Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Renault Trucks começa a vender elétricos

Renault Trucks começa a vender elétricos

08/11/2018 Daniela Giopato

A eletromobilidade é hoje um pilar fortíssimo na estratégia energética da Renault Trucks para o transporte urbano sustentável.

Por essa razão, desde 2009, a fabricante de caminhões francesa implementou recursos significativos em pesquisa e desenvolvimento de eletromobilidade, em colaboração com seus clientes. O uso em condições reais dos diferentes tipos de veículos experimentais 100% elétricos no segmento entre 12 e 16 toneladas – em parceria com empresas como Guerlain, Carrefour, Nestlé e grupo Delanchy – permitiu à Renault Trucks obter informações fundamentais sobre a utilização, comportamento das baterias, infraestrutura de reabastecimento e manutenção de caminhões elétricos.

Fato é que depois de quase de 10 anos debruçada em pesquisas e testes com caminhões com propulsão 100% elétrica, a Renault Trucks começa a vender modelos com essa tecnologia a partir de 2019. Os caminhões com essa tecnologia serão produzidos na fábrica da Normandia, em Blainville-sur-Orne.

A gama é composta por caminhões e veículos comerciais da linha Master 100% elétricos, que são destinados a circular em perímetro urbano. Contudo, no Brasil, o mercado de caminhões urbanos cresce gradativamente, havendo espaço para o modelo Master modelo com forte potencial entre os empresários do setor.

Os veículos de emissão zero permitirão preservar a qualidade do ar, limitar o aquecimento global e reduzir a emissão de ruído, sobretudo nas operações noturnas.

Uma história de longa data

A história com veículos de propulsão elétrica da Renault Trucks começou em 2010 com o lançamento do Maxity Electric, de 4,5 t de PBT. “A introdução no mercado do Maxity Electric nos deu permissão para preparar nossa rede de distribuição para a venda, manutenção e reparação de veículos elétricos”, explica François Savoye, diretor da estratégia de eficiência energética da Renault Trucks.

A Renault Trucks conta com a força do grupo Volvo no que se refere à pesquisa e ao desenvolvimento, e de suas tecnologias comprovadas e das sinergias entre as entidades do grupo que desenvolvem veículos 100% elétricos como, por exemplo, ônibus. As economias de escala assim alcançadas permitem à Renault Trucks comercializar uma gama de veículos elétricos rentáveis para seus clientes a partir de 2019.

* Daniela Giopato

Fonte: Transporte Mundial 



Avanços em projetos ferroviários marcam novo capítulo do modal no país

Perspectivas de expansão do setor ferroviário incrementa participação de empresas no principal encontro do setor ferroviário de cargas e passageiros da América Latina, a 23ª edição da NT Expo.

Autor: Divulgação

Avanços em projetos ferroviários marcam novo capítulo do modal no país

Scania cria empresa para carregamento de caminhões elétricos

A Scania anunciou a criação da Erinion, uma nova empresa especializada em soluções de carregamento privadas e semipúblicas.

Autor: Frota News

Scania cria empresa para carregamento de caminhões elétricos

Scania K 230E: primeiro ônibus elétrico 100% no Brasil

O K 230E, com carroceria Caio eMillennium, é a terceira geração de desenvolvimento de ônibus elétrico da Scania.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Scania K 230E: primeiro ônibus elétrico 100% no Brasil

BDMG financia ônibus e caminhões elétricos em nova linha de crédito

Com foco nas mudanças climáticas, objetivo é incentivar empresas a adquirirem equipamentos com baixa emissão de gases de efeito estufa.

Autor: Divulgação

BDMG financia ônibus e caminhões elétricos em nova linha de crédito

Ônibus elétrico com bateria com nióbio utiliza tecnologia de recarga ultrarrápida

Carregador da ABB permite que a bateria do ônibus elétrico seja recarregada de 20% a 100% em apenas 10 minutos.

Autor: Divulgação

Ônibus elétrico com bateria com nióbio utiliza tecnologia de recarga ultrarrápida

Carros elétricos no Brasil: tendência sustentável ou moda passageira?

O grande interesse que explica essa alta demanda pela aquisição de um carro elétrico por assinatura é principalmente o custo-benefício.

Autor: Alan Lewkowicz

Carros elétricos no Brasil: tendência sustentável ou moda passageira?

O combustível do futuro para caminhões

Este artigo explora a importância do diesel na história e transição para as alternativas ao diesel como combustível do futuro para caminhões, destacando a crescente importância de veículos elétricos, biogás, biodiesel e etanol.

Autor: Frota News

O combustível do futuro para caminhões

CBA e SENAI ISI: parceria para produção de baterias de íons-lítio no Brasil

A parceria entre a CBA e o SENAI ISI Eletroquímica visa desenvolver uma cadeia de fornecimento local para a produção de baterias de íons-lítio no Brasil.

Autor: Frota News

CBA e SENAI ISI: parceria para produção de baterias de íons-lítio no Brasil

Mercado de fretamento em expansão: inovações e investimentos em 2024

Mercado de fretamento em expansão: a startup de tecnologia Fretadão, que gerencia mais de 1 milhão de viagens corporativas por mês.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

Mercado de fretamento em expansão: inovações e investimentos em 2024

Concessionária Volkswagen: o destino perfeito para encontrar seu próximo carro

Com tanta variedade de modelos, garantia de fábrica, financiamento, pós-venda completo e tecnologia de ponta, saber onde comprar um carro ideal pode ser um desafio.

Autor: 5 estrelas

Concessionária Volkswagen: o destino perfeito para encontrar seu próximo carro

Pedágio sem cancela: “freeflow” de Minas Gerais já está em operação

Sistema permite identificar a placa e as características do veículo sem que o motorista precise parar.

Autor: Divulgação

Pedágio sem cancela: “freeflow” de Minas Gerais já está em operação

BYD apresenta nova tecnologia para veículos híbridos que fazem 34,5 km/l

A evolução dos veículos elétricos está acontecendo de maneira surpreendentemente rápida, superando até mesmo o ritmo de inovação dos smartphones.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

BYD apresenta nova tecnologia para veículos híbridos que fazem 34,5 km/l