Nova Ford Maverick encara Rampage em briga acirrada entre picapes médias
Nova Ford Maverick encara Rampage em briga acirrada entre picapes médias
A versão híbrida será o grande trunfo para quem busca eficiência energética com desempenho urbano.

Nova Ford Maverick chega mais competitiva em equipamentos e preço para tirar clientes da Rampage
O mercado de picapes intermediárias está cada vez mais competitivo, e duas protagonistas chamam atenção em 2025: Ram Rampage e a recém-atualizada Ford Maverick. Com propostas distintas, ambas evoluíram em tecnologia, desempenho e segurança, mirando não só o consumidor final, mas também frotistas e empresas. Apresentamos a seguir uma análise técnica para ajudar o leitor a entender os pontos fortes e limitações de cada modelo.
Entre janeiro e abril deste ano, a Rampage registrou 7.246 unidades vendidas, sendo 5.522 destinadas ao canal de vendas diretas, voltadas principalmente ao público corporativo. Vale lembrar que o modelo é produzido em Goiana (PE). Já a Maverick, importada dos Estados Unidos, acumulou 491 unidades, com 91 vendas diretas. Com a repaginação, será que a Ford vai conseguir ser mais competitiva no segmento da Toro, aliás, a Rampage domina?
Motorização: diesel ou gasolina?
A Rampage oferece duas motorizações:
- 2.0 Turbo gasolina: 272 cv e 400 Nm de torque
- 2.2 Turbodiesel: 200 cv e 450 Nm de torque
Ambas com tração 4×4 e transmissão automática.
A nova Maverick, por sua vez, mantém o conhecido 2.0 EcoBoost a gasolina de 253 cv e 380 Nm de torque, agora com nova calibração e melhorias internas que tornaram as respostas mais rápidas em baixa rotação. A transmissão automática de oito marchas continua sendo um dos pontos fortes do conjunto. A versão híbrida será o grande trunfo para quem busca eficiência energética com desempenho urbano.
Tecnologia e assistência ao motorista
Aqui, a disputa é acirrada. A Rampage deu um salto ao incorporar ADAS de nível 2 nas versões Rebel, Laramie e R/T. Combinando controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e assistente ativo de permanência em faixa, o sistema permite à picape contornar curvas de forma autônoma em rodovias sinalizadas, mantendo velocidade e posição. Um novo volante sensível ao toque garante conformidade com as exigências legais, ou seja, após poucos segundos sem às mãos no volante, alarmes luminosos e de ruídos começam a soar.
Painel da Ford Maverick Tremor e o da Rampage Laramie
A Maverick responde com um pacote de tecnologia embarcada de nível mais elevado. A nova central SYNC 4 de 13,2”, com conectividade sem fio, painel digital, som premium B&O e assistente de reboque Pro Trailer são destaques. Em segurança, traz sete airbags, frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas (inclusive à ré), alerta de ponto cego com monitoramento de reboque, piloto automático adaptativo e até câmera 360°.
Conforto e conveniência
A cabine da Maverick foi profundamente renovada e apresenta diferenciais únicos no segmento, como teto solar elétrico, banco do motorista com ajustes elétricos, porta-objetos sob o banco traseiro, carregador por indução e retrovisores com aquecimento. A capota marítima agora é item de série em toda a linha.
A Rampage, por sua vez, aposta no acabamento premium nas versões topo de linha. O pacote tecnológico também é competitivo, com destaque para o sistema multimídia intuitivo, assistente de descidas, câmera 360° e carregador por indução. Nas versões topo, o requinte é evidente, especialmente na Laramie e R/T.
A Maverick e Rampage possuem diferenças significativas em capacidade de carga e volume da caçamba. A Rampage se destaca com capacidade de carga de até 750 kg, superando a Maverick, que varia entre 477 kg (Tremor) e 618 kg (Lariat Black). No quesito volume da caçamba, a Maverick tem 943 litros, enquanto a Rampage oferece 980 litros, garantindo um espaço ligeiramente maior para transporte de objetos volumosos. Assim, a Rampage favorece quem precisa de maior capacidade de carga útil, enquanto a Maverick mantém um bom equilíbrio entre espaço e eficiência para uso urbano e off.
Capacidade de carga e vocação off-road
A Maverick Tremor foi pensada para enfrentar terrenos difíceis:
- Suspensão exclusiva
- Pneus All-Terrain
- Tração 4WD com bloqueio do diferencial traseiro
- Modo “one pedal drive” para off-road
- Ângulos otimizados (entrada: 30,9° | saída: 21,3° | vão livre: 226 mm)
- Capacidade de carga: 477 kg (Tremor) e 618 kg (Lariat Black)
A Rampage é derivada da Fiat Toro, também com características de uso misto, porém, mais para o asfalto.
- Suspensão independente nos dois eixos
- Pneus de uso misto
Concessionárias auto nas proximidades
- 4×4 Auto e 4×4 reduzida c/ acionamento eletrônico, sem bloqueio de diferencial
- Ângulos mais limitados: entrada de 25,7° / 25º | saída: 27,5° / 25,3º / 24,5º | vão livre: 264 / 257 mm)
- Capacidade de carga: 477 kg (Tremor) e 618 kg (Lariat Black)
Preços e versões
A Rampage conta com opções de motores diesel e gasolina, lembrando que, ficou no passado o tempo que o litro do diesel era mais barato. No entanto, pelo fato de a Rampage a diesel ser a mais econômica, ela é mais indicada para quem roda muito em estradas e busca economia. Já a Ford Maverick está disponível somente no motor a gasolina.
- Ram Rampage – a partir de R$ 242.990 a gasolina; e R$ 270.990 a diesel.
- Versões: Big Horn, Rebel, Laramie e R/T (gasolina e diesel)
- Ford Maverick – a partir de R$ 219.900
Versões: Lariat Black, Tremor e, a partir do segundo semestre, Hybrid
Conclusão: qual escolher?
A decisão entre Rampage e Maverick depende do perfil do consumidor. Logicamente, nenhuma das duas é indicada para o trabalho pesado. Elas são para profissionais que buscam o equilíbrio entre o um veículo confortável de uso diário, mas que tenha qualificações para o trabalho pesado ocasional.
- Se a prioridade é robustez, desempenho em estrada, torque e capacidade de reboque, a Rampage - com motor diesel e ADAS de nível 2 - é a escolha mais indicada, sobretudo para quem roda muito ou precisa de um veículo de trabalho que também entrega refinamento e força de um motor com 450 Nm de torque.
- Se o foco está no uso misto, tecnologia embarcada, maior espaço interno, conforto e dirigibilidade, a nova Maverick se apresenta como uma alternativa moderna e equilibrada. A chegada da versão híbrida promete ampliar ainda mais sua atratividade, especialmente para quem busca economia de combustível sem renunciar ao estilo SUV-picape.
Em um mercado cada vez mais exigente, ambas entregam propostas sólidas e bem definidas. Cabe ao consumidor identificar qual picape conversa melhor com suas necessidades - seja na lida do campo, nas trilhas ou no trânsito da cidade.
* Marcos Villela Hochreiter é jornalista especializado em logística e transportes e diretor do site Frota News.
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