Grupo WhatsApp

Nova Ford Maverick encara Rampage em briga acirrada entre picapes médias

Nova Ford Maverick encara Rampage em briga acirrada entre picapes médias

17/06/2025 Marcos Villela Hochreiter

A versão híbrida será o grande trunfo para quem busca eficiência energética com desempenho urbano.

Nova Ford Maverick encara Rampage em briga acirrada entre picapes médias

Nova Ford Maverick chega mais competitiva em equipamentos e preço para tirar clientes da Rampage

 

O mercado de picapes intermediárias está cada vez mais competitivo, e duas protagonistas chamam atenção em 2025:  Ram Rampage e a recém-atualizada Ford  Maverick. Com propostas distintas, ambas evoluíram em tecnologia, desempenho e segurança, mirando não só o consumidor final, mas também frotistas e empresas. Apresentamos a seguir uma análise técnica para ajudar o leitor a entender os pontos fortes e limitações de cada modelo. 

Entre janeiro e abril deste ano, a Rampage registrou 7.246 unidades vendidas, sendo 5.522 destinadas ao canal de vendas diretas, voltadas principalmente ao público corporativo. Vale lembrar que o modelo é produzido em Goiana (PE). Já a Maverick, importada dos Estados Unidos, acumulou 491 unidades, com 91 vendas diretas. Com a repaginação, será que a Ford vai conseguir ser mais competitiva no segmento da Toro, aliás, a Rampage domina? 

Motorização: diesel ou gasolina?

A Rampage oferece duas motorizações: 

- 2.0 Turbo gasolina: 272 cv e 400 Nm de torque 

- 2.2 Turbodiesel: 200 cv e 450 Nm de torque 

Ambas com tração 4×4 e transmissão automática. 

A nova Maverick, por sua vez, mantém o conhecido 2.0 EcoBoost a gasolina de 253 cv e 380 Nm de torque, agora com nova calibração e melhorias internas que tornaram as respostas mais rápidas em baixa rotação. A transmissão automática de oito marchas continua sendo um dos pontos fortes do conjunto. A versão híbrida será o grande trunfo para quem busca eficiência energética com desempenho urbano. 

Tecnologia e assistência ao motorista

Aqui, a disputa é acirrada. A Rampage deu um salto ao incorporar ADAS de nível 2 nas versões Rebel, Laramie e R/T. Combinando controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e assistente ativo de permanência em faixa, o sistema permite à picape contornar curvas de forma autônoma em rodovias sinalizadas, mantendo velocidade e posição. Um novo volante sensível ao toque garante conformidade com as exigências legais, ou seja, após poucos segundos sem às mãos no volante, alarmes luminosos e de ruídos começam a soar.  

Painel da Ford Maverick Tremor e o da Rampage Laramie

 

A Maverick responde com um pacote de tecnologia embarcada de nível mais elevado. A nova central SYNC 4 de 13,2”, com conectividade sem fio, painel digital, som premium B&O e assistente de reboque Pro Trailer são destaques. Em segurança, traz sete airbags, frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas (inclusive à ré), alerta de ponto cego com monitoramento de reboque, piloto automático adaptativo e até câmera 360°. 

Conforto e conveniência

A cabine da Maverick foi profundamente renovada e apresenta diferenciais únicos no segmento, como teto solar elétrico, banco do motorista com ajustes elétricos, porta-objetos sob o banco traseiro, carregador por indução e retrovisores com aquecimento. A capota marítima agora é item de série em toda a linha. 

Rampage, por sua vez, aposta no acabamento premium nas versões topo de linha. O pacote tecnológico também é competitivo, com destaque para o sistema multimídia intuitivo, assistente de descidas, câmera 360° e carregador por indução. Nas versões topo, o requinte é evidente, especialmente na Laramie e R/T. 

A Maverick e Rampage possuem diferenças significativas em capacidade de carga e volume da caçamba. A Rampage se destaca com capacidade de carga de até 750 kg, superando a Maverick, que varia entre 477 kg (Tremor) e 618 kg (Lariat Black). No quesito volume da caçamba, a Maverick tem 943 litros, enquanto a Rampage oferece 980 litros, garantindo um espaço ligeiramente maior para transporte de objetos volumosos. Assim, a Rampage favorece quem precisa de maior capacidade de carga útil, enquanto a Maverick mantém um bom equilíbrio entre espaço e eficiência para uso urbano e off.

Capacidade de carga e vocação off-road

A Maverick Tremor foi pensada para enfrentar terrenos difíceis: 

- Suspensão exclusiva 

- Pneus All-Terrain 

- Tração 4WD com bloqueio do diferencial traseiro 

- Modo “one pedal drive” para off-road 

- Ângulos otimizados (entrada: 30,9° | saída: 21,3° | vão livre: 226 mm) 

- Capacidade de carga: 477 kg (Tremor) e 618 kg (Lariat Black) 

A Rampage é derivada da  Fiat Toro, também com características de uso misto, porém, mais para o asfalto. 

- Suspensão independente nos dois eixos 

- Pneus de uso misto 

Concessionárias auto nas proximidades

- 4×4 Auto e 4×4 reduzida c/ acionamento eletrônico, sem bloqueio de diferencial 

- Ângulos mais limitados: entrada de 25,7° / 25º | saída: 27,5° / 25,3º / 24,5º | vão livre: 264 / 257 mm) 

- Capacidade de carga: 477 kg (Tremor) e 618 kg (Lariat Black) 

 Preços e versões

A Rampage conta com opções de motores diesel e gasolina, lembrando que, ficou no passado o tempo que o litro do diesel era mais barato. No entanto, pelo fato de a Rampage a diesel ser a mais econômica, ela é mais indicada para quem roda muito em estradas e busca economia. Já a Ford  Maverick está disponível somente no motor a gasolina.  

