma modular capaz de gerar tecnologia de célula de combustível, bem como de propulsão por bateria. O lançamento da tecnologia de bateria impulsionará a maturidade da plataforma subjacente antes de adicionar a célula de combustível como uma tecnologia de extensão de alcance.

* Marcos Villela - Editor da revista e site Transporte Mundial desde fevereiro de 2002. 

Para mais informações sobre Caminhões clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Transporte Mundial



Scania K 230E: primeiro ônibus elétrico 100% no Brasil

O K 230E, com carroceria Caio eMillennium, é a terceira geração de desenvolvimento de ônibus elétrico da Scania.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Scania K 230E: primeiro ônibus elétrico 100% no Brasil

BDMG financia ônibus e caminhões elétricos em nova linha de crédito

Com foco nas mudanças climáticas, objetivo é incentivar empresas a adquirirem equipamentos com baixa emissão de gases de efeito estufa.

Autor: Divulgação

BDMG financia ônibus e caminhões elétricos em nova linha de crédito

Ônibus elétrico com bateria com Nióbio utiliza tecnologia de recarga ultrarrápida

Carregador da ABB permite que a bateria do ônibus elétrico seja recarregada de 20% a 100% em apenas 10 minutos.

Autor: Divulgação

Ônibus elétrico com bateria com Nióbio utiliza tecnologia de recarga ultrarrápida

Carros elétricos no Brasil: tendência sustentável ou moda passageira?

O grande interesse que explica essa alta demanda pela aquisição de um carro elétrico por assinatura é principalmente o custo-benefício.

Autor: Alan Lewkowicz

Carros elétricos no Brasil: tendência sustentável ou moda passageira?

O combustível do futuro para caminhões

Este artigo explora a importância do diesel na história e transição para as alternativas ao diesel como combustível do futuro para caminhões, destacando a crescente importância de veículos elétricos, biogás, biodiesel e etanol.

Autor: Frota News

O combustível do futuro para caminhões

CBA e SENAI ISI: parceria para produção de baterias de íons-lítio no Brasil

A parceria entre a CBA e o SENAI ISI Eletroquímica visa desenvolver uma cadeia de fornecimento local para a produção de baterias de íons-lítio no Brasil.

Autor: Frota News

CBA e SENAI ISI: parceria para produção de baterias de íons-lítio no Brasil

Mercado de fretamento em expansão: inovações e investimentos em 2024

Mercado de fretamento em expansão: a startup de tecnologia Fretadão, que gerencia mais de 1 milhão de viagens corporativas por mês.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Mercado de fretamento em expansão: inovações e investimentos em 2024

Concessionária Volkswagen: o destino perfeito para encontrar seu próximo carro

Com tanta variedade de modelos, garantia de fábrica, financiamento, pós-venda completo e tecnologia de ponta, saber onde comprar um carro ideal pode ser um desafio.

Autor: 5 estrelas

Concessionária Volkswagen: o destino perfeito para encontrar seu próximo carro

Pedágio sem cancela: “freeflow” de Minas Gerais já está em operação

Sistema permite identificar a placa e as características do veículo sem que o motorista precise parar.

Autor: Divulgação

Pedágio sem cancela: “freeflow” de Minas Gerais já está em operação

BYD apresenta nova tecnologia para veículos híbridos que fazem 34,5 km/l

A evolução dos veículos elétricos está acontecendo de maneira surpreendentemente rápida, superando até mesmo o ritmo de inovação dos smartphones.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

BYD apresenta nova tecnologia para veículos híbridos que fazem 34,5 km/l

Acidentes de trânsito, um problema de saúde pública

Além do impacto emocional devastador para as famílias afetadas, os acidentes de trânsito representam um ônus econômico gigantesco.

Autor: Thiago Cassi Bobato

Acidentes de trânsito, um problema de saúde pública

Marcopolo Rail apresenta a nova solução para mobilidade pública: Prosper VLT Hybrid

A fabricante gaúcha apresenta o Prosper VLT Hybrid, uma solução sustentável para transporte urbano e intercidades. No Seminário VLT em São Paulo, destacando eficiência e versatilidade com motores diesel e elétrico.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Marcopolo Rail apresenta a nova solução para mobilidade pública: Prosper VLT Hybrid