- Ram Rampage – a partir de R$ 242.990 a gasolina; e R$ 270.990 a diesel. 

- Versões: Big Horn, Rebel, Laramie e R/T (gasolina e diesel) 

- Ford Maverick – a partir de R$ 219.900 

Versões: Lariat Black, Tremor e, a partir do segundo semestre, Hybrid 

Conclusão: qual escolher?

A decisão entre Rampage e Maverick depende do perfil do consumidor. Logicamente, nenhuma das duas é indicada para o trabalho pesado. Elas são para profissionais que buscam o equilíbrio entre o um veículo confortável de uso diário, mas que tenha qualificações para o trabalho pesado ocasional. 

- Se a prioridade é robustez, desempenho em estrada, torque e capacidade de reboque, a Rampage - com motor diesel e ADAS de nível 2 - é a escolha mais indicada, sobretudo para quem roda muito ou precisa de um veículo de trabalho que também entrega refinamento e força de um motor com 450 Nm de torque. 

- Se o foco está no uso misto, tecnologia embarcada, maior espaço interno, conforto e dirigibilidade, a nova Maverick se apresenta como uma alternativa moderna e equilibrada. A chegada da versão híbrida promete ampliar ainda mais sua atratividade, especialmente para quem busca economia de combustível sem renunciar ao estilo SUV-picape. 

Em um mercado cada vez mais exigente, ambas entregam propostas sólidas e bem definidas. Cabe ao consumidor identificar qual picape conversa melhor com suas necessidades - seja na lida do campo, nas trilhas ou no trânsito da cidade. 

Marcos Villela Hochreiter é jornalista especializado em logística e transportes e diretor do site Frota News.

Para mais informações sobre motores diesel clique aqui...

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Todos os nossos textos são publicados também no Facebook e no X (antigo Twitter)



Brasil consolida eletrificação e se torna líder regional

O país concentra 61% da frota eletrificada regional e registra um crescimento notável, impulsionado por modelos plug-in e uma infraestrutura de recarga em rápida expansão.

Autor: Divulgação

Brasil consolida eletrificação e se torna líder regional

Carros usados: a melhor solução para comprar com qualidade e pagar menos

Comprar um automóvel é uma decisão importante, mas nem sempre precisa de ser um investimento pesado.

Autor: Divulgação

Carros usados: a melhor solução para comprar com qualidade e pagar menos

Volvo Trucks inova com sistema start/stop em “banguela” eletrônica

A tecnologia é inédita na indústria automotiva em geral.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Volvo Trucks inova com sistema start/stop em “banguela” eletrônica

Em meio a batalha judicial, mais rodovias passam a ter pedágio “Free Flow”

O Congresso Nacional também entrou na disputa sobre o futuro do pedágio eletrônico no país.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Em meio a batalha judicial, mais rodovias passam a ter pedágio “Free Flow”

Redução de tarifas de gás entra em vigor em Minas Gerais

Minas Gerais tem nova redução nas tarifas de gás natural a partir desta terça-feira (4/11), visando mais competitividade e refletindo a queda do custo de aquisição do insumo pela Gasmig.

Autor: Divulgação

Redução de tarifas de gás entra em vigor em Minas Gerais

Ferrovias: potencial para logística nacional

Mais de 150 anos após a Estrada de Ferro Mauá, a malha ferroviária representa apenas 20,7% do transporte de cargas do Brasil. Especialistas debatem a expansão do modal, destacando vantagens em eficiência e integração nacional.

Autor: Divulgação

Ferrovias: potencial para logística nacional

Roubo de caminhões cresce 6,2% e atinge pico no Brasil

O roubo e furto de caminhões no Brasil cresceu 6,2% no terceiro trimestre, segundo o Grupo Tracker.

Autor: Diana Daste

Roubo de caminhões cresce 6,2% e atinge pico no Brasil

Pesquisa inédita: descarbonização preocupa 70% das transportadoras

Um dos pontos centrais levantados pelo estudo é a dificuldade de repassar os custos da transição aos clientes.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Pesquisa inédita: descarbonização preocupa 70% das transportadoras

Brasil fica na oitava posição entre os maiores produtores de veículos

Enquanto Europa e Estados Unidos enfrentam retração, Brasil avança moderadamente nas vendas e ganha relevância industrial na América do Sul.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Brasil fica na oitava posição entre os maiores produtores de veículos

Caminhoneiros Surdos do Brasil: inclusão e luta por direitos

A inclusão de pessoas surdas no mercado de trabalho ainda é um desafio em muitos setores.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Caminhoneiros Surdos do Brasil: inclusão e luta por direitos

O crescimento do mercado do ‘carro por assinatura’ com a contribuição da IA

Como em outros setores da economia, as novas tecnologias e as aplicações da Inteligência Artificial (IA) já estão gerando impactos bastante positivos na Cadeia Global de Valor da indústria automobilística.

Autor: Marcio Klepacz

O crescimento do mercado do ‘carro por assinatura’ com a contribuição da IA

Projetos tentam destravar o investimento em ferrovias no Brasil

Iniciativas do PAC e do Plano Nacional de Ferrovias pretendem efetivamente tirar do papel projetos que beneficiem o transporte sobre trilhos, superando as já conhecidas barreira do modal.

Autor: Divulgação

Projetos tentam destravar o investimento em ferrovias no Brasil